5 motivos para amar a vida em Buenos Aires – Dica do leitor

A dica do leitor de hoje está um pouco mudada. Isso porque não é exatamente um relato de viagem, mas sim um resumo do que os turistas brasileiros podem ver de diferente se compararem Buenos Aires com a maioria das cidades grandes do Brasil. Quem nos enviou suas impressões sobre a capital portenha foi a Lina, leitora aqui do blog! Muchísimas gracias, Lina!

Mas se você veio parar aqui achando que ia encontrar um roteiro de viagem, uma boa sugestão é você conhecer o nosso Guia Básico – O que fazer em Buenos Aires (4 dias). Ou se você preferir um roteiro com menos cara de turista, é melhor dar uma olhada no nosso Guia Lado B dos pontos turísticos de Buenos Aires.

5 motivos para amar a vida em Buenos Aires

dica_do_leitor2

Porteños me ensinaram a apreciar coisas simples da vida. Um café, uma siesta, um passeio no parque, uma charla com amigos. Não precisa mega produção para sair pra jantar, tudo bem você ir com a roupa confortável/pijama até o kiosko da esquina ou o Chino mais próximo. Eles sabem estar à vontade no lugar que escolheram para viver.

Conheci Buenos Aires como turista, em setembro de 2011. Ao voltar para casa, senti saudades imediatas. Saí da capital argentina pela manhã e à tarde, já em Porto Alegre, sonhava em estar tomando um café em qualquer uma das esquinas incríveis daquela cidade. Voltei várias vezes à cidade a partir de 2012 e, em mais de dez viagens à Capital, pude ter noção da imensidade do lugar, conviver em família, conhecer pessoas e entender o que mais me apaixona aí: a maneira de viver. Entre vários no meu coração, escolhi para contar aqui 5 motivos para amar a vida em Buenos Aires – e que me fariam mudar para lá amanhã. Ou hoje mesmo.

1. Na rua, até mais tarde

É meio patético, mas uma das primeiras coisas que me chamou a atenção é a quantidade de gente nas ruas. Não só de dia, principalmente ao entardecer e até à noite. E não é que não haja problemas de segurança, mas os porteños têm uma relação com o espaço público diferente da nossa em grandes cidades no Brasil. Você vai ver gente bebendo em alguma praça (ou comendo sushi e tomando vinho), gente tirando uma siesta na Plaza San Martin depois do almoço, crianças brincando na rua às 20h no inverno, gente na parada de ônibus indo pra balada tarde da noite. Nem preciso dizer que em vários lugares aqui no Brasil isso seria coisa de louco ou de vagabundo (imagina dormir na praça!).

dica_do_leitor3

2. Carro pra quê?

Já que falei do bus pra ir pra balada, aí está outra coisa que me encanta. No início achava estranho ver jovens indo pra noite e gente mais velha pegando bus na saída do restaurante em Puerto Madero para voltar pra casa. Preconceito bem brasileiro. Mas é assim que funciona. Não precisa tirar o carro da garagem pra qualquer voltinha. Por sinal, trânsito é uma das coisas que o porteño menos gosta. Experimente uma carona com algum deles em um dia em que a onda verde (quando todos os semáforos estão sincronizados de forma que o motorista sempre pegue o sinal no verde) está mal sincronizada e eles têm que parar a cada duas quadras. Afinal, para que perder tempo dentro de um carro fechado? Procurando lugar para estacionar? Escolha uma linha de subte ou um colectivo e seja feliz! Vá viver a cidade logo!

dica_do_leitor4

3. Menos ostentação, mais diversão

Porteñas e porteños conseguem ser fashion e estar à vontade ao mesmo tempo. Você nunca vai ver uma menina com um vestido justo quase sem respirar, puxando ele para baixo o tempo todo e usando um salto em que não consegue se equilibrar. Meninos com cabelo alinhadinho, roupas super justas também não rola. Menos ostentação e mais diversão. Em Palermo ou em Puerto Madero, vi da camisa bonitinha ao moletom, do salto alto à rasteirinha, sem ninguém olhar torto. De novo: vá viver a vida! Dê atenção ao que realmente importa: ser feliz 🙂

dica_do_leitor5

4. Asado e amigos

A facilidade com que se arma um encontro de amigos para um asado é algo que me impressiona. Uns telefonemas, uma ida ao super para comprar os itens do asado, da ensalada con salsa criolla, uma garrafa de fernet e outra de coca e listo! É conversa que não tem fim. Se o tema for política é um espetáculo à parte. Para quem está aperfeiçoando o idioma, um belo exercício!

dica_do_leitor6

5. Castellano

Soa lindo, tem ritmo, emoção. Fora isso é bonito ver como tem palavras iguais ou muito similares ao português, mas que deixamos de usar por serem bastante formais. O espanhol nos faz lembrar do português na sua forma mais bonita, mais limpa e sem vícios. “Si no me equivoco”, “Estoy seguro”, “Tengo ganas”.  Amo!

Sim, há um quê de apaixonado nesse meu post. Totalmente apaixonado. Então ele é, sim, só sobre (algumas das) coisas lindas que eu percebi nesse lugar incrível. Buenos Aires é um lugar para se permitir rever conceitos e preconceitos. É a minha dica para quem vai a Buenos pela primeira vez: vá de coração aberto.

dica_do_leitor7

Lina, você conseguiu passar a alma do portenho através das suas razões para amar Buenos Aires! Sim, é muito fácil se apaixonar pela cidade e pelo estilo de vida que as pessoas levam aqui, menos frenético e com vontade de aproveitar melhor o dia.

Para ver roteiros e dicas de leitores, visite a categoria DICA DO LEITOR.

E se você quer escrever sobre a sua viagem para o Aires Buenos Blog, é só caprichar no texto e nas fotos e enviar tudo lindo para airesbuenosblog@gmail.com que nós vamos amar ler o seu relato!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

14 comentários em “5 motivos para amar a vida em Buenos Aires – Dica do leitor”

  1. Sou muito suspeita …desde a primeira vez que fui a Buenos Aires sou totalmente apaixonada…e quero me mudar ….ja viajei para outros lugares ..mas as fotos revelam nitidamente como sou feliz estando em Buenos Aires….

    Responder
  2. Adorei e é assim que sinto a otima energia de Buenos Aires

    Responder

Deixe um comentário