Feliz Aniversário, Obelisco!

Clássico

Amanhã, dia 23, o Obelisco completa 75 anos!

Essa grande cartão postal fálico de Buenos Aires possui várias historias bizarras. Boa parte da população era contra esse marco quando foi construído e por pouco ele não foi derrubado em 1939, três anos depois de sua inauguração. Na época diziam que ele era inútil, sem propósito.

O Obelisco fica bem no cruzamento da 9 de Julio com a Avenida Corrientes e marca o primeiro lugar onde a bandeira argentina foi hasteada. Diz a lenda que ele foi construído em tempo recorde, pouco mais de um mês, e fazia parte de um plano de transformação da cidade de Buenos Aires. Nos anos 30 grandes avenidas foram abertas, como  a 9 de Julio, as Diagonais Sul e Norte, e a Corrientes recebeu uma bela reforma.

Hoje é símbolo da cidade e do país, amado pela população e um verdadeiro sinônimo de Argentina. E para contrariar os porteños dos anos 30, que falavam que o Obeliscão não servia para nada, esporadicamente o monumento é usado para alguma causa ou manifestação. Em 2005, por exemplo, colocaram uma camisinha gigante nele, que fazia parte de uma campanha contra Aids.

Para saber mais sobre o Obelisco veja a matéria no Clarín.

Um peruzão gigante no meio da 9 de Julio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *