o que fazer em buenos aires

10 programas em Buenos Aires para se sentir um portenho

10 programas em Buenos Aires para se sentir um portenho

Quer se sentir um portenho? Aqui 10 ideias simples de programas em Buenos Aires para parecer um verdadeiro local!

1. Tomar um Café em alguns dos cafés notáveis da cidade

programas em buenos aires

São 54 opções para tomar um café com uma medialuna recheada de muita história. Parar para tomar algo num café é algo extremamente portenho, parar em um Café Notável então é entrar num portal para um passado glorioso de Buenos Aires.

O que difere um café notável de uma cafeteria qualquer é basicamente a sua importância na história da cidade. Eles são escolhidos a dedo pela prefeitura, que raramente adiciona novos na lista. Para ser um notável o lugar precisa ter um patrimônio próprio com fatos culturais significativos, seja pela sua antiguidade, arquitetura ou relevância local. A prefeitura oferece assessoria para seus donos, ajuda com subsídios para melhorar a infraestrutura e incentiva um programa de atividades artísticas para os Cafés Notáveis.

Cada portenho tem um café notável preferido. Aqui você tem uma lista dos 54 com seu endereço e telefone. Os meus preferidos são El Hipopótamo em San Telmo e o El Banderín no Abasto.

2. Comer uma boa milanesa com batata frita

programas em buenos aires

Milanesa com batata frita para o argentino é como o arroz, feijão e bife para os brasileiros. Uma comida básica, simples, mas totalmente deliciosa e presente no seu dia a dia. Para ter uma experiência genuína em Buenos Aires é obrigatório provar pelo menos uma. Recomendo a milanesa napolitana, que vem com queijo, do El Preferido de Palermo. Ou simplesmente vá ao Club de La Milanesa, que oferece inúmeras opções do prato em vários locais da capital argentina.

3. Andar de patins no parque

programas em buenos aires

Nunca fiz isso, mas toda vez que vou em algum parque tenho que prestar muita atenção para não ser atropleado pelos patinadores. Na região do Rosedal e dos Parques de Palermo há uma infinidade de gente praticando esportes, correndo, pedalando e patinando. Outro point da patinação é Puerto Madero, principalmente à noite.

4. Bater panela em uma manifestação

programas em buenos aires

A crise faz parte da vida argentina e as manifestações ocorrem praticamente todo dia. De manhã a TV mostra as condições do tempo, estado dos aeroportos e já dá um panorama de quais ruas vão estar congestionadas por causa dessas manifestações. Dependendo do mês e da burrada que a Cristina Kirchner faz existem maciços panelaços que reúnem milhares de pessoas, como aconteceu em abril de 2013. Os principais pontos de encontros dos protestos são o Obelisco e a Plaza de Mayo. O que nunca entendi é como mesmo com anos de experiência em know-how em bater panelas os argentinos continuam tão sem ritmo.

5. Tomar mate debaixo do sol em algum parque

programas em buenos aires

Se não estão patinando ou correndo num parque, certamente os portenhos estão jogados na grama fazendo fotossíntese e tomando um mate. Não importa se está fazendo um calorão de 40 graus, os locais estão lá tomando mate com aquela cumbuquinha inseparável. Uma das grandes diferenças de Buenos Aires para as cidades brasileiras é a relação que seus moradores tem com a metrópole, fazendo questão de aproveitar todos os seus cantos e espaços públicos. Seja para tomar o chimarrão ou simplesmente dormir.

6. Comer empanada  e tomar vinho com soda

programas em buenos aires

Um programa popular porque é barato. Empanadas podem ser pedidas pelo telefone ou experimentadas em qualquer pizzaria. Já o vinho com soda parece um sacrilégio, mas é uma tradição dos vovôs da cidade. Dizer onde é a melhor empanada da cidade é um desafio enorme, mas recomendo muito a do Guerrín e do El San Juanino.

7. Ir para a balada de busão

Já nem sei quantas vezes fui pegar um ônibus às 3h da manhã e acontecer dele estar completamente lotado. É a hora do rush da balada, onde a juventude está indo para alguma casa noturna. Os ônibus de Buenos Aires são uma ótima forma de se locomover pela cidade e funcionam 24 horas. Geralmente durante o dia o intervalo entre eles é de 15 min e de madrugada meia-hora. Por serem frequentes e baratos, todo mundo vai e volta da náite de busão!

8. Ver alguma peça de teatro na Avenida Corrientes

programas em buenos aires

Não é um programa muito popular entre os brasileiros porque é algo que requer bastante domínio da língua espanhola, mas ver uma peça de teatro na Av. Corrientes, a Broadway portenha, é um programa clássico. É só passar de noite em frente aos inúmeros teatros da avenida, principalmente perto da região do Obelisco, para perceber como esse lugar respira cultura. Não faltam opções, desde as comédias mais escrachadas com mulheres seminuas a outras peças mais densas. Saindo da peça os portenhos lotam os restaurantes da Av. Corrientes, aqui nossa lista dos melhores da região.

9. Assistir um jogo  de futebol da segunda divisão

programas em buenos aires

Crédito: Futebol Portenho

Boca? River? A verdadeira paixão pelo futebol você encontra nos times pequenos. As equipes podem ter pouquíssima expressão mas mesmo assim tem torcidas apaixonadas. Eu mesmo tenho um colega de trabalho que é louco pelo San Telmo, um time que atualmente está na terceira divisão. O grande problema desses times é que a maioria tem estádios em lugares muito afastados do centro da cidade, quase sempre em áreas perigosas. Se você não tem um conhecido argentino para te levar, não vá. Atlanta e Ferro Carril Oeste são as exceções, já que seus estádios estão em bairros movimentados de Buenos Aires, um na Villa Crespo e outro no Caballito. Recomendadíssimo ver um jogo deles!

10. Fechar a noite comendo uma pizza

programas em buenos aires

É tradição fechar a noite comendo uma pizza em algumas das clássicas pizzarias portenhas. A Kentucky de Palermo é uma das poucas que fica aberta 24 horas na cidade. Outras boas opções são Guerrín e Banchero na Av. Corrientes e La Americana na Av. Callao, que ficam abertas até bem tarde.

Já fez algum desses 10 programas em Buenos Aires? Tem algo mais a acrescentar a lista? Diga pra gente nos comentários!

UPDATE

Agora temos uma versão em vídeo desse post no Aires Buenos TV! Veja abaixo:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 comentários

  1. Emmanuel

    Engraçado.

    Sou portenho de mãe brasileira e jamais fiz nada disso. Só ir à “náite” de busão e comer milanesa com batata frita, mas do resto nada.

    Não me diga que você foi pra um panelaço; nossa, isso é portenhidade mesmo.

  2. Lais

    OI, vou para Bs As em dezembro com meu namorado e gostaria de algumas dicas de lugares para se visitar em 4 dias e 3 noites…
    Desde já agradeço.. 🙂

    • Túlio Bragança
      Author

      Laís, é só pesquisar aqui no blog. Temos mais de 200 posts de dicas do que fazer na cidade.

  3. Mara

    Que legal. dos dez programa já fiz seis. só não fui no futebol, não andei de patins e não fui de busão para a abalada e não fiz panelaço. Meus preferidos são o décimo – uma fugazeta – e as peças de teatro, mas não vou no na corrientes, já fui em outros lugares muito legais. Recomendo a programação do teatro ciego la px ao Abasto.

  4. Karen

    Oi Túlio!!! Adorei o blog, bem completo, com muitas informações úteis. Vou a BA no dia 13 próximo para fazer aulas de tango e quero dançar bastante também. Você poderia me ajudar com algumas dicas de lugares? Obrigada.

  5. Eduardo

    Parabens pelo blog,estive em dezembro de 2013 em BA,gostei muito das dicas ,voltei aqui no blog para contar a minha experiência :

    Leve real para buenos aires e como ouro ,e nao troque no aéreoporto pq estava 1 real 2,5 pesos (fria) na rua vc vai ver uns cambistas dizendo: “Câmbio ,câmbio ,câmbio ” 1 real a 3.75 interessante ,mais cuidado com dinheiro na rua ,nao que buenos aires seja perigoso mais mexer com dinheiro em qualquer lugar hj em dia e perigoso ainda mais em grandes centros

    Conheça o restaurante “brasas argentinas “em porto madeiro BUFFET avontade ,barato e vc come de tudo eu comi 1 kg de camarão rsrsr adorei ,tem churrasco,massas ,japonês ,e uma sobremesa inclusa por pessoa ,bebida a parte

    Taxi vale apena e barato e prático ,se estiver em grupo melhor ainda

    Zoológico de lujan,passei legal vc entra na gaiola do leão e amamenta ele ,da um frio na barriga mais e legal,experiência única ,roupas leves e protetor solar e agua ,lá vende,

    Shoppings da cidade ,eu fui no pátio bourich(nao sei se escreve assim rsrs) muito bonito ,so para conhecer ,tem loja da rolex relógios de 100.000,00 reais na vitrine,luxo

    Shopping abasto ENORME,foi o maior que eu fui ,tinha uns 5 mc donalds lá dentro e no ultimo andar tinha uma roda gigante e um parque de divercao bem legal vale apena

    Galerias do pacífico ,muito bonito vale apena conhecer tb

    Livraria el GRAND esplendit ,isso e tipo uma franquia mais a GRAND esplendit e um teatro antigo que virou livraria moderna ,nunca vi nada igual,entre apenas para ver,tire fotos e bem legal

    Porto madero e lindo o local,e muito grande se for andar por lá vá de tênis se for sair a noite ja pare perto do seu local determinado pq lá e muito grande ,e cansa de dançar tanto

    Madero tango muito bom o show,comida gostosa e atendimento muito bom e barato

    Estádio lá Bombonera ,muito legal passeio rápido ,nao deixe de ir

    Jardim do japonês e lindo ,vale apena tb

    Shopping buenos aires desing e imperdível ,e ainda tem a cafeteira star bucks franquia ,muito bom e lindo local com móveis decorativos de todos os tipos ,fantástico

    Ricoleta cemitério ,nao gosto de cemitérios mais fiquei interessado pela estrutura do local ,parece filme

    Feira de san Telmo e muito legal tem de caixa de fósforo decorada ate pecas de prata italiana para decoracao da mesa de jantar ,dançarinos de tango na rua e etc,domingo e o melhor dia

    Casa rosada e legal,próximo a ela tem a igreja do papa Francisco ,linda de conhecer

    Florais genéricos e muito bonito o parque ,tire fotos e siga viagem

    Planetário ,bonito por fora ,estava fechado no dia que eu fui…pena

    Passeio no bairro tigre e uma cidade toda formada por ilhas e pessoas morando em casa em ilhas ,tudo e a base de barco lanchas e jet sky,coleta de lixo e feita por barcos ,entregas de comida ,agua e etc tudo por barcos ,gostei do passeio

    Cafe torntoni,e o café mais antigo que eu ja vi,tudo e original da época tem que conhecer

    E se vc estiver com vontade de comprar coisas como agua,balas doces tem umas lojas franquia “25 hours”
    Entao boa viagem e obrigado pelas dicas ,abraco a todos e isso tudo em 4 noites e 5 dias

  6. Eduardo

    E ja ia me esquecendo,o casino em porto madero,e lindo e o jantar e muito bom e barato,BUFFET livre e a entrada do casino e grátis,antes de jantar faça seu cartão no casino de jogadora ,nao gasta nada e grátis e vc ainda ganha desconto no BUFFET com esse cartão,local lindo ,abraço

  7. Rafael Maia

    Túlio, vou passar a semana de 26/04 a 03/05 em Buenos Aires. Vou tentar ir a um jogo de futebol do campeonato argentino. Pensei em ir num do Chacarita, que acha? Como devo proceder em relação à compra dos ingressos? O acesso ao estádio é tranquilo?

    Abs.

    Rafael

    • Túlio Bragança
      Author

      Rafael, td bem? Olha, o estádio do Chacarita fica beeeeem longe de Buenos Aires, na periferia, numa zona bem perigosa. De verdade nao recomendo ir se vc nao tem um amigo argentino que conheça o clube. Se vc pretende ir num jogo de time da segunda divisão, sugiro sim ir num do Ferro Carril Oeste ou do Atlanta, os dois tem torcidas apaixonadas e seus estádios tem fácil acesso.

  8. Rafael Maia

    Túlio, tem jogo do Ferro Carril no dia em que estarei lá, 28/04. Como compro os ingressos? Procurei no site do clube, mas não achei.
    Abs.
    Rafael

    • Túlio Bragança
      Author

      Rafael, o jeito é comprar lá na hora mesmo. Não rola comprar online. É bem barato e dificilmente esgota.

  9. Pingback: Índice de posts - Organize sua viagem para Buenos Aires | Aires Buenos

  10. Fernanda Wirth

    Tulio, será que você me consegue fazer um favor?
    Estou indo para Buenos Aires sábado. Queria tomar um brunch no Hernán Gipponi, mas vi que lá só com reserva. Será que eu estaria abusando muito de vc se eu pedisse para vc fazer uma reserva para mim no domingo dia 12 às 12 horas?
    Estou fazendo meu roteiro com aquela sua lista de 101 coisa a fazer e queria mto ir lá.
    Agradeço se puder me ajudar.
    meu email é mfernandawirth@gmail.com.
    bjos

    • Túlio Bragança
      Author

      Fernanda, temos uma péssima notícia. O Hernan Gipponi fechou faz umas semanas 🙁
      Vou atualizar o post e trocar o restaurante. É uma pena porque era delicioso.
      Recomendo dar uma olhada nesse post, tem restauranes ótimos

  11. Pingback: Os 7 melhores blogs e artigos sobre Buenos Aires -

  12. Brenda

    Olá Túlio, gostaria de saber o horário de funcionamento dos ônibus? Irei ficar em reconquista, lá é tranquilo de pegar ônibus de madrugada? E vale a pena ir nas festas durante a semana ou só final de semana?

    • Túlio Bragança
      Author

      Brenda, os ônibus funcionam 24h. De madrugada passam menos, mas passam. Durante a semana é tranquilo tb

  13. ana teresa

    Tulio, estou indo a BA durante a semana santa com mais 6 pessoas e gostaria de saber se o banco nacional estara aberto nesse periodo para trocar a moeda por peso; chegaremos na sexta feira dia 03/04/2015. Queremos saber, também, qual moeda é mais vantajoso levar e se ainda é vantagem fazer compras e quais locais devemos visitar. Vamos ficar na cidade por 10 dias.

    • Túlio Bragança
      Author

      Banco aberto 24hs, todos os dias nos aeroportos. Sobre compras e locais para visitar o melhor é ler os posts do blog e ver quais tem mais a sua cara. abs

  14. Karol Barbosa

    Me dá água na boca só de ler Guerrín, Banchero e Kentucky!! Estou aqui tentando achar uma receita ideal de empanadas, mas jamais serão próximas as desses 3 lugares 🙁 Depressão total pós ida à Buenos Aires hahahah não vejo a hora de voltar!

Curtiu? Comente aí!