Aeroparque não terá voos internacionais a partir de 2018

Péssima notícia para o turista. Segundo o Clarín e a Telam, agência de notícias estatal argentina, o aeroporto Aeroparque deixará de operar voos internacionais a partir de 2018.

Segundo a mídia argentina a decisão está tomada, só falta assinar mesmo. O que falta também são os detalhes de como isso será implementado.

Aeroparque não terá voos internacionais a partir de 2018

aeroparque buenos aires

A razão para essa mudança radical é dar uma capacidade operativa maior ao Aeroparque, já que muitas novas linhas aéreas estão planejando operar no mercado argentino em 2018. Outro problema, segundo as autoridades, é a falta de lugar para os aviões passar a noite no Aeroparque. Só falta decidir o que vão fazer com os voos para o Uruguai, que sempre saíram tradicionalmente do Aeroparque.

De verdade espero que isso seja revisto já que o Aeroparque é de longe para gente a melhor opção, já que está bem mais perto do centro de Buenos Aires que Ezeiza. Além disso é ponto central de conexões de quem toma voos do Brasil para o interior argentino. A maioria dos voos passa por Buenos Aires e aí você pega outro avião para cidades como Mendoza, Bariloche, Salta, Ushuaia e por aí vai. Se realmente os voos internacionais não operarem mais no AEP vai ser bem complicada essa conexão. O passegeiro chegaria por Ezeiza e teria que pegar um transporte até Aeroparque, ou seja, cerca de 45 minutos mínimo de viagem. Nada prático.

Amamos tanto o aeroporto que fizemos o post Por que a gente prefere o Aeroparque de Buenos Aires.

Mas o que aconteceria então com os fins dos voos internacionais ao Aeroparque?

buenos aires roteiro 4 dias

Basicamente voltaríamos a uma fase pré 2010, quando somente o aeroporto de Ezeiza operava voos internacionais. Foi o governo de Cristina Kirchner que começou a abrir o Aeroparque para os destinos internacionais, inicialmente para incentivar a estatal Aerolíneas Argentinas.

Seria uma pena se isso se concretizar já trajeto até Ezeiza é muito maior e consequentemente o preço do transporte também. A única coisa melhor lá é o free shop. Se existisse um ônibus mais barato e rápido ou até mesmo uma linha de trem saindo de Ezeiza não seria problema, mas o fato é que sair de Ezeiza para a cidade de Buenos Aires é sempre um parto. É uma vergonha que em 2017 o governo argentino não tenha e nem planeje uma opção mais moderna de transporte para lá.

Atualmente do Aeroparque saem voos somente para o Chile, Brasil e Uruguai. As linhas aéreas que operam internacionalmente lá são Aerolíneas Argentinas, Austral, Latam, Gol e Amaszonas.

O Aeroparque é o aeroporto mais antigo de Buenos Aires, inaugurado em 1947. Atualmente tem 340 voos diários, sendo 12% deles a destinos internacionais. Por ano cerca de 11,6 milhões de passageiros passam por lá, 2 milhões a mais que Ezeiza.

Vamos ficar aqui torcendo para que as autoridades voltem atrás e não tirem os voos internacionais do Aeroparque. Quem sabe habilitar um outro aeroporto na região para as novas companhias aéreas low cost seria uma melhor iddeia.

ATUALIZAÇÃO!

O colega blogueiro argentino Sir Chandler conseguiu mais informação sobre isso. Segundo comunicado oficial, a partir de abril de 2018 50% dos voos internacionais serão mudados para Ezeiza. Cada companhia deverá escolher isso e priorizar como quiser. A partir de 1º de janeiro de 2019 os outros 50% começam a ser remanejados para EZEIZA. Ou seja, só em 2019, gente! Mais info no post do Sir Chandler.

 

Leia mais posts sobre Aeroportos e Companhias Aéreas

Ezeiza ou Aeroparque, qual o melhor aeroporto de Buenos Aires.

Tudo sobre o Free Shop de Buenos Aires.

 

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário