Bebendo como argentino: 3 drinks clássicos para tomar em Buenos Aires

Post atualizado em

Muito se fala sobre os pratos clássicos da Argentina. Bide de chorizo, empanada, milanesa, sem contar o alfajor e doce de leite para sobremesa. Porém, poucos turistas conhecem os drinks tradicionais do país maradoniano.

Aqui três exemplos de bebidas tipicamente argentinas para experimentar em Buenos Aires.

1. Fernet com coca-cola

Clássico dos clássicos, presente em 100% dos bares e boliches. O Fernet Cola, mesmo sendo italiano, é uma instituição argentina. A receita é simples: uma parte de fernet, cubos de gelo e duas partes de coca-cola, de preferência num copo alto. O ideal é usar coca normal, nada de diet ou zero, e sempre a marca Fernet Branca, de longe a melhor.

O resultado é uma bebida amarga, que lembra um Taff Man-E, e que não agrada muito os paladares brasileiros. Quase todo mundo que toma acha bem estranho, Eu mesmo quando provei achei um horror, mas com o tempo me acostumei e hoje bebo normalmente. O melhor de tudo é que não dá ressaca.

Onde tomar: qualquer bar ou casa noturna.

2. Vinho barato com soda

Misturar água com gás com vinho pode ser considerado por muitos um verdadeiro crime ou uma tortura para os sommeliers, mas isso é super comum na Argentina.

Geralmente usam vinhos mais populares, como o clássicaço Vasco Viejo, nessa mistura pra lá de questionável. Mas fazer o quê? A grande verdade é que vinho ruim, água com gás e gelo acaba sendo uma boa bebida quando o dia está quente.

Onde tomar: Bodegones clássicos ou cantinas italianas

3. Cinzano com refrigerante de Pomelo

Talvez não seja um dos drinks das mais populares, mas o fato de juntar duas coisas super tradicionais da argentinidade chama bastante atenção. A bebida é apenas cinzano e refrigerante de pomelo.

Conheci esse drink no restaurante La Dorita, que de um tempo pra cá começou a servir de aperitivo. A mistura é tão boa que nas vezes que a garçonete esqueceu de trazer essa cortesia, sempre exigi a minha. Lá eles também vendem a bebida naquelas jarras em forma de pinguim, difícil algo ser mais kitsch que isso.

O resultado é uma mistura que é como os argentinos, por mais que tentam ser azedos no fundo tem um pouquinho de doçura.

Onde tomar: no restaurante La Dorita, no Esperanza de Los Acurra ou nos melhores bares da cidade.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉


21 comentários

  1. Daniela

    Parabéns pelo blog. Me criei em Buenos Aires e lendo teu posts posso matar um pouquinho de saudades! Este em particular me emocionou, pois lembrei da minha pré adolescência nós nos anos 80 quando me era permitido tomar vinho con soda . Continue assim!
    PS. Sempre achei Fernet com gosto de remédio kkkk

  2. elias cassemiro do Nascimento

    outra bebida clássica da Argentina que se toma com AGUA GAS uma rodela de limão e gelo SE CHAMA
    EST GANCIA MORREI LA POR 8 ANOS E TOMAVA MUITO

  3. Almoço de domingo em casa de familia porteña tem que ter entrada com gancia e/ou cinzano com soda 🙂
    (um dos integrantes poe soda em absolutamente tudo: champagne, vinho, capirinha…!)

  4. Sakamoto Yuri

    Biitonico Fontoura da uma fome de leao .haha. Saudade
    Com leite condensado e ovo de pato eh show.
    Realmente a principio o cinzano lembra um gosto de remedio. Mas falando serio quem lembra a primeira vez q bebeu ? De fato é meio dificil gostar logo de cara de algo descohecido.
    Eu ja tomei uma garrafa sozinho. E acho q foi a unica bebida que nunca me deu ressaka. Para quem aprecia diversificaçao e novos sabores eu recomendo.
    Boa tarde a todos…

  5. Sakamoto Yuri

    Biitonico Fontoura da uma fome de leao .haha. Saudade
    Com leite condensado e ovo de pato eh show.
    Realmente a principio o cinzano lembra um gosto de remedio. Mas falando serio quem lembra a primeira vez q bebeu ? De fato é meio dificil gostar logo de cara de algo descohecido.
    Eu ja tomei umagarrafa

  6. Pingback: Um clássico: FERNET CON COCA « luanaenbuenosaires

  7. Ana Cláudia

    Adorei o seu blog, parabéns!
    Vou morar em Buenos Aires ano que vem (se Deus quiser) e já anotei várias de suas dicas. hahaha
    Excelente trabalho.
    Beijos

  8. Claudemir

    Soube que estava adaptado à Buenos Aires quando cheguei num boliche com direito a um drink grátis e entre todos escolhi Fernet cola. É praticamente um rito de passagem.

  9. Quem vier nao pode esquecer de provar o Gancia Batido também! Nada mais que Gancia, um pouco de suco de limao, açucar e muito gelo. Mistura tudo na coqueteleira e manda ver! Deliciaaaa

  10. não conhecia as bebidas com vinho (fiquei com vontade de provar) e cinzano.
    a coca com fernet eu provei, achei um pouco estranha e a primeira coisa que me veio à cabeça foi biotônico fontoura, heheh.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *