Edifício Alas, um bunker em Buenos Aires

Edificio Alas

Sempre que passo pela Avenida Leandro Além em Buenos Aires e olho para esse prédio, me sinto meio em Gotan City. Todo quadradão com seu estilo racionalista, como é o Kavanagh que já falamos aqui no blog, o Edificio Alas impressiona.

Durante muitos anos, entre 1950 e 1996, ele foi o prédio mais alto de Buenos Aires. Não é  à toa, são 42 andares de puro concreto. Diz a lenda que foi o primeiro da América Latina a passar de 40 andares.

Edificio Alas

Sua construção começou em 1951 e originalmente ele era chamado ATLAS, sigla de Agrupación de Trabajadores Latinoamericanos Sindicalizados S.A, que eram os responsáveis por ele. Como o presidente dessa associação era funcionário do então Presidente Perón, o edifício conta com umas surpresinhas. Uma delas é um bunker antinuclear no seu subsolo.

Antes de ser inaugurado ele foi expropriado e passou para as mãos da Força Aérea Argentina, que, além de terminar e acabar o edifício, mudou seu nome para ALAS.

O que me lembra Gotan City nele são essas várias partes, como se fossem corpos diferentes com alturas distintas. É uma beleza um tanto lúgubre que chama muito atenção na paisagem de Buenos Aires. São muitas linhas retas, muitas janelas e poucas delas aberats num um prédio com cara de poucos amigos.

O Edifício Alas fica na Leandro Alem, quase esquina com Avenida Córdoba, em pleno microcentro portenho.

Algumas fotos tiradas do ótimo Buenos Aires Photographer.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

2 comentários em “Edifício Alas, um bunker em Buenos Aires”

Deixe um comentário