san pedro de atacama e salar de uyuni

Deserto do Atacama e Salar de Uyuni

Viajar pelo Deserto do Atacama e a região do Salar de Uyuni é algo que sempre quis, mas infelizmente nunca fiz. A Antônia Canto fez essa viagem e conta pra gente, dividido em três posts diferentes. Esse é o primeiro, os outros são: Roteiro San Pedro de Atacama e Roteiro Salar de Uyuni.

Além das fotos impressionantes de lindas, ela conta tudo com tanto entusiasmo que dá vontade de embarcar agora pra lá!

Deserto do Atacama e Salar de Uyuni

san pedro de atacama

Por Antônia Canto 

Se pudesse resumir em uma frase essa viagem seria: uma experiência transformadora.

De verdade.

O Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni são destinos para quem ama natureza e visuais impressionantes. São paisagens que encantam pela magnitude, pela diversidade e pela beleza.

Uma região que reúne dunas, formações rochosas incríveis, vulcões, lagoas, rios, salares e montanhas coloridas. Isso sem falar no céu, um espetáculo à parte. Não é por acaso que lá está a sede do ALMA, um dos mais importantes projetos de pesquisa espacial do mundo.

vale de la luna

O deserto do Atacama é considerado um local inóspito por ter 0% de umidade. Por causa dessa condição, em poucas horas sua pele fica completamente ressecada, então é necessário passar hidratante algumas vezes ao dia e beber muitos litros de água. Papo sério.

A altitude também pode causar náuseas e cansaço nos primeiros dias, principalmente se você seguir para a Bolívia.

Este não é um turismo de luxo nem de compras, apesar de ter algumas lojas e feirinhas de artesanato local. Mas é o local perfeito para repor as energias e relaxar.

san pedro de atacama

Os passeios não exigem grande condicionamento físico nem roupas especiais. Vá de tênis, leve casaco, uma garrafa de água, óculos escuros, protetor solar forte, protetor labial, hidratante e pronto.

A vila de San Pedro do Atacama é considerada um oásis, pois tem água potável, árvores e sombra. Um local simples e charmoso, com chão de terra e casas feitas de adobe (barro), que é o material mais comum na região. Pedaços de cactos secos também são usados no lugar de portas (isso porque os cactos do deserto tem cerca de 8m de altura).

Como Chegar em San Pedro de Atacama

san pedro de atacama

AVIÃO:

Depois de desembarcar em Santiago (Chile) é necessário pegar um outro vôo até Calama. Uma viagem com cerca de 1h15, operada pela LAN Chile ou Sky Airlines.

O vôo de Santiago para Calama não é barato. Se você comprar as passagens pela LAN Chile com um cartão de crédito de fora do Chile o valor fica em torno de R$800,00 (mesmo comprando com antecedência). Mas se você comprar usando um cartão do Chile esse preço cai pela metade. Foi o que fiz e não tive nenhum problema na hora de embarcar. Já a empresa Sky Airlines oferece alguns vôos mais baratos que a LAN.

ÔNIBUS:

Uma opção mais em conta é ir de ônibus, mas o trajeto leva cerca de 24 horas (passando por belas paisagens). A empresa Tur Bus vai até San Pedro e a Pulmann Bus para em Calama. A passagem custa cerca de R$130,00.

Transfer de Calama para San Pedro de Atacama

No aeroporto de Calama, logo no desembarque, há um balcão da Transfer Licancabur, que vende o traslado de van até San Pedro do Atacama. O trajeto dura 1h e custa cerca de 60 Reais. Lá mesmo você já pode comprar e agendar sua volta. Eles foram bem pontuais comigo. Além dela há outras empresas que também oferecem este serviço.

Hospedagem em San Pedro de Atacama:

san pedro de atacama

Se você for em época de calor é interessante que seu hotel/hostal tenha uma área aberta com bastante sombra ou até uma piscina. Os dias são muito quentes e alguns passeios acabam no meio da tarde, quando o sol ainda está muito forte. Então o melhor a fazer é relaxar no hotel/hostal. Já à noite a temperatura cai bastante e fica frio.

Eu fiquei hospedada no Sonchek Hostal, um lugar charmoso mas bem simples, com ótimo atendimento e bom preço (sem café da manhã). Recomendo.

DICA: fique hospedado nas ruas Caracoles (a rua principal), Gustavo Le Paige, Calama, Tocopilla ou Toconao, que ficam bem no centro da vila, assim você estará perto de tudo.

Restaurantes e vida Noturna:

Na vila há diversas opções de restaurante. O Adobe (Calle Caracoles, 211) é o mais requintado e caro, muito frequentado pelos turistas europeus. Mas há algumas ótimas opções com bons preços, como o restaurante Sol Inti (Calle Tocopilla, 432).

Há alguns bares mas nada fica aberto até tarde. Por isso as pessoas se reúnem à meia noite em frente ao restaurante Adobe, na esquina da Calle Caracolles com Calle Callejón Real, para saber qual é a boa. Sim, há festas e luaus no deserto, mas você precisa descobrir quando e onde acontecem.

Passeios em San Pedro de Atacama e Salar de Uyuni

san pedro de atacama

Como eu queria muito conhecer esse lugar, preferi passar uma semana para poder fazer todos os passeios que tivesse vontade. E vale a pena. As paisagens são incríveis.

Na vila há diversas agências de turismo com preços variados. Aconselho escolher uma boa, com bons guias, pois faz toda a diferença. Depois de pesquisar no Tripadvisor decidi pela “Turismo Layana” para os passeios em San Pedro e pela “Cordillera Traveller” para fazer o Salar de Uyuni – nesse caso é preciso reservar com antecedência para garantir seu lugar no veículo.

vale do arco iris

O atendimento que recebi nas duas agências foi excelente, os guias eram muito bem preparados, bons veículos e os passeios bastante organizados. Recomendo. Como fiz todos os passeios de San Pedro com a “Turismo Layana” eles me deram 20% de desconto.

Curtiu? Confira o post Roteiro San Pedro de Atacama e Roteiro Salar de Uyuni.

Veja mais fotos dessa e de outras viagens no Instagram dela: antoniacanto.

Fez alguma viagem incrível pela América do Sul e quer compartilhar com a gente? Mande um email para airesbuenosblog@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários

  1. Juliano Carlos

    Já fiz uma trip sulamericaca e incluía conhecer o Salar de Uyuni e o Atacama. Quem faz pelo lado chileno vale a pena ficar alguns dias em San Pedro e conhecer o deserto (opção que gasta-se mais grana). Quem faz o salar pelo lado boliviano (opção mais “roots” e barata), e não vai pro Chile, o ideal é fazer o tour de 3 dias pelo salar e ir embora de Uyuni o quanto antes. A cidade não tem nada para te oferecer e literalmente é o fim do mundo!
    Quando fui embora de Uyuni em direção ao norte da Argentina, foi uma das aventuras mais intensas que já passei na vida! Achei que aquele dia iria morrer! De Uyuni pra Tupiza e Villazon (fronteira boliviana com a Argentina) ou você vai de trem (duas vezes na semana) ou de jipe. Não tinha nenhum nem outro pra ir no dia! Acabamos fechando com um senhor para nos levar até lá no jipe particular dele. No meio da viagem descobrimos que o senhor nunca (NUNCA) tinha feito essa viagem e ele se perdeu no meio do deserto boliviano! Não existe estradas e indicações de placas. Ou você sabe o caminho ou não sabe! Fomos parar em uma pedreira abandonada no meio do nada, no meio da madrugada! Mas as forças dos mochileiros aventureiros estavam ao nosso lado, achamos uma alma boa no meio do nada, no meio da madrugada que acabou nos indicando o caminho certo pra chegar ao destino. Enfim, de Uyuni pra Villazon não são mais do que 230km. Levamos 12 horas pra fazer este trajeto! Ai na fronteira com a Argentina teve episódio de policial corrupto querendo grana pra deixar a gente sair da Bolivia e tudo mais, mas no fim deu tudo certo!
    O Salar foi umas das experiências mais surreais da minha vida. Se você já teve uma mínima vontade de conhecer e achou que não deveria ser legal, vai fundo que vale muito a pena conhecer a região!

    Juliano

  2. Pingback: Roteiro San Pedro de Atacama | Aires Buenos

  3. Pingback: Roteiro Salar de Uyuni | Aires Buenos

    • Ola, Fernanda! Foram 5 dias em San Pedro e 4 dias no passeio do Salar de Uyuni. Se depois do Salar de Uyuni você seguir pela Bolivia, então o passeio dura três dias (um dia a menos), pois nesse caso você não precisa voltar para San Pedro do Atacama (a volta leva umas 11h de carro).

  4. Patricia TQI

    Perfeito, amei o relato. Estou com minhas passagens compradas para Set/2015, com certeza as dicas são de grande valia. Obrigada!

  5. Tom Fonseca

    Antonia, É possivel conseguir um cartão do Chile para a compra das passagens morando aqui? Comprando la na hora consigo um preço melhor também?

  6. Hamilton

    Olá Antonia, gostaria de saber qual valor pagou para fazer o passeio do Atacama para o Salar Uyuni?
    Estou na dúvida se vou pela Bolívia
    ou pelo Chile conhecer Uyuni

  7. Tulio, tem cidades bem proximas de BA para visitar e com preço bacana para descolar? ou tudo e mais distante?
    E qual a moeda mais utilizada por la o pesos argentino ou o dollar? o que me recomenda?

    • Túlio Bragança
      Author

      Moeda é peso mesmo. Cidades perto tem Colonia e Carmelo no Uruguai, na Argentina tem Tigre, San Antonio de Areco, La Plata, Tandil…

Curtiu? Comente aí!