Museo Nacional de Arte Decorativo – Buenos Aires

Se  achou que já pesquisou sobre todos os museus de Buenos Aires, você está enganado, meu caro! A não ser que tenha incluído em sua procura o Museu Nacional de Arte Decorativo. Ele não é tão famoso quando o Malba ou o Museu Evita, mas tem uma vasta coleção de itens históricos e oferece ao visitante a apreciação de um invejável patrimônio artístico.

Pois é, não é fácil conhecer todos os lugares de Buenos Aires para montar um roteiro, não é mesmo? Por isso, nós do Aires Buenos Blog criamos dois roteiros fechadinhos para você utilizar em sua viagem. Temos o Guia Básico de Buenos Aires – O que fazer em 4 dias e também o Guia Lado B dos pontos turísticos em Buenos Aires, este último com o diferencial de ter lugares não tão abarrotados de turistas. Eles são muito úteis e foram muito bem avaliados por centenas de compradores, vale a pena dar uma olhadinha!

Museo Nacional de Arte Decorativo – Buenos Aires

MNAD_3

O que você encontra lá
O Museo Nacional de Arte Decorativo tem uma ampla coleção fixa com mais de 4 mil itens, como armas, esculturas, peças orientais, tapetes, pinturas, miniaturas, móveis, além de objetos feitos em ouro e também em porcelana. Dentre as peças lá presentes, há obras de El Greco, Fragonard, Corot, Manet, Boudin e Fantin Latour. Eles apresentam algumas exposições temporárias e em sua agenda há também conferências, concertos e cursos de tecelagem, bordado, pintura, desenho, etc.

Eles possuem mais de um tipo de visita guiada, então é possível escolher qual exatamente você deseja fazer. Para saber quais são as disponíveis durante o período da sua viagem, veja no site do museu. Há no local uma lojinha com alguns livros, CDs, produtos artesanais, além de um café/restaurante ao ar livre.

MNAD_6

História
O museu funciona desde 1937 na antiga residência de estilo neoclássico francês de Josefina de Alvear e Matías Errázuriz. Além da moradia, o museu ainda conta com a coleção de arte da família. Ambas as famílias, tanto a Alvear como a Errázuriz, são de origem espanhola e sempre foram ativas politicamente. O avô de Josefina participou das lutas pela independência da Argentina e seu pai foi o anfitrião de importantes reuniões sobre a política do país.

Após a morte de Josefina, seu marido e seus filhos venderam para o governo a casa com toda a coleção de arte, com a condição de que lá fosse criado um novo museu. O local foi declarado monumento histórico artístico em 1997.

MNAD_5

Como chegar
O endereço é Av.del Libertador, 1902. Você pode chegar lá utilizando uma dessas linhas de ônibus: 10, 21, 37, 38, 41, 59, 60, 67, 92, 93, 95, 102, 110, 118, 130. Indo de metrô, o melhor é descer na estação Agüero ou Bulnes da linha D, a verde, mas saiba previamente que é uma boa andada até chegar lá.

Valor da entrada
Custa 20 pesos para entrar no museu e as visitas guiadas custam 30 pesos cada. Aposentados e menores de 12 anos não pagam.

Horário de funcionamento
O MNAD funciona de terça a domingo, das 14h às 19h.

MNAD_4

Para comer: Croque Madame

Bem na entrada do MNDA, do lado esquerdo, está a filial mais bonita do restaurante Croque Madame. Os pratos, junto com toda a arquitetura, deixam o clima do lugar todo francês.

museu nacional arte decorativo

Seja de noite ou de dia, antes ou depois de uma visita, comer no Croque Madame do Museu é uma experiência hermosa. Do lado de dentro o local é todo preservado e antigo. Do lado de fora um jardim lindo e super bem cuidado. Principalmente na primavera ou outono fica lindíssimo. Sugiro o prato que dá o nome o lugar ou o Croque Monsieur. Que delícia!

museu del arte decorativo

Resumindo, o local é lindo e tem várias peças artísticas que dizem muito sobre a história da família e do país. O passeio vale a pena pois você anda por toda a casa e consegue imaginar aquela família do século XVIII vivendo ali, uma verdadeira viagem no tempo! Para quem gosta de história e de arte é um prato cheio, para que não gosta, com certeza vai agregar bastante para o seu conhecimento sobre o país. Ou se você não gosta de nada disso, vá pelo menos para comer no Croque Madame!

E então, vai incluir esse museu no seu roteiro de viagem? Não deixe de ver também nossa lista dos 10 pontos turísticos da Argentina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários

  1. Camila

    Estivemos aí quando fomos a B.A em maio. O museu é lindo. Quem gosta de história, arte e coisas velhas vai amar! É muito bacana parar no meio do salão de baile, um lugar com lustres enormes e elegantes, chão de madeira estralando e uma riqueza de detalhes, fechar os olhos, se imaginar nos anos de glória da família que residia no local, dando suas festas para as pessoas mais importantes da sociedade naquela época. Recebemos a dica para visitar esse museu de uma senhora que nos guiou no museu da moeda, ou casa da moeda. Outro lugar mt legal para fazer um post. Conhemos o lugar por acaso, e é um passeio mt show para quem quer conhecer um pouco mais da história da Argentina, da moeda e etc. Lá fomos ensinados a identificar o peso falso.

    Saudades da linda&encantadora Buenos Aires.

    Abraços.

    • Túlio Bragança

      É muito bom sim. O preço é médio. Tem coisas mais baratas como uns sanduíches, tudo muito delicioso.

  2. Manu

    Muito bons seus posts sobre museus, Juliana!
    Já fui ao do Bicentenário, Malba, Gardel e Evita.
    Quero muito conhecer o de Belas Artes, o de Arte Decorativo, e experimentar as delícias do Croque Madame!

  3. Oi Juliana! Adorei as dicas.. Super bacana.. Essa é minha primeira visita, fiz questão de deixar um comentário pra dizer que gostei muito do seu blog e que vou voltar mais vezes, com certeza! E quem sabe a gente não conta com uma contribuição sua para o nosso blog qualquer dia desses? Beijo :*

    Juh – http://quasegringa.blogspot.com.br

  4. Pingback: Os 10 melhores Museus de Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *