qatar airways

Como é viajar de Qatar Airways para Buenos Aires

Post atualizado em

Em quase 10 anos de Buenos Aires já cansamos de fazer o trajeto Guarulhos – Ezeiza. A que mais pegamos é a GOL, mas já fizemos de TAM, LAN, Turkish, Aerolineas e até a falida uruguaia Pluna.

Dessa vez foi a vez de testar a Qatar Airways e no final não deixei de me perguntar: por que demorei tanto para voar na melhor companhia aérea do mundo? Veja também nosso post Como é voar pela Classe Executiva da Qatar Airways.

Como é viajar de Qatar Airways para Buenos Aires

A Qatar Airways faz parte do trio de companhias aéreas que fornecem o melhor serviço para Buenos Aires junto com a Turkish Airlines e a Emirates. Todas operam do aeroporto de Ezeiza, todas são Boeing 777-200LR

Entre todas essas ótimas empresas, a Qatar consegue ser simplesmente a melhor! Não é só a gente que diz isso. A companhia foi eleita em 2015 pelo Skytrax Awards, o Oscar da aviação, como a melhor do mundo! Só para ter uma ideia a melhor da América Latina foi a LAN, em 32º lugar.

Compra

qatar airways

Brasileiros dando dinheiro para a Qatar pagar outros brasileiros

Comprei na Despegar, a Decolar aqui na Argentina, pagando um pouco com pontos do cartão de crédito e foi tranquilo. Consegui também marcar o assento do avião, escolhendo a janelinha.

Na média a Qatar tem preços mais caros que a GOL e TAM, por exemplo, mas justo para a minha data estava mais em conta. O jeito é ficar de olho nas promoções.

Check-in

Como cheguei cedo em Ezeiza fiz rapidamente o check-in. Tinha uma filinha que terminou rapidamente. Na volta foi a mesma coisa. Não tinha ninguém no guichê da Qatar no Terminal 3 de Guarulhos. Em poucos segundos já estava tudo pronto e despachado.

Aproveitei para pedir para marcarem minhas milhas no programa da American Airlines, como ambas empresas fazem parte da Aliança Oneworld dá para fazer isso. Confesso que somos meio manés quanto a milhas, precisamos melhorar muito nisso.

Avião

qatar airways

O avião é um Boeing 777-200LR enorme, dividido em duas partes: primeira classe e o povão. Obviamente ficamos no povão, mas se compararmos com voos da Gol ou TAM, parecia mais um povão gourmet. Bem melhor.

A divisão de poltronas é de 3-3-3, o espaço para as pernas é também um diferencial, bem maior que as outras empresas.

Serviço de bordo

qatar airways

Salada de palmito, sobremesa, pãozinho e dentro da embalagem arroz e um strogonoff de frango.

A gente fica todo besta quando pega um voo onde servem jantar! Já estava até desacostumado. A Qatar serve um jantar bastante razoável, tanto na ida como na volta era um arroz com frango com molho que estava bastanta ok. Nada de garfo de plástico, tudo talher de verdade mesmo! Além disso eles tem uma extensa lista de bebidas. Dá pra pedir vinho tinto, branco, gim e até mesmo whisky. No meu caso pedi cerveja mesmo, aproveitando para tomar a australiana Foster.

Entretenimento

qatar airways

Rola ver filminho e série nas telas instaladas em todas as poltronas. É só configurar para português que você acessa fácil todas as opções, além também de poder acompanhar a situação do voo. Estava sem sono nenhum e vi um filme sobre a vida do Brian Wilson, do Beach Boys.

O voo em si

qatar airways

Foto da primeira classe da Qatar, aquela onde não voamos Jordan Tan / Shutterstock.com

Assim como Turksih e Emirates, o voo para Buenos Aires na verdade é a perna final de um longo voo. No caso da Qatar ele sai de Doha, seu hub mundial, vem para São Paulo e depois segue para Buenos Aires. Depois faz o caminho contrário, saindo de Ezeiza e parando em Guarulhos.

Ou seja, espere encontrar gente de todo mundo lá. Sempre que pego o voo em São Paulo nesse caso tem alguém bem folgadão na minha poltrona. No caso da Qatar eu cheguei e tinha uma senhora indiana toda esparramada, descalça com o pé pra cima. Pedi para mudar e ela saiu resmugando. Mas na hora de pegar a revista achei a meia da tia! Que horror! Fica complicado pagar uma passagem esperando ser bem tratado e você chega na sua poltrona e ganha uma meia chulézenta de presente.

Rolou um pouco de turbulência na saída de Buenos Aires. No resto foi tudo tranquilíssimo, dando até para cochilar.

Outros detalhes

Tanto em Ezeiza como Guarulhos a Qatar usa os terminais novos, muito mais modernos e com mais opções de comida.

O voo é diário. Sai de Guarulhos por volta das 18h, chegando em Ezeiza 20h50. Na volta sai 22h55 de Buenos Aires e chega em São Paulo 1h30 da manhã. Tem muita gente que acha o horário ruim, já eu acho sensacional. Nada como chegar num aeroporto vazio na madrugada! Menos fila da Polícia Federal, da Receita, tudo flui melhor.

Ao contrário do que comentamos no post sobre como é voar com a Turkish Airlines, a Qatar tem sim comissários de bordo brasileiros e gente que fala muito bem português. Uma das minhas principais críticas com a companhia turca era essa, o trajeto SP-BsAs é muito usado por brasileiros que nunca viajaram na vida e presenciei muita falta de entendimento entre passageiros e comissários por nenhum deles saber falar bem português.

Alguns leitores que compraram a passagem direto no site da Qatar Airways comentaram que no check-in em Guarulhos foi pedido o cartão de crédito usado na compra. Pelas dúvidas leve o cartão ou pelo menos um xerox dele. O mesmo é pedido às vezes na Turkish. No nosso caso, como compramos na Decolar, não foi preciso.

Conclusão

O título de melhor companhia aérea do mundo parece justíssimo para a Qatar. Sempre que a sua passagem estiver com um preço bom vamos preferir voar com eles. Recomendamos muito para ter uma experiência de voo das antigas, onde o passageiro é bem tratado!

Veja outros posts sobre aeroportos e companhias aéreas:

Voos para Buenos Aires, qual companhia aérea é melhor?

Como é voar pela Turkish Airlines

Aerolíneas Argentinas, como é viajar por essa companhia aérea

Viajando de Emirates para Buenos Aires.

Aeroparque ou Ezeiza, qual é o melhor aeroporto de Buenos Aires

Como ir do Aeroparque para o centro de Buenos Aires

Como ir de Ezeiza para o centro de Buenos Aires

 

Já voou pela Qatar Airways? Conte aí como foi nos comentários

Para comprar ingressos, transfer e passeios, conheça a parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires, um atendimento feito por brasileiros.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

 

21 comentários

  1. Pingback: O Aires Buenos e a Qatar Airways te dão 10% de desconto no seu voo | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  2. Henrique

    Quando você comprou as passagens já dava para escolher as poltronas? Comprei a minha para Buenos Aires pela viajanet e dizem que é para marcar o assento com 24 horas de antecedencia

    • Túlio Bragança
      Author

      como eu comprei pelo site Smiles nao deu nao. Geralmente qdo compra no site da Qatar direto rola marcar

  3. Pingback: Como é voar pela classe executiva da Qatar Airways | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  4. luzia

    oi é necessário o passaporte para este trajeto de SAOPAULO BSAS? ou pode se viajar apenas com o RG?

  5. julio y julia

    Ola, nos vamos e voltaremos de Qatar. Estaremos no centro próximo ao obelisco, e o voo sai do ezeiza. Que horas vc recomenda sair do centro para o aeroporto? (O voo é 23H)

    Abs!!

    • Túlio Bragança
      Author

      Recomendam chegar pelo menos 2 horas antes do voo. Para isso vc teria que sair umas 19h30 / 20h do centro

  6. clebison

    Olá, queria saber se a qatar pedi o passaporte no check in ou só a identidade mesmo? quais documentos são necessarios levar para o embarque? desde ja muito obrigado

    • Túlio Bragança
      Author

      Clebison, eles pedem o documento com o qual vc fez a compra. Se ao comprar vc indicou RG, pedem RG por exemplo.

  7. Pingback: Por que as passagens para Buenos Aires estão tão caras? | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  8. Pingback: Por que a gente prefere o Aeroparque de Buenos Aires? | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

    • Túlio Bragança
      Author

      Jaqueline, até onde sabemos são casos isolados, Melhorou muito ultimamente. De qualquer maneira a gente nunca despacha nada de muito valor nas malas.

  9. Thais

    Qatar é ótima!!! Mas no caso de mudança, a franquia de bagagem da Turkish é melhor (2x32kg)… E a comida da cia turca, para o meu paladar, é mais gostosa. Uma dica, quando procurarem por decolar, se houver uma diferença pequena no valor sem taxas na página inicial, veja o valor final, quando eu morava no Brasil notei que as taxas da Qatar e da Turkish são mais baratas que as da Gol e Tam, já rolou até quase 200 reais no valor final.

  10. Rafael Eduardo

    Eu e minha namorada pegamos uma promoção tbm! Vamos agora no fim de outubro! Estamos ansiosos para conhecer a companhia, e claro, pela viagem tbm!! Rs Muito bom compartilhar a experiência.

    Ahhh, nos vemos no Tour Lado B!!! Até logo!!!

  11. Consegui um precinho camarada e vou voar de Qatar no final do ano! Iuhuuu!!
    P.S.: Ja voei com a Turkish algumas vezes, daqui pra SP e até a Turquia tb. Claramente é melhor que Gol, mas os comissários são um pouco brutos às vezes e no trajeto mais longo vira farofada. E eu tenho trauma porque já perdi voo de SP pra cá com eles e foram zero solidários 🙁

  12. Simplesmente a melhor, com comida de verdade e atendimento de primeira linha. O aspecto negativo é não aceitar pesos em reais na compra dos itens da sua revista

  13. Pingback: Viajando de Emirates para Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *