MAMBA, Museu de Arte Moderna de Buenos Aires

É verdade que os museus portenhos mais badalados ficam nas imediações da Avenida del Libertador e da Figueroa Alcorta, entre Palermo e Recoleta. Mas, para mim, um dos mais interessantes está numa esquina movimentada da calle Defensa e a avenida San Juan, em San Telmo.

Em 2014, quando visitei pela primeira vez o MAMBA (Museu de Arte Moderna de Buenos Aires), lembro de ter visto duas mostras geniais: Habitat Sequences, do holandês Gabriel Lester (em que percorríamos aposentos minuciosamente decorados, na penumbra, guiados por luzes que se acendiam e apagavam arbitrariamente, em looping) e Detournalia, uma retrospectiva louquíssima do artista argentino Fabio Kaceros – desta, não esqueço de um filme intitulado “Créditos”, que nada mais era do que a lista dos nomes de todas as pessoas que o artista conheceu ao longo da vida, acompanhada de trilha sonora.

Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)

O MAMBA e a Menesunda

Mamba
Foto: Luiz Apolonio

O Museu de Arte Moderna de Buenos Aires foi criado em 1956, mas desde a década de 1980 tem como sede a antiga fábrica de cigarros Piccardo, com sua característica fachada de tijolos ingleses. Atualmente, conta com mais de sete mil obras no acervo, não somente de artes plásticas, mas também de fotografia, design e audiovisual.

O Mamba não é para qualquer público. Como todo museu dedicado às vanguardas artísticas, aqui é preciso estar receptivo às ideias dos artistas e disposto a refletir sobre o sentido das obras. Ou seja: provocar e incomodar fazem parte da experiência.

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

MAMBA, Museu de Arte Moderna de Buenos Aires
Foto: Divulgação

Aqui, você poderá conhecer a produção argentina das décadas de 1940 a 1960, além de obras nacionais e internacionais contemporâneas. E um dos trabalhos mais importantes – e polêmicos! – deste período é “La Menesunda según Marta Minujín“.

O título é emprestado do lunfardo: “menesunda”, no portenho malandro, quer dizer confusão, bagunça, mistura. Trata-se de uma intervenção que a artista Marta Minujín apresentou em 1965, no Centro de Artes Visuales del Instituto Torcuato Di Tella, e que foi reconstruída fielmente cinquenta anos depois, no Mamba.

Confira => Passeios em Buenos Aires

Menesunda
Marta Minujín, a artista por trás da Menesunda. Foto: Divulgação

São 400 metros quadrados de uma estrutura labiríntica dividida em 11 espaços/situações, cada um gerando estímulos sensoriais diferentes no público: da sensação de estar dentro da cabeça de uma mulher até o desespero de ter que digitar um número de telefone secreto para conseguir sair da sala. Num dos ambientes, cuja entrada é pela porta é de uma geladeira, a temperatura fica abaixo de zero.

Hotel com desconto e pagamento parcelado

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no El Quarto, uma plataforma brasileira onde você consegue os melhores preços. E mais: ganhe 5% de desconto usando o nosso cupom AIRESBUENOS, pague com PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito. O bom é que em praticamente todos os hotéis é possível cancelar ou alterar datas sem custo.

Reserve aqui!!!


La Menesunda representou uma grande ruptura na linguagem visual dos anos 60 e foi um escândalo para a época. Tanto, que continua povoando o imaginário cultural argentino.

Quinze ou vinte minutos são suficientes para visitar os espaços, mas como só dá para entrar 8 por vez (50 pessoas por hora), é preciso chegar cedo para garantir a entrada. O museu informa que a mostra não é apta para menores de 16 anos, cardíacos, claustrofóbicos ou pessoas com mobilidade reduzida.

Transporte => Transfer privado do aeroporto de Ezeiza

MAMBA, Museu de Arte Moderna de Buenos Aires

O Mamba abre de terça a domingo das 12h às 18h, e custa $ 20 pesos. Às terças, a entrada é franca. A exposição de Marta Minujín pode ser visitada até o final de fevereiro de 2016.

MAMBA
Av. San Juan 350, San Telmo

Veja mais sobre Museus no Aires Buenos:

Os 10 melhores museus de Buenos Aires

6 museus fora do comum em Buenos Aires

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário