comida em buenos aires

Comida em Buenos Aires: 15 delícias que você precisa provar

Comida em Buenos Aires é certamente algo que não falta! A capital argentina é uma cidade onde podemos fazer uma verdadeira viagem gastronômica pelas raízes portenhas. Por isso hoje vamos falar sobre 15 delícias que você precisa provar quando conhecer a terra dos hermanos.

Se você precisa de uma ajudinha no seu roteiro de viagem, recomendamos os nossos guias de viagem em e-book. Eles contam com 4 dias de passeio, com sugestão de restaurantes e também mapas, algo bem útil para se locomover pela cidade. O Guia Básico: 4 dias em Buenos Aires traz os principais pontos turísticos da cidade e o Guia Lado B dos pontos turísticos de Buenos Aires foca na parte não tão conhecida pelos turistas, algo mais da alma do portenho!

Comida em Buenos Aires: 15 delícias que você precisa provar

1. Alfajor
Não precisa ser Havanna, saiba que nos kioskos você encontra diversas marcas deliciosas e com um preço mais camarada. Aproveite e coma bastante alfajor, de todos os sabores possíveis. Chocolate, doce de leite, mousse, cobertura branca… Deixe a dieta de lado e apenas coma. Vale a pena também levar como lembrancinha para os parentes e amigos. A marca Jorgito é bem boa e você encontra facilmente nos supermercados. Outra marca, que é melhor que o famoso Havanna segundo nós, especialistas desse blog que não é culinário, é a El Cachafaz! Você precisa experimentar!

2. Doce de leite
O doce de leite argentino é bem diferente do que estamos acostumados a comer no Brasil. Ele parece ter menos leite e açúcar, além de ter uma cor mais dourada, então recomendamos que você compre ao menos uma lata de doce de leite para tirar suas conclusões. Algumas marcas que gostamos bastante são El Cachafaz, Havanna, San Isidro Labrador, La Serenísima.

comida em buenos aires

3. Carne argentina
Já temos um post que é um verdadeiro guia da carne argentina. Os cortes por esses lados são diferentes, não temos filé mignon nem picanha, mas a carne daqui é uma delícia! Um bife de chorizo ou um ojo de bife, ou até mesmo a entranha (sim, o nome é esse mesmo), são poucos exemplos do que esse país pode te oferecer! É importante escolher bem o restaurante para comer uma verdadeira parrilla, pois há alguns turistas que acabam se decepcionando. Um ponto que vale é ressaltar é que a comida em Buenos Aires tem pouco sal e tempero. É costume dos argentinos. Se quiser peça o saleiro para o garçom, assim como o molho vinagrete, chamado de salsa criolla, e o chimichurry.

comida em buenos aires

4. Empanada
Seria uma verdadeira falta de respeito visitar Buenos Aires e não comer ao menos uma empanada. Ela é outro item super fácil de achar, barato e que vale muito a pena experimentar. O restaurante San Juanino (Calle Posadas 1515, Recoleta) é um que vive cheio de locais e turistas, muito famoso por suas empanadas. Nós gostamos bastante do La Fachada (Araoz 1283, Palermo) e do El Origen del Sabor (Marcelo T Alvear 1589, Recoleta). Uma baratíssima é a Ricas Empanadas (Calle Lavalle 1755). Mas tem de todos os tipos e preços! Pode ser de carne, frango, queijo e até mesmo com um ovo em cima! Sim, e é uma delícia!

5. Vinho
Olha, não sei nem o que te dizer. Faltam palavras quando você olha aquela prateleira do super mercado e encontra tanto vinho bom por um preço tão acessível. Nessas horas que dá vontade de morar em Buenos Aires. A uva clássica argentina é o Malbec da região de Menzoa. Não deixe de provar também o vinho branco da uva Torrontés, da região de Salta. Claro que como sábias pessoas vamos comprar vários para levar para o Brasil, não é mesmo? Veja mais no post Onde comprar vinhos baratos em Buenos Aires.

6. Medialuna
Parece um croissant, mas não é! A massa é diferente e não tem muito o que explicar sobre esse pãozinho lindo que parece uma meia lua! Normalmente você encontra dois tipos de medialuna, a feita com manteiga e outra feita com gordura. Há outras ainda que são chamadas de facturas e são recheadas de doce de leite!

comida em buenos aires

7. Sorvete
Se você visita Buenos Aires no verão, aproveite para tomar bastante sorvete. Se você visita Buenos Aires no inverno, aproveite também para tomar bastante sorvete! Sério, não importa a estação, tome bastante sorvete na Argentina porque é simplesmente muito melhor que no Brasil.  O objetivo da sua viagem mudou, não é conhecer pontos turísticos e sim todos os sabores diferente que os sorvetes argentinos têm! Saiba mais no nosso post: 5 sorveterias em Buenos Aires melhores que a Freddo.

8. Pizza
A pizza da Argentina é bem diferente da pizza do Brasil. Não é nem melhor nem pior, apenas diferente. A massa é mais grossa, parece que colocam o triplo de queijo e os sabores no geral são sempre clássicos. Nada de comer pizza de strogonoff, por exemplo! Na Av. Corrientes você vai encontrar diversas pizzarias. Gostamos muito da Güerrín, El Cuartito e da El Imperio de la Pizza, que ficar no bairro da Chacarita. Para aqueles que não querem gastar muito o paraíso é a Pizzaria Ugi’s. Resumindo, você simplesmente não pode voltar para o Brasil sem experimentar ao menos um pedaço da pizza argentina!

comida em buenos aires

9. Fernet com coca
Esse drink é tão especial que é um verdadeiro ícone do povo argentino. Ele pode ser preparado com coca-cola, refrigerante de pomelo ou soda de sifão. Todo boteco que se preze tem ele no cardápio pois o fernet está presente em todo happy hour. Vale a pena experimentar e saber como os hermanos enchem a cara! Leia mais no post 5 bares de Buenos Aires para tomar bons drink.

 

10. Café
Em Buenos Aires é preciso saber muito bem onde tomar o café. Os cafés notáveis, famosos por sua história e arquitetura, no geral não servem um café bom mesmo. O local mais famoso da cidade é o Café Tortoni, com o seu conhecido churros. É bem turístico, mas ao mesmo tempo obrigatório. Outro lugar lindo é a Confiteria Las Violetas. Nós amamos de paixão o café onde terminamos o nosso Tour Lado B, chamada Lab Coffe Shop. Eles servem um cookie que vai deixar saudades em quem experimentar. Além disso há outras lindas cafeterias espalhadas pela cidade.

lab coffee buenos aires

11. Picada
A picada serve muitas vezes como entrada em uma refeição, e se ela for bem grande serve até mesmo como a refeição em si. Ela é uma tábua de frios com diversos tipos de queijo, salames, azeitonas, presunto cru, pães, etc. Normalmente é acompanha por uma cerveja, fernet ou vinho. Recomendamos muito que você sente num bar com uma boa companhia, peça uma bebida e uma picada para entender um pouco da buena onda que corre no sangue dos portenhos. Uma picada que amamos é a do El Hipopótamo, um café notável e super antigo que fica na Av Brasil 401, esquina Calle Defensa.

12. Cervejas especiais
Buenos Aires está com uma linda e gostosa moda, a da cervejas especiais. Nos bairros de Palermo e San Telmo principalmente há diversos bares com esse foco, com vários qualidades de cervejas artesanais. Há lugares em que existe degustação de cervejas para você sair tomando um pouco de todas, mesmo que andando um pouco torto na volta para o hotel. Fizemos o post 5 lugares para tomar cervejas especiais em Palermo para você saber aonde ir.

cervejaria drafters

13. Sanduíche de miga
Um sanduíche que faz parte da cultura argentina e de muitos piqueniques é o de miga. Ele é feito em camadas de pão, presunto, queijo e o que mais você quiser: tomate, maionese, alface, etc. É algo mais leve, ótimo para o verão. Explicando assim parece sem graça mas é viciante.

comida em buenos aires

Foto: Planeta Joy

14. Choripan
Pão com linguiça, tem como ser ruim? Ainda mais com um tempero típico argentino? Um lanche rápido, delicioso e barato! Ele pode vir incrementado com presunto, queijo e ovo. Você vai encontrar muitos na Costanera Sur, em Puerto Madero. Vai ser a ocasião perfeita para deixar o luxo de lado e comer algo das barraquinha de rua. Outro lugar sensacional que está revolucionando essa comida de rua portenha é o Chori (Calle Thames 1653). Mais sobre ele no post Chori, o choripan moderno de Palermo.

comida em buenos aires

15. Milanesa
O prato feito portenho é uma grande milanesa com purê de batatas, ou fritas se preferir! Vale a pena experimentar em algum almoço da sua viagem. Saiba de antemão os tipos de milanesa mais comuns: pura, napolitana (coberta com queijo e presunto), provenzal (temperada com alho e salsinha), rellena (rechada e enrolada com presunto e queijo) ou a la suiza (coberta por um creme branco). Existe até uma rede de restaurantes com várias filiais focadas só nisso, El Club de la Milanesa! No site deles tem endereço de todos os locais.

comida em buenos aires

Deu pra planejar bem suas refeições? Depois de tanta comilança nada melhor do que flanar pelas calles portenhas!

Mais sobre comida e viagens em Buenos Aires

Veja todos nossos posts sobre Comida e Restaurantes

Descubra os passeios do Aires Buenos Tour, que sempre envolvem comida

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários

  1. alexandra

    Olá, segui muitas das dicas, foi uma viagem maravilhosa. Quanto ao alfajor o tanguito na minha opinião é muuuito mais gostoso.
    Também fomos no El Sanjuanino, vale a visita , se for possivel reserve a mesa antes , amargamos uns bons 30 minutos do lado de fora e sinceramente achei uma empanada no mercado de San Telm , muito mais gostosa.

Curtiu? Comente aí!