Cartão de crédito em Buenos Aires vale a pena?

Vale a pena levar Cartão de Crédito em Buenos Aires? Sempre recebemos muitas dúvidas sobre o uso do cartão nas terras dos hermanos. A Argentina muitas vezes é o primeiro destino internacional de muitos turistas brasileiros, então é comum ter dúvidas sobre o que vale a pena levar!  Saiba mais no post Quanto dinheiro levar para Buenos Aires

Uma coisa muito vantajosa em usar sua “tarjeta” de crédito em Buenos Aires é a segurança. Isso porque você não precisa andar com muito dinheiro vivo na carteira, o que diminui os riscos de roubo, furto ou até mesmo perda de dinheiro. Seja precavido e veja 6 dicas de segurança para sua viagem para Buenos Aires.

Cartão de crédito em Buenos Aires vale a pena?

1. Verifique se seu cartão é mesmo internacional

A primeira coisa a ser verificada quando o plano é utilizar o cartão de crédito em Buenos Aires é se o seu cartão é internacional. Alguns bancos já mandam um cartão internacional para o cliente, mesmo sem ele pedir. Para descobrir se o seu cartão é internacional é simples. Em muitos deles já vem escrito “internacional” em alguma parte. Se tiver alguma dúvida ligue para o seu banco e verifique. Veja isso com antecedência. Assim, caso você não tenha, você poderá pedir um cartão internacional e recebê-lo a tempo da sua viagem para Buenos Aires!

2. Desbloqueie seu cartão. Faça o aviso de viagem

Sempre que você for viajar para o exterior é preciso avisar o seu banco. É um procedimento de segurança padrão, assim você não tem surpresas na sua fatura! Você pode fazer isso pelo telefone, site ou app do banco. Você seleciona o país para onde vai e qual o período da sua viagem e tudo certo!

Vale lembrar que se seu voo tiver escala em outro lugar como Uruguai, Chile, Paraguai, etc, é importante desbloquear também para o local da escala. Assim você pode usar o cartão de crédito no aeroporto da escala e evita ter que trocar dinheiro em outra moeda. Também é útil se você pretende usar algum aplicativo como Cabify ou Uber por exemplo!

Saiba mais como funciona o Uber em Buenos Aires.

3. Mas a cotação do cartão de crédito em Buenos Aires vale a pena?

Uma das principais dúvidas de quem quer utilizar o cartão de crédito em Buenos Aires é sobre a cotação. A que é usada para o cálculo do valor em reais é a vigente no dia de fechamento da sua fatura. Ou seja, se você pagou com cartão um jantar no dia 25, mas seu cartão só fecha no dia 9, a cotação usada será a do dia 9. Isso é um pouco ruim pois você não sabe exatamente quanto o peso vai valer quando o seu cartão de crédito fechar. Por mais que atualmente ele esteja estável, uma crise política e econômica tanto na Argentina como no Brasil pode fazer as cotações mudarem de um dia para o outro, mas isso é um pouco difícil de acontecer.

Toda a transação feita com o cartão de crédito vai sofrer a incidência do IOF, que hoje é de 6,38%, no valor total. Então vale considerar esse acréscimo ao calcular o valor final que você vai pagar pelo produto ou serviço. É um gasto a mais, mas sinceramente vale pela segurança de usar o cartão e não ficar andando com aquele bolo de dinheiro por aí.

Olhando por esse lado você pode até pensar que é ruim usar o cartão de crédito em Buenos Aires, mas isso vai depender muito da cotação que você pegar ao trocar seus reais por pesos na casa de câmbio. Caso a cotação no dia que você for trocar estiver desfavorável talvez compense usar o cartão de crédito.

4. Dá para sacar dinheiro com o cartão de crédito internacional em Buenos Aires?

Uma coisa que muitos não sabem é que você consegue sacar pesos (reais não) no caixa eletrônico em Buenos Aires utilizando seu cartão de crédito internacional. Sim, e o valor do saque vai entrar na sua fatura. Mas é importante lembrar que você vai pagar uma taxa por saque, em média 6 reais, que varia de acordo com o banco. A dica é fazer poucos saques de valores maiores do que vários saques de pequenos valores, pois a cada saque o banco cobra uma taxa. Lembrando que nesse caso a cotação vai ser também a do dia de fechamento da fatura.

Outro detalhe é que se o seu cartão internacional for de débito você também consegue sacar pesos direto da sua conta no Brasil. Nesse caso também há a mesma taxa, porém a cotação vai ser a do dia do saque! Uma coisa que facilita um pouco é que alguns caixas eletrônicos têm a opção de linguagem, então você consegue fazer toda a transação em português ou inglês!

cartão de crédito em Buenos Aires

Alguns taxistas de Buenos Aires começaram a usar cartão. É raridade, mas tem.

Na Argentina você pode sacar dinheiro de qualquer caixa automático praticamente. Nós recomendamos os que tem a bandeira BANELCO, uma rede comum a vários bancos argentinos.

5. E o cartão pré-pago vale a pena?

Algo que alguns turistas preferem utilizar é o cartão internacional pré-pago. É algo diferente ao cartão de crédito tradicional. No pré-pago você “coloca” dinheiro nele para usar no exterior. Você, ainda no Brasil, carrega uma quantidade de dinheiro nesse cartão, algo que pode ser feito no seu banco mesmo ou numa agência de viagem. Nessas operações a cotação utilizada é a do dia que você abasteceu o cartão, então vale a pena ficar de olho na cotação para ver se ela varia muito de um dia para outro. Um ponto importante é que ao abastecer esse cartão você também paga o IOF, porém é uma forma segura de levar o seu dinheiro para a sua viagem e principalmente de controlar os gastos. Uma vez que o saldo do cartão acabar você não vai poder mais gastar.

Nós recomendamos muito que você leve um cartão internacional para a sua viagem para Buenos Aires. Mesmo se você planeja pagar tudo em dinheiro, leve o cartão desbloqueado, afinal pode surgir um imprevisto, uma jaqueta de couro em oferta e você não ter o dinheiro suficiente para isso. Ou você pode calcular mal seus gastos e ficar sem dinheiro no meio da viagem. Nesses casos o cartão de crédito é uma boa saída.

6. Mas é melhor levar dinheiro ou cartão de crédito internacional?

O que recomendamos é levar os dois! Nós quando viajamos fazemos um cálculo e levamos em dinheiro vivo cerca de 60% a 80% dos gastos que planejamos ter (excluído obviamente passagens e hotel). Também levamos o cartão de crédito internacional já desbloqueado para gastar esse restante. Às vezes nem usamos, mas sempre levamos porque nunca se sabe. Outra dica é para quem tem mais de um cartão de crédito internacional: leva os dois na viagem, mas sempre deixe um separado do outro. Pode ser um na carteira do marido e outro no da mulher, um na carteira e outro no cofre do hotel. É importante que os cartões nunca estejam juntos em caso de uma emergência, seja perder a carteira ou ter a bolsa roubada por exemplo.

 

cartão de crédito em Buenos Aires

Uma coisa que quem quer usar mais o cartão de crédito em Buenos Aires precisa ter em mente é que alguns locais como restaurantes mais tradicionais, parques e museus aceitam apenas “efectivo” como eles dizem, ou seja, apenas dinheiro vivo, nada de cartão. Fique ligado!

E você, tá planejando levar cartão de crédito para usar muito em Buenos Aires ou prefere deixar apenas para casos de emergência? Quem já usou, como foi no fechamento do cartão? Conte nos comentários!

Veja mais posts sobre gasto de dinheiro em Buenos Aires

Lista de endereços de Casas de câmbio em Buenos Aires

É melhor levar reais ou dólares para Buenos Aires?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários

Curtiu? Comente aí!