3 hermosas ruas de pedras em Buenos Aires

“O mapa não é o território”, diz uma frase famosa daquele filósofo polonês. Sou fanática por mapas, mas ninguém discorda que experimentar o território in loco, com nossas próprias pernas, é a maneira mais verdadeira de conhecer uma cidade.

Segundo o livro Las mil y una curiosidades de Buenos Aires,o território portenho conta com 2.159 ruas, avenidas e passagens (“338 com nome de militares, 122 de juristas e 83 de políticos”, especifica seu autor, o guia turístico Diego Zigiotto). Em todo o tempo que morei na cidade, não devo ter percorrido nem 1/4 delas, mas arrisco escolher minhas preferidas, aliás, as mais fofas ruas de pedras em Buenos Aires.

Importante => Seguro Viagem Argentina

3 hermosas ruas de pedras em Buenos Aires

Se você já zanzou pelas livrarias e teatros da Avenida Corrientes, já se perdeu nos antiquários da calle Defensa, gastou plata nos outlets da Córdoba, curtiu as cores vibrantes do Caminito e passeou pelas calçadas amplas olhando os edifícios aristocráticos da Avenida Libertador, está na hora de conhecer outras ruas hermosas e fora do circuito tradicional.

1. Avenida Melián, Belgrano

calle melián - ruas de buenos aires

Sem dúvida, a Melián é uma das ruas mais bonitas de Buenos Aires. Só que, como fica numa parte muito residencial de Belgrano, afastada do eixo turístico, pouca gente a conhece.

Eu mesma descobri por acaso, numa das pedaladas exploratórias que fiz pelos bairros de Colegiales, Coghlan, Parque Chas e Belgrano.

Trata-se de uma avenida larga, porém de pedras, com embaixadas e casarões em estilo europeu que dão todo um charme ao lugar. Mas o ponto alto não está na arquitetura, e sim nas árvores que contornam a avenida de ambos os lados, criando um maravilhoso túnel verde na primavera e no verão. Algumas tipuanas chegam a 20 metros de altura.

A avenida é enorme, mas o trecho mais bonito é o inicial, no cruzamento com a calle Pampa, na altura 1800. Da estação de trem Belgrano R são apenas quatro quadras. Depois do passeio, aproveite os cafés e sorveterias das redondezas.

2. Pasaje Bollini, Recoleta

calle bollini
Crédito: Samille Sousa, que tem a sorte de ser vizinha da Bollini.

São apenas duas quadras, entre as ruas French e Pacheco de Melo, pertinho da Biblioteca Nacional e do Parque Las Heras. Catalogada como uma área de Arquitetura Especial, a rua de paralelepípedos e calçada estreita é margeada por casas construídas por imigrantes italianos na virada do século 1800 para 1900, todas com suas fachadas preservadas.

A família Bollini mantém duas casas, a Fundación Bollini e o Café Bar literário La Dama de Bollini, declarado Sitio de Interés Cultural. O lugar tem a particularidade de ter sido frequentado por Jorge Luis Borges, que chegou a dedicar um poema à rua, intitulado La Cortada de Bollini.

3. Calle Lanín, Barracas

ruas de pedras em Buenos Aires

ruas de pedras em Buenos Aires
Umas das ruas de pedras em Buenos Aires

O bairro de Barracas ainda não foi descoberto pelos turistas brasileiros – na verdade, ali não convém dar bobeira -, mas há alguns achados imperdíveis ali, como o bar notável La flor de Barracas.

A uma quadra do La Flor começa a Lanín, essa rua sinuosa de três quadras e muitas cores, cujo nome homenageia um vulcão extinto de Neuquén.

Em abril de 2001, um dos moradores da rua, o artista plástico Marino Santa María, teve a ideia de pintar e decorar com mosaicos praticamente todas as casas da rua, transformando-a num museu permanente e a céu aberto de arte urbana.

Se você tiver sorte, talvez encontre com o próprio Marino na entrada do seu ateliê, no número 33, ou tomando um café cortado no La Flor de Barracas.

Leia também: Os 10 edifícios mais bonitos de Buenos Aires

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

2 comentários em “3 hermosas ruas de pedras em Buenos Aires”

  1. Que bacanaaaaa!
    Lindas fotos.
    Achei as ruas bem charmosas também, excelentes para várias fotos né?
    Parabéns!

    Responder
  2. Belgrano é um bairro bem agradável, gostoso de andar, não lembro se passei na Melián, lembro que passei numa rua parecida onde ficava a embaixada cubana.

    Responder

Deixe um comentário