mitos de buenos aires

5 mitos sobre Buenos Aires que você talvez acredite

Buenos Aires é de longe um dos destinos internacionais mais visitados pelos brasileiros. Tem gente que vem uma vez, se apaixona pelo  lugar e acaba voltando inúmeras outras vezes. Porém, mesmo com esse grande número de turistas brasileiros ainda existem alguns mitos sobre Buenos Aires e a Argentina que muitos insistem em acreditar.

Morando há tanto tempo na cidade podemos perceber que muita coisas que brasileiro acha graças a notícias veiculadas na mídia nem sempre são verdades. Confira!

5 mitos sobre Buenos Aires que você talvez acredite

1. Argentinos não gostam de brasileiros

Esse é um dos maiores mitos que os brasileiros acreditam. Não sei se é a mídia que ainda insiste nisso, basta lembrar quantos quadros o Pânico ou o CQC fizeram zuando argentinos e os ufanismos de Galvão Bueno, mas o fato é que isso não passa de uma grande lenda. Os argentinos sim tem uma rixa futbolística enorme com o Brasil, porém tem uma muito MAIOR com a Inglaterra, como já disse Ariel Palácio, correspondente do Estadão e Globo News, numa entrevista pro blog no Aires Buenos TV.

A rivalidade do argentino com o brasileiro fica somente no futebol. Basta dizer que você veio de terras brazucas que um argentino abre um sorriso e logo começa a contar algum causo relacionado a uma viagem pra lá ou uma namorada brasileira que um dia ele teve. A grande verdade é que os argentinos, principalmente os portenhos que vivem numa cidade cheia de gente neurótica, invejam muito os brasileiros pelo seu espírito tranquilo e seu modo de aproveitar a vida.

2. Buenos Aires é uma cidade muito violenta

É fato que o governo de Cristina Kirchner piorou a qualidade de vida dos argentinos e Buenos Aires deixou de ser aquela calmaria, mas dizer que a cidade é muito violenta é um grande exagero. Basta comparar os índices de criminalidade da capital portenha com qualquer cidade grande brasileira para ver a diferença. Até mesmo a ONU em 2013 informou que a Argentina tem um dos menores índices de crimes da América Latina.

É possível aproveitar a cidade sem nóias e preocupações, mas nunca se esquecendo de tomar cuidado e prestar atenção à sua volta. A maioria dos crimes que tem como vítimas os turistas não são violentos. Os assaltantes se aproveitam da desatenção e quando você percebe, já levaram sua bolsa ou pertence de valor. Veja outros conselhos no post: Dicas de segurança em Buenos Aires.

3. Buenos Aires está numa crise enorme

Depende. Sim, a Argentina encrenta uma crise econômica bastante complicada, mas Buenos Aires continua sendo um ótimo destino, uma cidade viva cheia de opções para todos os tipos de turistas. É só sair de noite e visitar qualquer restaurante para ver como os argentins continuam consumindo e  vida continua. Hotéis lotados, feira de San Telmo cada vez mais bombando, pólos gastronômicos de Palermo, Villa Crespo e Las Cañitas sempre com restaurantes lotados são só uma prova disso.

Frequentemente familiares e amigos me perguntam e comentam sobre notícias que vem na TV e nos jornais brasileiros. Muitas delas são extremamente catastróficas, passando a imagem que a Argentina está caótica. O que vejo diariamente é bastante diferente. Continuo vivendo com uma ótima qualidade de vida e a cidade funciona da mesma maneira. Óbvio que tenho muitas reclamações ao governo, principalmente relacionadas a inflação e câmbio de moedas, mas esses itens afetam o turista muito menos do que os habitantes.

4. O centro de Buenos Aires é o melhor lugar para se hospedar

Temos aqui no blog vários posts de hotéis no centro. Sei que os turistas adoram ficar por lá e por isso sempre busco novas informações sobre locais para hospedagem, porém se algum amigo ou conhecido me pergunta a real eu sempre digo: não fique no centro. Sim, tem fácil acesso a tudo e existem hotéis ótimos na Avenida 9 de Julio, mas é só isso. Há poucos restaurantes bons por lá, de dia é muito caótico com muita gente, carro, barulho e sujeira e, pela noite, o lugar fica deserto.

Existem outros bairros muito melhores onde você pode aproveitar Buenos Aires de uma maneira muito mais calma e tranquila. Meus favoritos são Recoleta, Palermo ou Villa Crespo. Veja todos nossos posts sobre hotéis e hostels. Nesses lugares sim você pode conhecer muito melhor o dia a dia da cidade e dos argentinos. O centro é uma parte muito pequena disso tudo. As pessoas vão lá pra trabalhar e só. Se fosse bom mesmo, mais argentinos morariam nessa parte da cidade.

5. Pegar um táxi em Buenos Aires é perigoso

As histórias de taxistas se aproveitam de turistas em Buenos Aires são tantas que acabam criando uma verdadeira nóia na cabeça de muita gente. Pouca gente sabe é que algumas coisas mudaram nos últimos anos, graças a ações da prefeitura da cidade. Agora todos os carros precisam ser mais novos e no futuro todos terão ar condicionado. Existem uma outra série de regras que os carros precisam manter, algo que a prefeitura negocia em troca de autorizar os aumentos do táxi. Esse sim é o lado ruim da história. Por ano existem dois aumentos no valor da tarifa, mas se pensarmos que os carros estão melhorando e o valor ainda continua interessante, se comparado a taxis de grandes cidades brasileiras, ainda vale a pena.

Infelizmente ainda existem muitas ressalvas aos táxis. As principais dicas que dou são 2: evite pegar táxi que não seja de uma cooperativas de rádio táxi, isso é fácil de perceber com os neos e placas no teto do carro, e também evitar pegar táxis no Aeroparque, onde uma máfia age no lugar com taxímetros adulterados e cobrando coisas extras de turistas.

Agora que esses mitos caíram, aproveite e veja o que visitar na cidade no post: O que fazer em Buenos Aires? 101 programas na cidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

77 comentários

  1. Realmente é bom evitar taxis que não são de um cooperativa. Eu já tinha lido sobre isso e estava aplicando a regra em minha viagem a BsAs, mas a medida que fui conhecendo mais a cidade e fui perdendo o medo dos mitos que você citou no post, tentei pegar um taxi sem ser de cooperativa para ver se realmente era um problema… E foi! Andamos menos de 1km e o valor no taximetro alterou por 3 vezes muito diferente dos outros vários taxis que tinhamos pego. Pedi para o taxista para imediatamente, paguei o valor que estava no taximetro e aguardei um outro taxi de cooperativa para irmos para o hotél.

    • Taxi é uma grande complicação. Quando viajei pela primeira vez para cá (Buenos Aires), o taxista deu muitas voltas. Dessa vez, mesmo já com prática de quem passou uns 3 meses aqui, um taxista deu o golpe da nota falta. Entreguei duas de 50 e ele devolveu uma dizendo que estava rasgada (já não era minha nota, era falsa). Daí dei outra para não entrar em conflito ao invés de me dar 30 pesos de troco, deu outra nota falsa de 50 alegando não ter troco.
      O ideal é buscar só taxis de coperativas mesmo, transporte público e ter sempre dinheiro trocado.

  2. fabiano

    Amigo estou indo com minha namorada e irei me hospedar no Hotel El Cabildo, recomenda ele? Tenho opção de troca ainda. E quanto aos.principais pontos turísticos, oque recomenda. Abc

    • Túlio Bragança
      Author

      Fabiano, o hotel fica numa área muito movimentada do centro que não gosto muito. Nunca o visitei, mas a fachada é feia e um pouco velha. É bem econômico e não dá pra cobrar muito. De qualquer maneira é bom dar uma olhada nos comentários em sites como Booking ou Trip Advisor. Vi gente comentando que ele tem pouca luz, por exemplo. Se vc quer um bem econômico na mesma área recomendo o Hotel Colón ou o Hostel Suites Florida, que é um hostel mas também possui quartos privativos https://www.booking.com/hotel/ar/hostel-suites-florida.pt-br.html?aid=369964

  3. fernando davet

    olá, primeiramente queria dar parabens pelo blog. quase o li por completo rsrsrs…
    Estou indo para buenos em agosto, passar 6 dias com esposa e um casal de amigos. Chegaremos pelo Aeroparque, e com tudo que li, queria saber como se procede com o deslocamento de lá para o hotel que ficarei…qual e como pego um serviço de taxi confiável. Já estou fazendo os possiveis trajetos pelo site onde se disponibiliza a tarifa de taxi e a rota, para saber mais ou menos quanto se vai gastar. Porem queria saber como evitar dor de cabeça no aeroparque.

    • Túlio Bragança
      Author

      Fernando, dê uma lida no post que do Aeroparque, lá explicamos todas as opcoes!

  4. Erik Muranaka

    Túlio, vlw pelas dicas encontradas no seu blog.

    Gostaria de saber como esta a temperatura por ai, vou essa semana para Buenos Aires e estou na duvida sobre blusas de frio.

    Desde já agradeço.

  5. Jefferson Costa

    Olá Túlio, estou indo com minha esposa para Buenos Aires e reservei um quarto no Hotel Suites Catalinas, na Rua Tucuman. Você conhece esse hotel? Estou pensando em trocá-lo por outro num bairro mais calmo.

    Muito bom o blog, está nos ajudando bastante. Parabéns pelo trabalho.

  6. Mailza Cunha

    Oi Tulio, vou pra Buenos Aires agora em agosto. Vai ser minha 2ª visita a cidade, mas desta vez vou sozinha e vou ficar 7 dias. Você pode me dar alguma dica com relação ao bairro onde devo reservar meu hotel? Obrigada.

  7. Oi Tulio, procurei em seu blog alguma informação sobre o Esmeralda Palace Hotel e não encontrei. Pelos sites Booking e Trip Advisor este hotel possui uma boa avaliação, mas gostaria de saber se você, como morador da cidade, teria alguma informação a mais sobre ele… Agradeço desde já!

  8. Túlio, estou viajando a Buenos pela primeira vez início de agosto, lamento ter descoberto seu blog e canal tão próximo da viagem. Parabéns, tem-me sido muito útil.
    Ficarei hospedado no Europlaza Hotel, no centro. Você conhece?
    Você poderia indicar uma casa de câmbio vantojoso e que seja de confiança?
    Por último, é fácil encontrar táxi de cooperativa à noite, até umas 23h/24h?

    Muito obrigado!
    Gustavo

    • Túlio Bragança
      Author

      Guga, em Ezeiza o Taxi Ezeiza funciona 24hs. No Aeroparque os carros do Tienda Leon tb. Melhor cambio é o Banco La Nacion no aeroporto mesmo. Europlaza tem uma localização legal e notas ótimas nos sites de viagem

    • Túlio Bragança
      Author

      Danilo, o hotel em si é bom, mas fica numa das áreas mais feias da cidade, perto da estação de trem do Once, que tem um fluxo enorme de pessoas. Sinceramente eu recomendo outro lugar. Se vc procura hotel mais em conta, dá uma olhada no POP Hotel, no Defensa 821, La Fresque e no Hostel Suites Florida, este último é um hostel, mas parece mais um hotel e tem quartos privativos.

  9. fernando

    Boa noite, Túlio estou indo passa o natal em buenos aires, e estou me hospedando em San Telmo, é perigoso, qual sua opinião sobre o bairro, desde já, agradeço.

  10. Sandra

    Olá Túlio, estou indo a Buenos Aires pela primeira vez, já li tanta coisa que estou tonta rsrsrs. Com relação ao Câmbio, este “banco” no aeroporto que vc se refere, ñ faz a cotação abaixo dos da Rua Flórida, por exemplo, ou é a mesma coisa?

    • Túlio Bragança
      Author

      Sandra, o banco do aeroporto faz a cotação oficial. Na Florida tem muita gente que faz a cotação paralela. Um dos mais recomendados é o Cambio Justo, procure por eles no Facebook. O que eu recomendo é trocar o necessário no aeroporto pelo menos.

  11. Thiago

    Boa tarde, acompanho sempre o blog e queria parabenizar por sempre se dispor a nos ajudar. Eu gostaria de saber se você tem alguma opiniao sobre o Salles hotel que fica na Av Cerrito prox ao Obelisco? Obrigado

    • Túlio Bragança
      Author

      Thiago, a localização é mega central e ele tem bons comentários no Booking, que é nosso parceiro. Nessa região ele está entre os melhores.

      • Thiago

        Obrigado. Quanto aos outlets, sabe informar se ainda compensa os da região da aguirre? Lacoste e etc??

        • Túlio Bragança
          Author

          Thiago, compensa mas nao é tão barato nível EUA. Se vc trocar a grana no paralelo aí compensa mais.

  12. Jorge Bucaleto.

    Eu usei o app EasyTaxi para ir a alguns lugares em BsAs e foi super tranquilo.
    Aliais, eu peguei o contato do Nestor Fernandez, que és un argentino buenissimo, e fiz uns translados e passeios bacanas. Recomendo a todos!

  13. Pingback: Clica aí, colega! #7 - Ana CarôAna Carô

  14. Olá Tulio, seu blog ta me inspirando a conhecer a fundo a linda Buenos Aires. Pena que só terei 4 dias para fazer isso com minha noiva. Estaremos indo em lua de mel agora em dezembro. Vou aproveitar muitas dicas do site. Li em outros lugares sobre o Parque de La Costa. Gostaria muito de ir lá! Ele fica na região do Tigre, certo? Muito longe do Centro? Vc acha que é uma opção interessante?

    • Túlio Bragança
      Author

      Muryllo, é uma opção interessante sim. Vc precisa pegar o trem Mitre na Estação Retiro e descer na linha final, trocando pelo Tren de la Costa.

  15. Estou para ir está semana e seu blog me tranquilizou muito, na net só vemos negatividade sobre a segurança aí, mas lendo seu blog voltei a ficar mais confiante. Ótimo blog.

  16. Guilherme

    Boa noite Túlio.
    Comprei o seu guia ( e esta sendo muito útil) e li bastante sobre a cidade. Até agora so andamos de taxi de cooperativa, entretanto fomos pegando confiança e agora mesmo voltando do cassino um taxista (nao cooperativado) tentou nos passar um golpe.
    A mesma corrida que ontem custou 80 ele nos pediu 220 e estava indo em direção contraria do hotel (mudou pq eu estava com GPS e mandei mudar).
    Quase caí no braço com ele, foi grito e ofensas aqui na frente do hotel.
    Por fim tirei a foto da placa e quero denunciar, sabe como que eu faço?
    Deixo meu email para ficar mais fácil
    guilhermegoes@gmail.com

  17. Marcos

    Túlio, bom dia!
    Viajo para BA e Patagônia semana que vem, possuo alguns Euros guardados, vale a pena levar e não comprar dólares, devido à sua alta nos últimos dias?
    Obrigado!

    • Túlio Bragança
      Author

      Marcos, se vc tem euros traga. O dólar aqui no paralelo continua rendendo bem, mesmo que esteja mais caro no Brasil.

  18. Adriana

    Boa tarde Tulio. Estou indo em julho com meu marido e filho de 10 anos. Ele é apaixonado p futebol e resolvemos ficar no hotel do Boca. Vamos a um jogo que terá no período, museu proibido não tocar, buque bus, passeio de trem, lugan e etc. Acha que ele vai curtir esse hotel e esses passeios??
    Obrigada

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Adriana! Imagino que vai curtir muito. Tem o Museu do River Plate que é bem legal.

  19. Adriana

    Obrigada Tulio!!! Mas mudamos os planos!!rsrsrs Minha mãe vai e resovemos ficar no Cyan no quarto estúdio superior!!
    O que acha?? Ah e queremos fazer o seu tour!! Acontece somente aos sábados??

  20. Olá, Túlio! Bom fiquei com uma dúvida ou sou eu que estou panguando então…
    Você disse pra tomar cuidado com os taxistas que entregam notas falsas, mas e se ele me der uma nota falsa e o que eu faço pra pegar notas verdadeiras e não falsas?
    A pergunta ficou meio estranha -‘- ‘-‘, mas espero que você me entenda (y)’

    • Túlio Bragança
      Author

      Vinicius, esse golpe diminuiu muito. basicamente é ficar de olho na nota. As falsas que eles dão são de péssima qualidade, parecem xerox

  21. Naira

    Oi Túlio, pode me dar informações sobre o Hotel 562 Nogaro? E também de passar algumas dicas de passeios e boas compras?Abraços e desde ja obrigada!

  22. Elizabeth

    Boa noite, estarei em BUE no final de novembro e reservei o Mérito San Telmo. Pergunto se é perigoso caminhar a noite nesta área.
    Obrigada

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Nadia. Nao sei muito pq nunca estudei lá. Ideal vc entrar na comunidade Brasileiros em Buenos Aires do Facebook que alguem pode te ajudar

  23. Danielle Ferraz

    Olá, Tulio. Estamos vendo um hotel para irmos em Dezembro. Tem alguma indicação entre os Hotéis Tribeca, Aspen, Melia…

    • Túlio Bragança
      Author

      Danielle, desses conheco o Aspen somente que é muito bom. MInha sugestão sempre é se guiar pelas notas do Booking

  24. Adriana Pinto

    Égua, Túlio!

    Tu me deixaste cabreira agora, vou sozinha em agosto e vou ficar em San Telmo, bem em frente a praça Dorrego. É muito perigoso andar sozinha de noite por lá mesmo?

  25. Lorrayne Zilio

    Olá, Túlio.

    Estou em dúvida entre 2 hostels.
    Um fica mais próximo ao centro e a uma estação de metrô:
    Nome: Rock Hostel & Brewery
    Endereço: Av.Rivadavia 1587, 1033 Buenos Aires

    O outro fica um pouco mais afastado, mas não tem estação de metrô por perto, só ônibus:
    Nome: Art Factory Palermo
    Endereço: Costa Rica 4353, Palermo, C1414BSC Buenos Aires

    Qual você recomenda mais?

    Desde já muito obrigada 🙂

  26. renato nunes batista

    Julio, o que você tem a me dizer sobre o bairro Balvanera e o Complejo Tango Hotel Boutique?
    Nunca fui a Argentina e estou pegando maiores informações possíveis.

  27. Dirce de Almeida Santiago

    Estou com viagem marcada para outubro. Eu e mais três amigas. como vai estar a temperatura nesta época? Iremos ficar no Hotel Unique Executive Central. Poderia me dar informações a respeito. Gratidão.

  28. DEBORAH

    Olá..gostaria de saber se com 22 mil pesos mensais uma família de 4 pessoas (2adultos 2 crianças)vive tranquilamente!!!
    Bjos e parabéns pelo post

  29. Isabela

    Tulio irei me.hospedar no hostel suites florida pois quero frequentar uma escola de tango nas galerias pacifico.
    O local é perigoso para andar sozinha?
    Vc recomenda aulas de tango em outros locais?

    • Túlio Bragança
      Author

      Isabela, é um lugar bom e bem central. Só de noite fique atenta. nada demais! Sobre aulas de tango, recomendo vc ver no blog Aqui me Quedo, de uma brasileira que mora em Buenos Aires e sabe muito disso

  30. Flavia Maria

    Olá Túlio, vc acha que morar em Bueno Aires com a família é uma boa opção pra quem está em busca de educação,saúde e segurança?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Flávia! Não posso responder isso. Sinto que os brasileiros são pessimistas demais e não valorizam as coisas do seu próprio país. Buenos Aires sim é mais segura se comparamos com RJ e SP, mas não a uma cidade de interior do BR. Difícil

  31. carolc

    Olá, fechei com Hostal de Granados, o que me diz?

    vou em agosto, é muito frio?

    chego quinta e volto segunda, quantos pesos recomenda para uma estadia bacana?

    me indica quais lugares para dançar a noite, destacando q vou sozinha?

  32. Snelius Machado

    Tulio bom dia , estou indo agora em dezembro oma esposa, vou ficar no Victory hotel. Achei ele bem localizado, mais gostaria de saber se voce tem alguma informação sobre se ele é bom. E tambem o tempo em dezembro é quente ou frio.
    Sabe dizer se tem alguma casa de cambio por perto ou aconselha a trocar reais no aeroporto. Me dê umas dicas de um show de tango bom e barato e uns locais bom de comer.

    Aguardo.

    • Oi, Snelius! Tudo bem? Em dezembro é mais quente, principalmente no final do mês. Não conheço o Victory hotel, recomendamos que veja os comentários no Booking. Aqui no blog temos uma lista de casas de câmbio e também falamos um pouco sobre os shows de tango, é só colocar na busca (onde tem a lupa) que você encontra esses posts, ok? Abraços e boa viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *