Dicas de segurança em Buenos Aires: evite roubos, golpes e seja feliz

Buenos Aires é uma cidade relativamente segura se compararmos com qualquer grande capital brasileira, porém nos últimos tempos a coisa piorou um pouquinho.

Não é nada de preocupante para o turista, mas é preciso estar atento. A chance de você ser assaltado a mão armada em Buenos Aires é muito baixa. Aqui o turista sofre muito mais com golpes e trapaças. Os delinquentes se aproveitam de descuidos e BAM! Lá se vai uma carteira ou um telefone celular.

Certa vez fui ao consulado brasileiro aqui numa segunda-feira e me assustei. Havia uma fila enorme de brasileiros, exatamente turistas que tinham sofrido algum tipo de golpe no fim de semana. Para evitar ter que fazer fila no consulado, aqui vão algumas valiosas dicas.

Dicas de segurança em Buenos Aires

futeboleshowderock-5

Táxi

– evite tomar táxi na rua que não seja de nenhuma companhia de rádio táxi. É fácil perceber isso, todas as companhias tem um logotipo enorme nas portas traseiras do táxi. O ideal mesmo é ligar para o rádio táxi, assim as chances de você levar uma volta ou ganhar uma nota falsa é menor. Uso o Táxi Del Plata há mais de 10 anos e nunca tive problemas. Ou melhor, use aplicativos como Easy Taxi ou o próprio Uber.

– não pague a corrida com nota de 500 pesos. Há um golpe muito comum de taxistas que pegam sua nota e depois dizem que ela é falsa. Outro golpe é o cara dar troco com notas falsas, principalmente de noite quando você mal pode enxergar o dinheiro.

– Dê direções. Para evitar um taxista malandrão que quer te dar uma volta pela cidade, indique caminhos. Dê uma olhada antes e diga que avenida ele deve pegar. Por exemplo, se estiver indo para Palermo, peça para ele vir pela Avenida Córdoba.

– No aeroporto, não caia em papo de ninguém. Em Ezeiza pegue o Táxi Ezeiza, que é mais caro, mas confiável. No Aeroparque tente ligar para o rádio táxi, como já falamos no post específico.

No metrô

– Existe toda uma quadrilha de gente especializada em pequenos furtos dentro no metrô, principalmente na linha D, a verde. Segure bem as mochilas e bolsas, não tire os olhos! Cuidado extra com celulares. Desconfie se o metrô estiver vazio e a pessoa se aproximar muito. Uma vez um cara tentou abrir minha mochila, enquanto eu conversava tranquilamente. Fique de olho! Existe até um site que lista os suspeitos e coloca fotos dos delinquentes. Veja aqui.

No restaurante e em bares

– Mulherada, cuidado com as bolsas nas cadeiras. Seja a ceu aberto ou fechado, em lugar bom ou chique. Já vi casos de bolsas roubadas em praças de alimentação de shoppings e restaurantes bem bons. Não dá para bobear. Ojo!

Nas ruas

– Em Buenos Aires podemos andar tranquilamente pelas ruas na maioria dos bairros, mas não devemos dar sopa pro azar. Em Palermo, por exemplo, muita atenção cruzar a linha do trem muito tarde. Em San Telmo, a região do Parque Lezama de noite também pede mais atenção.

Simples, não é?

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

23 comentários em “Dicas de segurança em Buenos Aires: evite roubos, golpes e seja feliz”

  1. Oi Túlio
    Estou procurando informações sobre Buenos Aires e encontrei seu site
    Estou para fazer um intercâmbio e gostaria de saber quais seriam as principais recomendações além das já citadas
    Obrigada!

    Responder
  2. Estive em BAs semana passada com minha mãe. A cidade é linda e a comida excelente… Porém tbm fomos furtadas na região de San Telmo, pasme num domingo de manhã… 3 sujeitos jogaram uma gosma suja em mim e enquanto fui me limpar um deles veio me pedir informação, nisso os outros dois empurraram minha mãe e pegaram nossas bolsas… Ficamos sem nada no meio da rua, sorte q estávamos sem nossos passaportes! Tem que ficar espertos com as pessoas!! Detalhe, eles eram peruanos ou bolivianos… Fiquem atentos! Abraços

    Responder
  3. Olá Túlio
    Vou me hospedar no Dazzler Maipu durante a primeira semana de julho. A região é segura? Consigo caminhas por lá durante a noite? Ou seria melhor um Uber?

    Responder

Deixe um comentário