Jardim japonês de Buenos Aires, uma ilha nipônica em Palermo

Nasci e cresci numa cidade que até hoje vive sob o slogan marqueteiro de “Curitiba, capital ecológica”, mas sempre tive a impressão de Buenos Aires ser mais verde que minha terra natal. É uma impressão bem errada, na verdade: enquanto Curitiba tem cerca de 65 metros quadrados por pessoa de área verde, na capital portenha este índice mal chega a dez, sofrendo para cumprir com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Mas aí você caminha por uma avenida como a Las Heras e pensa: “nossa, como essa cidade é arborizada!”.

De todos os modos, aqui a distribuição de parques é bem desigual, já que a maioria fica no privilegiado bairro de Palermo. E o Jardim Japonês de Buenos Aires não é exceção.

Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)

Jardim japonês de Buenos Aires

jardim japones de buenos aires

Localizado nas redondezas do Parque 3 de febrero, mais conhecido como Bosques de Palermo, o Jardim Japonês de Buenos Aires foi inaugurado para marcar a primeira visita de um membro da família imperial à Argentina, em 1967.

Atualmente, é considerado o maior jardim japonês do mundo fora do Japão.

jardim japones de buenos aires

O espaço é um complexo ambiental e cultural com muita coisa para se fazer, desde passear por suas pontezinhas bucólicas sobre o lago Tokyo até comprar um bonsai no viveiro Kadan, ou mesmo tomar chá na Chashitsu, casa tradicional onde a bebida é servida cerimoniosamente, à maneira oriental.

Tudo ali exala calma e paz interior, menos as crianças e os turistas barulhentos que ficam simplesmente enlouquecidos com as carpas – há lojinhas vendendo ração especial para elas, que comem feito loucas e são, definitivamente, os peixes mais gordos e coloridos que já vi.

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

jardim japones de buenos aires

Como neste feriado acontecia o festival de cultura japonesa Nihon Bunka Matsuri, havia um batalhão de gente fazendo fila para ver shows musicais, apresentações de karatê e aikidô – sem falar na fila do sushi -, mas geralmente o Jardim Japonês é um lugar muito zen e silencioso, apesar de ficar entre duas vias movimentadíssimas, como a Figueroa Alcorta e a Avenida del Libertador.

Ali também funciona um restaurante de culinária japonesa – dos melhores da cidade, dizem – para almoço e jantar, aberto diariamente, menos às terças (nos finais de semana, é bom reservar).

O parque ainda conta com um mirante, centro cultural, biblioteca especializada e lojas de artesanato, onde é possível comprar tsurus e tirar a sorte no Omikuji, oráculo da sorte cujas mensagens em pedacinhos de papel são amarradas num varal ao final da visita.

Confira => Passeios em Buenos Aires

jardim japones de buenos aires

jardim japones de buenos aires

O ingresso para o Jardim Japonês custa pouco mais de 15 reais, e é com essa cobrança que a Fundación Cultural Argentino-Japonesa financia o parque, já que o mesmo não recebe subvenção nem do governo japonês, nem do argentino ou da cidade de Buenos Aires.

Para quem gosta de ter contato com a natureza e com outras culturas, é um lindo passeio.

Lá também é um ótimo lugar para um pedido de casamento em Buenos Aires.

O Jardim fica pertinho do Rosedal e dos Bosques de Palermo! Aproveite e visite tudo junto!

Como chegar ao Jardim Japonês

O Jardim Japonês de Buenos Aires fica na Av. Casares 2966, Palermo.

A estação de metrô mais próxima é a Scalabrini Ortiz, cerca de 8 quarteirões (mais ou menus uns 10 minutos andando).

Ou você pode ir de ônibus. Algumas opções são:  15, 37, 59, 60, 67 e 93.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

4 comentários em “Jardim japonês de Buenos Aires, uma ilha nipônica em Palermo”

  1. Olá. Estive aí semana passada e o ingresso está custando 120 pesos. 🙂

    Responder

Deixe um comentário