Edifício Alas, um bunker em Buenos Aires

Edificio Alas

Sempre que passo pela Avenida Leandro Além em Buenos Aires e olho para esse prédio, me sinto meio em Gotan City. Todo quadradão com seu estilo racionalista, como é o Kavanagh que já falamos aqui no blog, o Edificio Alas impressiona.

Durante muitos anos, entre 1950 e 1996, ele foi o prédio mais alto de Buenos Aires. Não é  à toa, são 42 andares de puro concreto. Diz a lenda que foi o primeiro da América Latina a passar de 40 andares.

Edificio Alas

Sua construção começou em 1951 e originalmente ele era chamado ATLAS, sigla de Agrupación de Trabajadores Latinoamericanos Sindicalizados S.A, que eram os responsáveis por ele. Como o presidente dessa associação era funcionário do então Presidente Perón, o edifício conta com umas surpresinhas. Uma delas é um bunker antinuclear no seu subsolo.

Antes de ser inaugurado ele foi expropriado e passou para as mãos da Força Aérea Argentina, que, além de terminar e acabar o edifício, mudou seu nome para ALAS.

O que me lembra Gotan City nele são essas várias partes, como se fossem corpos diferentes com alturas distintas. É uma beleza um tanto lúgubre que chama muito atenção na paisagem de Buenos Aires. São muitas linhas retas, muitas janelas e poucas delas aberats num um prédio com cara de poucos amigos.

O Edifício Alas fica na Leandro Alem, quase esquina com Avenida Córdoba, em pleno microcentro portenho.

Algumas fotos tiradas do ótimo Buenos Aires Photographer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários

Curtiu? Comente aí!