Farmácia La Estrella

La Estrella, a farmácia que é um museu

A Revolução de Maio já estava quase completando 25 anos e era inimaginável que a capital argentina ainda não tivesse nenhuma farmácia.

Foi então que, em 1834, o ex-presidente Bernardino Rivadavia convocou o bioquímico Pablo Ferrari para fundar La Estrella, pioneira no país e uma das mais importantes da América do Sul, no século passado.

La Estrella, a farmácia que é um museu

Farmácia La Estrella

Quem passa pela esquina das calles Defensa e Alsina, em Monserrat, fica indeciso se compra uma aspirina ou tira uma foto. É que a La Estrella, apesar de vender fraldas Pampers e pastas de dente Colgate, é uma espécie de museu vivo, já que preserva seu mobiliário de nogueira entalhado, seu piso de mosaico e muitos objetos da época. Mármore de Carrara, cristais de Murano, cerâmicas maiólicas de Veneza e afrescos do artista Carlos Barberis são alguns detalhes que ainda impressionam quem entra ali.

Farmácia La Estrella

Os afrescos de Carlos Barberis.

 

Farmácia La Estrella

Repare no piso maravilhoso de mosaico italiano.

La Estrella foi a primeira fábrica de produtos químicos do país e a única na sua época a importar remédios. Em seu laboratório eram preparadas receitas argentinas clássicas, como o laxante Limonada Roge, os comprimidos para tosse Parodi e o tônico Hespiridina.

Farmácia La Estrella

A balança ainda funciona!

Conta-se que antigamente as farmácias ficavam em frente às igrejas para que os clientes pudessem chegar mais fácil, seguindo sua torre. É por isso que a La Estrella fica do outro lado da rua da Basílica San Francisco, de 1731. Cem anos antes, naquela mesma rua de pedras da farmácia, surgiria ali a primeira livraria de Buenos Aires, que, curiosamente, também funcionou como botica!

Farmácia La Estrella

Farmácia La Estrella
Defensa, 201, esquina com Adolfo Alsina – Monserrat

Veja mais dicas sobre o que fazer no Centro de Buenos Aires

Acompanhe todos os posts da Mariana Sanchez na seção Vida Portenha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *