5 coisas para fazer em Jujuy

Em agosto partimos numa viagem rápida e intensa para Jujuy e Salta, na região norte da Argentina. Com paisagens hermosas e um povo muito simples e acolhedor, esse lugar ganhou nosso corazón.

Já fizemos um post sobre o que fazer em Salta. Agora é a vez de Jujuy.

O ideal para explorar essa região é usar Salta como cidade base e dali sair para os outros lugares.

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

O que fazer em Jujuy

1. Purmamarca

coisas para fazer em jujuy

Esse pequeno povoado de cerca de duas mil pessoas é mágico. Parece que não tem muito o que fazer e não tem mesmo, além de caminhar por suas ruelas e conhecer seu povo.

No nosso caso fomos praticamente obrigados a conhecer Purmamarca, já que nossa van que fazia o trajeto até Salinas quebrou e ficamos esperando lá horas e horas. Vimos alguns pequenos hotéis e hostels e deu vontade de voltar só para passar um dia por ali.

O que mais me impressiona é a população. Vimos uma pequena procissão que parecia envolver toda a cidade, homens com típica roupa de gaúchos e muitas criancinhas lindas. Tenho uma pequena fascinação por lugares assim, que parecem parados no tempo e longe de tudo. Purmamarca é assim, ainda mais com a montanha colorida que fica ao seu redor.

Confira => Passeios em Jujuy e arredores

2. Cerro de los Siete Colores

coisas para fazer em jujuy
Foto: Paula Haefeli

Não sei o que aconteceu nessa montanha, mas ela realmente tem sete cores. Ela é a principal atração de Purmamarca. Os vários tons de vermelho e verde são resultado de muita história geológica, desde movimentos de placas tectônicas, sedimentos marinhos e movimentos de rios que por ali passavam.

É simplesmente magnífico. Para parar e contemplar por horas e horas, sem ficar entendendo nada de como foi que aquilo ficou tão bonito com o passar do tempo.

Sabia que existe uma bem parecida chamada Painted Hills no estado do Oregon nos EUA? Esse mundo é cheio de surpresas mesmo!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


3. Salinas Grandes

o que fazer em jujuy, argentina

Esse lugar não é tão famoso como os desertos de sal da Bolívia e do Atacama, mas mesmo assim é espetacular. Uma área enorme que ocupa as províncias de Salta e Jujuy.

Chegar até lá é difícil e recomendamos ir numa excursão, já que você passa dos 4 mil metros e começa a sentir os efeitos da altitude, que pode incomodar bastante caso você esteja dirigindo.

Nós mesmo usamos a velha e boa folha de coca para lutar contra esses efeitos, que basicamente são dores de cabeça e desconforto. A tão temida folha de coca corta todos esses efeitos e te deixa mais disposto. Não tem nada a ver com a cocaína, que fique bem claro. Chupar essa folha é um costume que vem dos incas e praticamente todo mundo faz.

Imperdível => Passeio para Salinas Grandes, Purmamarca e Trilha Los Colorados

4. Cuesta del Lipán

o que fazer em jujuy

Uma estradinha super sinuosa que é um cartão postal. É ela que leva você até as Salinas Grandes. Seu zigue-zague doido dura cerca de 17km e bem no final há um mirante para admirar tudo.

Antigamente era o caminho usado para as pessoas irem de mula, mas hoje está asfaltado e em muito bom estado. O máximo que você chega lá é 4.170 metros de altitude.

5. Tilcara

coisas para fazer em jujuy
Créditos: Shutterstock

Desde antes dos incas, Tilcara já foi povoada pelos povos originários da América. Hoje, com cerca de 6 mil anos, possui vários museus, porém uma das principais atrações é a Pucará. Esse antigo forte da tribo Omaguaca foi construído na região no século XXII.

Curtiu? Veja outros posts de diferentes lugares da Argentina e do mundo na seção Outros Destinos.

Boa viagem!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

8 comentários em “5 coisas para fazer em Jujuy”

  1. Gosto muito do norte e noroeste da Argentina. Estive novamente la faz 15 dias.
    Minha sugestão é ficar em Salta fazendo o entorno, 3 a 4 dias, depois ficar em Tilcara , HumuahacaMiriam ou Purmamarca 4 a 5 dias.
    Os preços na Argentina/interior estão bons. Se puder alugar um carro os passeios são mais aproveitados.

    Responder
  2. Boas dicas, parabéns.
    conserta ai em Tilcara você colocou século XXII (22).
    quanto a folha de coca(Gabriel Comarca), tem um mito que ela seja alucinógena. na verdade so te da energia para aguentar a altitude e outros benefícios medicinais.

    Responder
  3. Adorei as dicas! Realmente a folha de coca é maravilhosa, parece que deu uma cheirada bem boa e nem é ilegal kkkkkk Teve uma vez que fiquei mascando e cheirando, muito doido kkkkk

    Responder
    • hahah a dica é chupar ela! A galera deixa um monte no cantinho da boca

      Responder
    • Joeberth, dificil dizer. Viajamos com uma promoção doida de passagens com a LAN. Já lá em Salta gastamos cerca de 150 reais em cada passeio, foi bem barato, durou o dia todo, mas agencia de viagens era péssima. Preferia ter pago mais e evitado tantas dores de cabeça.

      Responder
  4. Lugar fantástico! Tenho vontade de conhecer, ainda mais agora com com estas dicas.

    Responder

Deixe um comentário