Casa Rosada em Buenos Aires

A Casa Rosada é um ícone de Buenos Aires quase tão importante quanto a famosa Casa Branca americana.

Como era de se esperar, ela é um ponto praticamente obrigatório para os turistas de primeira viagem que vão a Buenos Aires.

Ela é, realmente, um dos pontos turísticos de Buenos Aires mais visitados, recebendo milhões de visitantes por ano. Os turistas podem simplesmente vê-la pelo lado de fora, tirar as icônicas fotos, ou fazer uma visita guiada e entrar também no Museu Casa Rosada.

Normalmente, a visita à Casa Rosada é feita no mesmo dia que o visitante conhece a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, afinal um fica pertinho do outro, ambos de frente para a Plaza de Mayo.

Pode ser um ponto turístico bem clichê, mas a sede do governo argentino e a Plaza de Maio são muito importantes na história da Argentina, impossível de deixar de lado.

Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)

Casa_Rosada_2
A Casa Rosada em Buenos Aires com sua cor característica

Casa Rosada Argentina

É na Casa Rosada que todo o Poder Executivo do país atua. É ali que o Presidente da República da Argentina exerce suas funções. Sendo assim, além de histórico o prédio tem grande importância para o país.

Também chamado de Casa do Governo, por causa da sua arquitetura e toda a importância histórica, a construção foi declarada “Patrimônio Histórico Nacional da Argentina”.

Aqui nós vamos falar sobre:

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


História da Casa Rosada

No local onde se encontra hoje a Casa Rosada já foram erguidas diferentes sedes para as sucessivas autoridades políticas que governaram o país.

Após fundar a cidade em 1580, Don Juan de Garay mandou construir o edifício que ficou conhecido como “Fortaleza Real de San Juan Baltasar da Áustria” ou “Castelo de San Miguel “.

O chefe de governo seguinte, Fernando de Zárate, em 1595 decidiu construir muralhas de 120 metros de comprimento, um fosso e também uma ponte levadiça.

E, no começo do século XVIII, o local se tornou um verdadeiro forte, de alvenaria, cujas paredes e baluartes duraram até a sua demolição, um século e meio mais tarde.

Depois disso, a Casa em si passou a ser a residência de governadores e vice-reis espanhóis, até o Primeiro Presidente da Argentina, Bernardino Rivadavia.

Com pouquíssimas reformas, estava abandonada e parcialmente demolida até que Bartolomé Mitre – presidente da Argentina de 1862 a 1868 – assim que assumiu a presidência se instalou com os seus ministros, e restaurou a antiga residência oficial do forte.

Depois dele, veio o presidente Sarmiento, que decidiu “embelezar” a casa do Poder Executivo Nacional, construindo jardins e pintando as fachadas de rosa.

Desde então, existe uma tradição na Argentina de pintar de rosa vários prédios públicos.

Sarmiento ordenou, ainda, a construção da sede dos Correios e Telégrafos, em 1873.

O próximo presidente, Julio A. Roca, alguns anos depois decidiu construir o Palácio do Governo definitivo como um prédio semelhante Palácio de Correos, e vizinho a este.

Em 1886, ambos os edifícios foram finalmente unidos pelo pórtico que hoje constitui a entrada da Casa Rosada, que fica em frente à Plaza de Mayo, dando a cara do que hoje é a sede do governo, desaparecendo os últimos recintos do antigo Forte.

Deste, somente algumas paredes e uma canhoneira permanecem como testemunhas do passado.

Menu – Topo

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

Hotel com desconto e pagamento parcelado

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no El Quarto, uma plataforma brasileira onde você consegue os melhores preços. E mais: ganhe 5% de desconto usando o nosso cupom AIRESBUENOS, pague com PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito. O bom é que em praticamente todos os hotéis é possível cancelar ou alterar datas sem custo.

Reserve aqui!!!


Onde fica a Casa Rosada

O endereço é Calle Balcarce, 50.

Mas, chegando na Plaza de Mayo você já vê de longe a construção rosa, pois ela fica bem em frente.

Como chegar a Casa Rosada

Tem várias estações de metrô lá perto da Casa Rosada, que você pode pegar dependendo de onde você estiver e saltar lá perto:

  • Plaza de Mayo da linha A (azul)
  • Leando N. Além da linha B (vermelha)
  • Estação Catedral da linha D (verde)

Indo de ônibus existem inúmeras linhas que param pelo local:

  • 2, 4, 6, 20, 22, 24, 28, 29, 33, 50, 56, 61, 62, 64, 74, 91, 93, 99, 105, 109, 111, 126, 130, 140, 142, 143, 146, 152

Menu – Topo

Carro Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

 

Horário de funcionamento

A Casa Rosada fica aberta a visitação aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.

Já o Museu do Bicentenário funciona de quarta a domingo, também das 10h às 18h.

Como é a visita guiada

A Casa Rosada oferece visitas guiadas gratuitas aos visitantes que desejam conhecer um pouco mais do passado e da arquitetura da construção.

Esse passeio passa por diversos salões conhecidos como é o caso do Salão dos Cientistas Argentinos do Bicentenário, Salão das Mulheres Argentinas do Bicentenário da construção, etc.

Para visitar é preciso reservar no formulário do site oficial indicando a data, horário e quantidade de pessoas. É possível reservar no máximo para 5 pessoas.

No dia do passeio chegue 20 minutos antes do seu horário e leve seus documentos.

Menu – Topo

Confira => Passeios em Buenos Aires

Casa_Rosada_3
O interior da Casa Rosada

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Museu Casa Rosada

Antes chamado Museo del Bicentenário, o Museu Casa Rosada tem a entrada bem ao lado do palácio de governo argentino e sua exposição permanente é recheada de objetos de época e restos arqueológicos de Buenos Aires.

Há objetos dos antigos governantes, fotos, carruagens lindíssimas e muitos outros itens. Lá tem também o famoso mural do artista mexicano David Alfaro Siqueiros chamado “Exercício Plástico”.

O museu tem também algumas exposições temporárias que procuram focar em temas vinculados à vida dos argentinos. Como forma de incentivo à arte, eles possuem um espaço para a realização de diversas atividades culturais.

Menu – Topo

Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)

museu casa rosada
Uma parte do interior do Museu

Ele foi inaugurado em 2011 com o nome de Museu do Bicentenário.

O lugar sempre chamou atenção pela sua história e também pela tecnologia. De longe é o museu histórico mais moderno de Buenos Aires, com vários murais e telas interativas.

O contraste da tecnologia com as ruínas do antigo prédio, o forte de Buenos Aires, onde foi construída a Casa Rosada, é interessantíssimo.

Menu – Topo

Confira => Passeios em Buenos Aires

museu casa rosada
Entrada do Museu Casa Rosada – Foto: Jornal La Nación

No seu acervo estão milhares peças históricas e artísticas que vão desde os tempos coloniais até a atualidade, com destaque para os 200 anos da República Argentina.

Detalhe para itens usados por presidentes, como o bastão presidencial, que é usado nas cerimônias de posse, a cadeira presidencial, carros, carruagens e outros presentes que os governantes doaram para o Museu.

Menu – Topo

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

museu casa rosada
Tem Perón e tem Evita! Não pode faltar. Foto: Wikipedia

O Museu Casa Rosada não é muito grande. A visita geralmente é rápida e nada cansativa. O lugar é lindo e rende fotos hermosas. Recomendamos muito em dias chuvosos ou para quem está passeando pelo centro da cidade.

Vale a pena ir ao Museu para conhecer melhor um pouco sobre a história da Argentina.

E o melhor de tudo é que a entrada é gratuita!

Menu – Topo

Delícia => Aventura gastronômica por Buenos Aires (3 horas)

casa rosada

Museu Casa Rosada – Informações úteis

  • Endereço: Av. Hipólito Yrigoyen 219 – Embaixo da Casa Rosada, com entrada pela direita na Rua Hipolito Yrigoyen de quem vê o prédio de frente.
  • Como chegar: Linhas de metro D, A e E tem estação na Plaza de Mayo
  • Funcionamento: Aberto de quarta a domingo, das 10h às 18h horas.
  • Preço: Gratuito
  • Site: Museu Casa Rosada

Imperdível => Show do Tango Porteño (com jantar opcional)

casa rosada

Bom, se você já conhece a Casa Rosada talvez esse seja um ponto turístico que você pode deixar de lado em sua próxima viagem para Buenos Aires, mas caso nunca tenha visitado a cidade, é importante conhecer o local, tirar uma fotinho e descansar um pouco em frente, na Plaza de Maio.

O melhor mesmo é aproveitar o passeio completo, conhecendo o Museu e fazendo a visita guiada. Aproveite o dia para conhecer o Centro e dar uma caminhada pelo finalzinho da Calle Florida!

E quem aqui já foi na Casa Rosada? O que achou de lá?

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

Menu – Topo

Outras dúvidas:

Por que a Casa Rosada é rosa?

Por conta da tinta que se utilizava à época de sua pintura, feita pelo presidente Sarmiento em 1873, quando misturava-se cal com gordura de vaca, a qual levava um pouco de sangue, deixava as paredes com a cor rosa.

Onde fica a famosa Casa Rosada?

Veja aqui onde fica a sede do governo argentino.

Como visitar a Casa Rosada?

Você pode só vê-la por fora, fazer uma visita guiada pelos seus cômodos ou, ainda, visitar o Museu Casa Rosada.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

38 comentários em “Casa Rosada em Buenos Aires”

  1. Bom dia!

    Durante a visita pode tirar fotos?

    Responder
  2. Não tenho dni somente rg. É possível cadastrar no site pra reservar o passeio?

    Responder
  3. Estou tentando fazer a reserva para a visita guiada na Casa Rosada, mas não consigo, porque o formulário indica que o número do celular está incorreto. Será que estou colocando o número no formato errado? Alguém pode me ajudar?

    Responder
    • Também estou tentando fazer a reserva para visita guiada, mas está dando erro no numero do celular. Por favor, alguém ajude!!

      Responder
      • Camila, coloque qualquer numero entao. um que comece com 11 e depois mais 8 digitos

        Responder
        • Nao deu certo a dica, Túlio. Alguém conseguiu arrumar esse erro do celular? Não consigo fazer a reserva, q coisa…

          Responder
          • Oi, Carly! Realmente nao sei entao. Pode ser erro do site

      • Oi Camila, estava na mesma situação que você há vários dias, pois coloquei um número qualquer e não conseguia.
        Porém, num dado momento alterei o nome de meu filho João para Joao, sem o acento e tcharam… consegui!!!
        Seguindo a “regra” do código de área 11 e qualquer número, 8 dígitos, para o celular.
        Boa sorte!!

        Responder
      • Olá Camila,

        Conseguiu resolver o erro no campo “Celular”?
        Também não estou conseguindo cadastrar.

        Obrigada

        Responder
      • Camila, boa tarde!

        Conseguiu fazer o cadastro? Não estou conseguindo de jeito nenhum…

        Responder
    • Olá Yara,

      Conseguiu resolver o erro no campo “Celular”?
      Também não estou conseguindo cadastrar.

      Obrigada

      Responder

Deixe um comentário