A China portenha

Se você acha que já viu de tudo em Buenos Aires, te convido para um passeio pelas calles do bairro chinês da capital argentina.

Chamar de bairro é meio exagerado, já que este cantinho da China fica dentro de Belgrano e resume-se a poucas quadras, mas percorrê-las é uma experiência sui generis e você quase esquecerá que está a vinte mil quilômetros de distância de Pequim.

A China portenha

Barrio chino
Foto: Elisandro Dalcin

O barrio chino de Buenos Aires surgiu na década de 1980 com a chegada de famílias de imigrantes orientais, vindos principalmente de Taiwan. Hoje, há outras nacionalidades asiáticas convivendo aqui (há muitos restaurantes japoneses e tailandeses, por exemplo), mas a maioria das atrações e dos produtos encontrados são mesmo made in China.

Começando pelo portal de entrada do bairro que, apesar de seus 11 metros de altura e algumas toneladas (já que é de pedra e cimento), foi trazido desmontado da China!

O passeio começa na calle Arribeños e se estende pela Mendoza, Olazabal, Juramento, Blanco Encalada, Monroe e Montañeses, onde está o Tzong Kuan, um dos primeiros templos budistas de Buenos Aires.

Barrio chino

Barrio chino

Barrio chino

No barrio chino você encontra uma infinidade de lojas vendendo desde cacarecos baratinhos a plantas ornamentais e itens místicos, mas é claro que a maioria das pessoas chega aqui atraída por seus restaurantes.

Barrio chino

Alguns amigos tinham insistido para eu conhecer o Palitos, então lá fui eu, provar seu famoso pollo a la tres aromas. O restaurante tem decoração típica e iluminação intimista de lanternas chinesas. Já o serviço é argentino (e nem sempre muito amável). Pedimos de entrada o tal copos de langostino e fiquei decepcionada ao descobrir que se tratava de uma friturinha bem sem-graça.

Barrio chino

Por sorte fomos surpreendidos pelo maravilhoso frango a três aromas, que leva esse nome por causa do molho à base de alho, gengibre e manjericão. Com arroz branco de guarnição, serve bem dois comensais (ou três, dependendo da fome). A conta, que ainda incluía uma cerveja Heineken litro, ficou em 370 pesos com a gorjeta.

Barrio chinoSaindo de lá, recomendo dar uma espiada nos supermercados da região, onde dá pra encontrar até azeite de dendê e água de coco brasileiros! Se você está em busca de sabores típicos, uma dica é emprenhar-se pelo mercado Ichiban. Há tanta variedade de produtos asiáticos ali dentro que a Associação Cultural Chino-Argentina começou a organizar visitas guiadas para explicar o que são e como usar todos aqueles itens.

Barrio chino

Barrio chino

Há muito o que ver no barrio chino de Buenos Aires. Eu, como sou curiosa, não resisti e fui fazer um check-up com um velhinho especialista em medicina chinesa, na esquina da Arribeños com a Mendoza. Em um espanhol bastante precário, o senhor me disse que passaria uma caneta eletrônica sobre a palma da minha mão e, onde eu sentisse choque ou dor, deveria investigar o órgão correspondente. Foram $10 doloridos pesos e a constatação de que, ou aquele troço não funcionava direito, ou minha saúde está completamente arruinada. Minha dica é: se você é fresco tipo eu, nem vá.

Barrio chino
Foto: Elisandro Dalcin (que ficou rindo muito dos meus gritinhos.)

Sábados e domingos são os dias de maior movimento no bairro (estima-se que 30 mil pessoas passam por baixo do seu portal todo fim de semana). A melhor data para visitá-lo, no entanto, é durante os festejos do Ano Novo Chinês, em fevereiro. 2016, o ano do macaco, já é aguardado com ansiedade por aqui.

Barrio chinoBarrio Chino de Buenos Aires  Arribeños e Olazabal
Para chegar, pegue o trem da linha Mitre até a estação Belgrano C ou confira os ônibus da região no mapa interativo da cidade.

Leia mais:

Veja coisas para fazer em Belgrano, na região do Barrio Chino

Leia todos os posts da Mariana em Vida Portenha.

10 restaurantes para conhecer no bairro de Belgrano.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário