Epecuén, a cidade argentina que afundou e submergiu

Esse post é de uma convidada muito especial, a Fernanda Ilgenfritz. Gaúcha e moradora de Buenos Aires faz tempo, ela já foi minha colega de trabalho.

A Fernanda aproveitou uma folguinha no seu trabalho para contar aqui no Aires Buenos um pouco de um lugar incrível e único no mundo: Epecuén!

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

Epecuén, Argentina

Se você tem vontade de conhecer as ruínas de uma cidade abandonada, vá a Epecuén.

Se você gosta de lugares tranquilos e inóspitos, vá a Epecuén.

Se quer conhecer um típico e simpático pueblito argentino, vá a Epecuén – e hospede-se em Carhué.

Se você ama fotografar e quer assistir a um pôr do sol alucinante em uma paisagem impressionante, também vá a Epecuén.

Na verdade, se você gosta de tudo isso, não há motivos para você não ir a Epecuén o mais rápido possível.

Epecuén, Argentina

Passado de Epecuén

Epecuén foi um famoso balneário argentino nas décadas de 70 e 80. Seu lago atraía milhares de visitantes em função das propriedades terapêuticas de suas águas hipersalinas.

Quase todos os moradores do lugar, aproximadamente 1500 na temporada baixa, trabalhavam com turismo e tinham uma vida pacata durante o inverno e agitada durante o verão – quando a população chegava a 20 mil pessoas e o movimento gerava renda para o ano inteiro.

Até que em uma manhã de novembro de 1985, o dique de contenção que protegia a cidade do seu maior atrativo turístico estourou.

Epecuén, Argentina

Pouco a pouco, o lago cresceu e Epecuén foi sendo inundada. Os moradores tiveram quase trinta dias para abandonar suas casas, transportar tudo o que poderia ser transportado e ver a cidade desaparecer completamente, em uma espécie de morte lenta.

Até 1993 o lugar esteve completamente submerso por sete metros de água que um dia, também lentamente, começou a baixar.

Presente de Epecuén

epecuen

Quase 20 anos depois, o que sobrou de Epecuén finalmente voltou a brilhar sob a luz do sol e dos olhares embasbacados de turistas, fotógrafos e cineastas.

Mesmo depois de tanto tempo desaparecida, a cidade está lá: desconfigurada, amontoada, destruída e impressionante.

epecuen

epecuen

epecuen

A paisagem é quase monocromática, o cinza do concreto misturado ao branco do sal torna tudo meio bege. As árvores estão mortas, secas, brancas e, surpreendentemente, de pé.

A maioria dos edifícios desmoronou, mas alguns ainda têm formas reconhecíveis e outros apenas se amontoam na infinidade de escombros que chega até a linha do horizonte.

Em alguns casos, placas informam o nome dos proprietários e as antigas funções de cada imóvel que hoje dá forma a este espécie de cenário de guerra.

epecuen

epecuen

epecuen

Epecuén, Argentina, é um lugar único!

Legenda: A hora mágica de Epecuén: o pôr sol reflete no lago azul, que reflete no bege da paisagem, que reflete em não se sabe o quê e torna possível este espetáculo .

Futuro de Epecuén

Por enquanto, as Ruínas de Epecuén ainda são relativamente desconhecidas mesmo entre os argentinos, mas esta história deve mudar em breve.

O lugar já apareceu em filmes, documentários e é cada vez mais popular dentro e fora do país.

Em 2014 a Red Bull gravou um vídeo com o ciclista Danny MacAskill e fez um documentário sobre a cidade que é fantástico. Aperta o play!

O único habitante

Este mundo paralelo não seria o mesmo sem Pablo Novak. O senhor de 85 anos nasceu, cresceu e, pasmem, vive até hoje em Epecuén.

Quando a cidade foi inundada, ele era proprietário de um hotel e como a maioria dos habitantes do lugar, salvou o que pôde e mudou-se para Carhué, onde comprou uma casa para a família.

epecuen

Pouco tempo depois, Pablo decidiu voltar à sua cidade natal e instalar-se em uma casa muito próxima as ruínas, onde vive com seu cachorro Chozno.

Sem acesso à luz elétrica, ele nunca viu nenhuma das suas milhares de fotos já publicadas na Internet nem os filmes dos quais participou.

O documentário abaixo é um destes materiais ignorados pelo próprio protagonista, que mostra Epecuén antes e depois e a vida de Pablo em meio a tudo isso.

Documentário Pablo Novak

Vida prática: onde, como?

– Epecuén fica a 550 km de Buenos Aires. De carro, o trajeto entre a capital argentina e Carhué (cidade a 7 km de Epecuén) dura aproximadamente 7 horas. Em geral, a estrada está bem conservada e a viagem é tranquila, apesar do alto tráfego de caminhões.

– De ônibus a viagem dura entre 6 e 8 horas e custa aproximadamente 620 pesos (valor da passagem em junho de 2015).

– Hospedar-se em Carhué é a melhor opção. A cidade é um destes simpáticos pueblitos argentinos meio parados no tempo e cheios de pousadas, casas de aluguel e hotéis. Os preços são bons, os moradores são tranquilos e amáveis e a comida é deliciosa.

– A entrada às ruínas de Epecuén custa 25 pesos (valor maio de 2015) e o lugar pode ser visitado todos os dias até às 21h, ainda que não exista controle que lhe impeça de voltar a noite e fazer fotos surreais.

—————–

Incrível esse lugar! Muchas gracias por dividir com a gente esse texto e as fotos tão hermosas, Fernanda!

Veja também nosso post 10 pontos turísticos da Argentina.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

5 comentários em “Epecuén, a cidade argentina que afundou e submergiu”

  1. Túlio, estando em Carhué, qual forma de ir até as ruínas? Tem carro para alugar em Carhué?

    Responder
    • Oi, William! realmente nao sei. Vou perguntar

      Responder
    • William, falei com amigos que já foram pra lá e me contaram que existem 2 opcoes: onibus de linha ou remís, que é tipo um táxi com valor fechado. Vc pode falar onde estiver hospedado que eles sempre tem alguém para recomendar. Valeu

      Responder
  2. qual a companhia de onibus para ir de buenos aires até esta cidade?

    Responder
    • Oi, Camila. A empresa Pullman General Belgrano faz o trajeto da rodoviária do Retiro em Buenos Aires até Carhué, que é a base para vc depois visitar as ruínas

      Responder

Deixe um comentário