O Abaporu completa 90 anos, mas o que Buenos Aires tem a ver?

A maioria dos brasileiros estuda sobre Tarsila do Amaral no Ensino Fundamental. Mas poucos irão se lembrar que em 2018 o Abaporu completa 90 anos, mas o que Buenos Aires tem com isso? Muita coisa, afinal é nessa linda cidade que essa obra se encontra, mais especificamente no Malba, Museu de Arte Latino-America de Buenos Aires.

Atualmente, pra ir ao Malba, a entrada custa 120 pesos e nas quartas o valor é metade! Tem tanto quadro lindo lá que vale muito a pena conhecer, por mais que você não seja um grande entendedor de arte!

O Abapuru completa 90 anos, o que Buenos Aires tem com isso?

malba buenos aires

Vamos começar pelo começo. O Abaporu significa “o homem que come gente” e ele é apenas considerado uma das maiores obras de arte brasileira, sim ele é muito importante mesmo! Ele foi marco do Modernismo no Brasil, época em que os artistas plásticos brasileiros tentavam criar uma identidade própria, pois até então era tudo influência da Europa!

A ideia era se alimentar da cultura de fora e regurgitá-la de uma nova forma, com aspectos mais brasileiros. Veja as cores do quadro, são as mesmas da nossa bandeira, reparou?

Mas isso não responde como esse quadro foi parar em Buenos Aires. Simples, em um leilão! Em 1995 o colecionador argentino Eduardo Constantino comprou a obra em um leilão em Nova York por apenas 2,5 milhões de dólares. Ele foi para o Malba em 2001 e está lá desde então. Na verdade ele deu uma passeadinha pelo Brasil nas Olimpíadas de 2016, quando participou da exposição “A cor do Brasil”, realizada no Rio de Janeiro.

Depois dessas férias ele voltou para a capital portenha e hoje está lá esperando a sua visita! Às vezes o quadro faz algumas viagens pelo mundo, afinal a arte brasileira precisa ser disseminada, mas a casinha dele é o querido Malba. Na ocasião de seu 90º aniversário o quadro resolveu comemorar nos EUA, afinal os americanos amam vislumbrar as belezas da nossa terra!

Essa é uma obra digna de apreciação! Hoje ela vale por volta de 40 milhões de dólares, não é à toa que está protegida por um vidro bem grosso, que é até à prova de balas!

malba buenos aires

E agora? Vai querer ir ao Malba contemplar esse quadro que marcou uma geração?! Saiba que lá tem essa e muitas outras obras que merecem se visitadas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários

  1. Nina

    Muito legal o texto! Legal saber a história, a arte brasileira é mesmo demais! Adorooo o MALBA!! 🙂

  2. Karen

    Olá, Estive em Buenos Aires na primeira semana de Novembro e o quadro não estava no Malba e sim no Rio de Janeiro.
    Fiquei bem decepcionada, é bom verificar certinho antes de ir lá tentar encontrá-lo!
    Até mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *