Museu Nacional de Bellas Artes – Buenos Aires

Dificilmente você, um turista entusiasmado em conhecer Buenos Aires, vai conseguir visitar todos os museus da cidade durante a sua viagem. Isso porque a capital portenha tem mais museus do que você possa imaginar. Mas não fique triste porque aqui no blog nós contamos para você quais museus são mais interessantes, e um deles é o Museu Nacional de Bellas Artes (MNBA)!

Esse museu é bem menos famoso que o MALBA, mas tem um acervo gigantesco. Isso porque muitos membros da alta sociedade portenha do século passado doaram algumas de suas peças para o o MNBA. Ele é um ponto turístico bem tradicional da cidade, tanto que está no nosso Guia Básico O que Fazer em Buenos Aires em 4 dias.

Museu Nacional de Bellas Artes – Buenos Aires

MNBA_3

O que você encontra lá
Você encontra muita coisa no Museu Nacional de Belas Artes, muita mesmo! Há várias obras de artistas renomados como Edgar Degas, Vincent Van Gogh, El Greco, Goya, Manet, Modigliani, Picasso, Polock, Rembrandt, Rodin, Rothko e Torres Garcia. Lá tem também várias pinturas de Cándido López que retratam a guerra do Paraguai, vale a pena gastar um tempo nessa parte!

Asalto de la 2ª columna brasileña a Curupaytí, de Cándido López

Asalto de la 2ª columna brasileña a Curupaytí, de Cándido López

Em sua exposição permanente há diversas galerias temáticas: Arte antiga e da Ásia, Arte pré-hispânica e colonial americana, Arte do século XII ao século XVIII, Arte do século XIX (1800-1910), Arte do século XX (1910-1945) e Arte do século XX – XXI (de 1945 até a atualidade). Fora a parte reservada apenas para a arte argentina, que ajuda o turista a entender um pouco melhor a história do país.

História
O museu foi criado em 1895 devido a um decreto do presidente José Evaristo Uriburu e no início Eduardo Schiaffino foi o diretor do local. Em 1906 ele viajou para a Europa com o intuito de comprar obras de arte para o museu. Outros diretores comandaram o museu ao longo dos anos e em 1932 ele se mudou para o endereço atual, no bairro da Recoleta.

Le Moulin de la Galette, Vincent Van Gogh

Dez anos depois a biblioteca do museu foi aberta ao público e em 1977 foram inauguradas as salas da planta baixa, destinadas à coleção permanente de arte internacional. Já em 1980 ocorreu a inauguração da sala de arte argentina e internacional e em 1984 foi a vez das salas, oficinas e do pátio de esculturas do segundo piso, tornando o edifício mais similar ao que é hoje.

La ninfa sorprendida, do francês Édouard Manet

La ninfa sorprendida, do francês Édouard Manet

Como chegar

O endereço é Av. Del Libertador, 1473, na Recoleta.
Não tem metrô lá por perto. A estação Pueyrredon da linha D é a mais próxima, mas é uma caminhada de 15 a 20 min. A melhor saída é ir de ônibus. Essas são as linhas que passam pelas rendondezas: 61, 62, 93, 95, 102, 108, 110, 118, 124, 128, 130.

Valor da entrada
Gente, é de graça! Legal, né? Então aproveita!

Horário de funcionamento
O museu funciona de terça a sexta, das 12h30 às 20h30. Aos sábados e domingos abre às 9h30 e fecha no mesmo horário que os demais dias. Para entrar é necessário chegar no mínimo meia hora antes do fechamento do local. Não se esqueça, nas segundas ele fica fechado.

MNBA_5

Bom, esse museu é lindo e tem obras de arte importantíssimas. A gente aqui no Aires Buenos considera o Museu Nacional de Belas Artes o melhor museu da cidade, apenas. E o melhor de tudo é que é de graça, então pode incluir esse ponto turístico no seu roteiro. Além disso as fotos e selfies estão autorizados!

Se quiser, você pode emendar com a visita ao Cemitério da Recoleta, porque é bem pertinho. Mas isso só é vantagem se você não tiver andado horrores pelo cemitério. Afinal para conhecer bem o museu, você vai precisar ficar um bom tempo de pé, daí não é legal já chegar lá cansado! Mas isso varia de pessoa pra pessoa, não é mesmo? Outra dica é aproveitar o Buenos Aires Design, que também fica pelas redondezas. Quem sabe você não decide fazer uma refeição no Hard Rock Café que tem lá!

Não deixe de ver nosso post com 7 dicas de Buenos Aires.

Já visitou o Museu Nacional de Belas Artes? Gostou de lá e tem alguma dica? Escreva nos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...