coisas para fazer em jujuy

5 coisas para fazer em Jujuy

Em agosto partimos numa viagem rápida e intensa para Jujuy e Salta, na região norte da Argentina. Com paisagens hermosas e um povo muito simples e acolhedor, esse lugar ganhou nosso corazón.

Já fizemos um post sobre o que fazer em Salta. Agora é a vez de Jujuy. O ideal para explorar essa região é usar Salta como cidade base e dali sair para os outros lugares.

5 coisas para fazer em Jujuy

1. Purmamarca

coisas para fazer em jujuy

Esse pequeno povoado de cerca de duas mil pessoas é mágico. Parece que não tem muito o que fazer e não tem mesmo, além de caminhar por suas ruelas e conhecer seu povo. No nosso caso fomos praticamente obrigados a conhecer Purmamarca, já que nossa van que fazia o trajeto até Salinas quebrou e ficamos esperando lá horas e horas. Vimos alguns pequenos hotéis e hostels e deu vontade de voltar só para passar um dia por ali.

O que mais me impressiona é a população. Vimos uma pequena procissão que parecia envolver toda a cidade, homens com típica roupa de gaúchos e muitas criancinhas lindas. Tenho uma pequena fascinação por lugares assim, que parecem parados no tempo e longe de tudo. Purmamarca é assim, ainda mais com a montanha colorida que fica ao seu redor.

2. Cerro de los siete colores

coisas para fazer em jujuy

Foto: Paula Haefeli

Não sei o que aconteceu nessa montanha mas ela realmente tem sete cores. Ela é a principal atração de Purmamarca. Os vários tons de vermelho e verde são resultado de muita história geológica, desde movimentos de placas tectônicas, sedimentos marinhos e movimentos de rios que por ali passavam.

É simplesmente magnífico. Para parar e contemplar por horas e horas, sem ficar entender nada de como foi que aquilo ficou tão bonito com o passar do tempo. Sabia que existe uma bem parecida chamada Painted Hills no estado do Oregon nos EUA? Esse mundo é cheio de surpresas mesmo!

3. Salinas Grandes

coisas para fazer em jujuy

Esse lugar não é tão famoso como os desertos de sal da Bolívia e do Atacama, mas mesmo assim é espetacular. Uma área enorme que ocupa as províncias de Salta e Jujuy. Chegar até lá é difícil e recomendamos ir numa excursão já que você passa dos 4 mil metros e começa a sentir os efeitos da altitude, que pode incomodar bastante caso você esteja dirigindo.

Nós mesmo usamos a velha e boa folha de coca para lutar contra esses efeitos, que basicamente são dores de cabeça e desconforto. A tão temida folha de coca corta todos esses efeitos e te deixa mais disposto. Não tem nada a ver com a cocaína, que fique bem claro. Chupar essa folha é um costume que vem dos incas e praticamente todo mundo faz.

4. Cuesta del Lipán

coisas para fazer em jujuy

Uma estradinha super sinuosa que é um cartão postal. É ela que leva você até as Salinas Grandes. Seu zigue-zague doido dura cerca de 17km e bem no final há um mirante para admirar tudo.

Antigamente era o caminho usado para as pessoas irem de mula, mas hoje está asfaltado e em muito bom estado. O máximo que você chega lá é 4.170 metros de altitude.

5. Tilcara

Desde antes dos incas, Tilcara já foi povoada pelos povos originários da América. Hoje, com cerca de 6 mil, possui vários museus, porém uma das principais atrações é a Pucará. Esse antigo forte da tribo Omaguaca foi construído na região no século XXII.

Curtiu? Veja outros posts de diferentes lugares da Argentina e do mundo na seção Outros Destinos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários

    • Túlio Bragança
      Author

      Joeberth, dificil dizer. Viajamos com uma promoção doida de passagens com a LAN. Já lá em Salta gastamos cerca de 150 reais em cada passeio, foi bem barato, durou o dia todo, mas agencia de viagens era péssima. Preferia ter pago mais e evitado tantas dores de cabeça.

  1. Pingback: 10 dicas do que fazer em Salta | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  2. Adorei as dicas! Realmente a folha de coca é maravilhosa, parece que deu uma cheirada bem boa e nem é ilegal kkkkkk Teve uma vez que fiquei mascando e cheirando, muito doido kkkkk

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *