Jauja

Helados Jauja, um paraíso

Se você perguntar por uma sorveteria em Buenos Aires, é provável que te recomendem a Freddo. Mas, se você perguntar pela MELHOR sorveteria de Buenos Aires, aí é certeza que vão te recomendar a Jauja. Pelo menos os mais bem informados 🙂

Em Espanhol, Jauja quer dizer “paraíso”, “maravilha”. Existe até uma expressão, “¡esto es Jauja!“, que significa algo como “Isso sim é que é vida!”.

Depois deste pequeno preâmbulo linguístico, vamos ao que interessa: os sorvetes artesanais e sensacionais dessa heladería que já encabeçou nossa lista de preferidas da capital.

JaujaHelados Jauja, um paraíso

A marca nasceu nos anos 90, no Vale de El Bolsón, na região da Patagônia Argentina, perto da cordilheira dos Andes. Por que seus sorvetes são diferentes? Porque o método de preparo é 100% natural e artesanal (não utiliza corantes ou conservantes artificiais), e porque tem como matéria-prima frutos silvestres da Patagônia Argentina e Chilena.

É sua chance de provar espécies nativas como maqui, murta, calafate e sauco, frutinhas pequenas e geralmente ácidas (do tipo berry) que não existem no Brasil.

Jauja

Sorvetes de frutas sempre são os meus preferidos, mas aqui na Argentina costumam ser insossos, doces demais ou muito artificiais – já aprendi que o melhor é ir de dulce de leche, mesmo. Mas isso era até eu conhecer a Jauja.

Além de frutas exóticas, eles também utilizam leite de ovelha, leite orgânico de vaca e até pétalas de flores! E ainda tem umas combinações incríveis, como Doce de leite com ameixas ao rum, Limão com Melissa e Anarangibre (mousse de abacaxi com laranja e pedacinhos de gengibre caramelizado).

Jauja

Pedi uma casquinha pequena (a menor custa $46 pesos) de Chocolate Profundo (maravilhosamente amargo) com Sauco de la pasión (mousse de maracujá e doce de sauco) e, juropordeus, foi uma experiência transcendental.

A marca está em Buenos Aires há cinco anos com uma filial em Palermo (Av. Cerviño 3901) e outra em Belgrano/Colegiales (Av. Federico Lacroze 2239). Também tem lojas em Bariloche, em outras cidades argentinas e, recentemente, abriu uma em Melbourne, na Austrália!

Jauja

(Foto: Minube)

Como os sabores são incomuns, eles não se importam se você quiser prová-los numa colherinha antes de decidir. Então, aproveite para descobrir os sabores da Patagônia e conte pra gente qual seu helado preferido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários

  1. Pingback: 101 Coisas para fazer em Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  2. Rafael

    A chuva caindo em BA e eu na jauja !!! Bom demais. Experimentem sauco de lá passion. Um pote grande com 3 sabores tá 100 pesos

Curtiu? Comente aí!