A praia portenha

Desde que chegamos a Buenos Aires, todos nos metiam medo: “Sofrendo com o inverno? Espera só até chegar o verão”. Eu tinha uma vaga ideia de que fazia muito calor na capital portenha (estive aqui pela primeira vez em janeiro de 2005), mas não lembrava muito bem. A verdade é que o verão de Buenos Aires é para os fortes. A praia mais próxima, San Clemente de Tuyu, fica a mais de 300km e, dizem, não é grande coisa. Dá pra entender a invasão dos hermanos a Floripa e adjacências. Coitadinhos.

A praia portenha

Praia Buenos Aires
Vamos a la playa, ô-ô-ô-ô-ô.

Com uma temperatura média de 30 graus e muita umidade, por conta do rio, tudo o que um portenho sonha é escapar dessa cidade no verão. O Ministério do Turismo daqui estimou que 2 milhões de argentinos iriam veranear nas praias brasileiras este ano. Mas o que pouca gente sabe – principalmente os brasucas que fazem o caminho inverso e vêm turistar aqui nesta época – é que a capital conta com uma praia urbana, a primeira da América Latina. Ou seja: quem quis ou foi obrigado a passar janeiro e fevereiro nessas bandas não ficou a ver navios.

Veja post sobre Coisas para fazer no verão em Buenos Aires

Inspirada em iniciativas semelhantes em capitais como Paris, Roma, Berlim e Tóquio, a praia portenha foi inaugurada em 2009, quando o atual presidente Maurício Macri era prefeito da cidade, e já recebeu mais de 3 milhões de veranistas. 300 mil só nestas primeiras semanas de 2016.

Praia Buenos Aires

O projeto – que dura até o dia 28 de fevereiro, último domingo antes da volta às aulas – acontece em duas “sedes” administradas pelo governo da cidade de Buenos Aires: uma na zona norte, no bairro de Nuñez (Parque de los Niños), outra no sul (no chamado Parque Indoamericano, em Villa Soldati). Também há 11 solariums espalhados por várias praças e parques da cidade (confira aqui todos os endereços).

Como estamos na zona norte, visitamos somente a primeira, que tem vista para o rio e uma infra-estrutura mais completa. Confesso que tinha certo preconceito e achava que seria meio decadente, mas ficamos surpresos: a praia portenha é muito mais legal do que imaginávamos.

Praia Buenos AiresTudo bem que ali não é possível tomar banho de mar, surfar ou beber água de coco, mas dá para tomar banho de sol, ver o Rio da Prata – separado por uma mureta -, se refrescar nos chuveiros públicos e praticar esportes na areia. Pescar não é permitido, mas nem todos respeitam a lei ou estão preocupados com a contaminação do rio. Também não é permitido entrar com bebidas alcoólicas, nem com animais.

Praia Buenos Aires

O Parque de los Niños (“parque das crianças”) conta com guarda-sóis, espreguiçadeiras, canchas de futebol e volei, brinquedos para a criançada, espetáculos ao vivo (nos finais de semana), aulas de aeróbica e de dança (às terças, quartas e quintas), ping-pong e pebolim, aulas e torneios de xadrez, biblioteca com mais de 500 títulos para empréstimo, wi-fi livre e muitas outras atrações. Tudo grátis. Para emprestar livros, bolas, raquetes e outros itens é só apresentar um documento com foto, que será entregue na devolução.

Praia Buenos Aires
Foto: Gobierno de la Ciudad.
Praia Buenos Aires
Macri com chapeuzinho de catar-ovo curtindo a praia. Foto: Gobierno de la Ciudad.
Praia Buenos Aires
Fomos de bike pela Avenida del Libertador. Quase tudo em ciclovia.

Se você está no contra-fluxo dos argentinos veraneando nas praias de Santa Catarina, aproveite para curtir um dia na praia portenha. Principalmente se você vem com crianças.

O Parque de los Niños fica na avenida Cantilo, no cruzamento com a rodovia General Paz (que separa a capital da província). O único ônibus que chega até lá é o 28 (Ramal Puente Saavedra – Ciudad Universitaria), mas você pode pegar um metrô até a última estação da linha D, Congresso de Tucumán, e de lá pegar um táxi, que é perto. Também dá pra ir de carro ou de bicicleta (há estacionamento para ambos). O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h às 20h.

Veja todos os posts da Mariana na seção VIDA PORTENHA

Confira 101 coisas para fazer em Buenos Aires

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

2 comentários em “A praia portenha”

  1. haha ótimo post, Mariana! Sempre torci o nariz para essa playa, mas seu post me convenceu a encarar as areias porteñas em breve hehe bjs!

    Responder

Deixe um comentário