esportes

O esporte argentino além do futebol

Post atualizado em

É claro que o esporte nacional por excelência na Argentina, assim como no Brasil, é mesmo o futebol. Isso não se discute. Mas por que será que outras modalidades esportivas são tão populares entre os argentinos e nem tanto entre os brasileiros?

Como já estamos com saudades dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (calma, que ainda tem os Paralímpicos logo em seguida), resolvemos investigar o assunto para os leitores do Aires Buenos.

O esporte argentino além do futebol

esportes

Los pumas, a seleção argentina de Rugby.

A influência britânica na cultura argentina, sobretudo na portenha, é provavelmente a melhor explicação para que esportes como Rugby, Padle, Tênis, Polo e Hóquei sobre grama tenham se estabelecido com tanta força por aqui.

esportes

Site da Asociación Argentina de Polo: muita tradição e pouca modéstia.

Em uma carta de 1711 destinada ao Conde de Oxford, o governador das Ilhas Bermudas já afirmava: “o Rio da Prata é o melhor lugar do mundo para formar uma colônia inglesa”. Anos depois, aconteceriam as chamadas Invasões Inglesas, quando o império Britânico disputava com a Coroa Espanhola sua presença na região – processo que, aliás, ajudou a Argentina a se tornar independente da Espanha. Assim começa a onda migratória dos ingleses a esta margem do Rio da Prata. De 1857 a 1940 cerca de 75 mil britânicos aportaram aqui, deixando marcas decisivas na educação, arquitetura e em várias instituições importantes, como as ferrovias, a imprensa, hospitais, etc.

esportes

O Buenos Aires Lawn Tennis Club, em Belgrano

No esporte não foi diferente. Nomes de times como Banfield e River Plate deixam claro quem é que trouxe o futebol para cá. Mas não só. Em 1888, um inglês chamado John Ravenscroft teve a ideia de criar o Hurlingham Club de Londres em Buenos Aires, para que a comunidade britânica tivesse um lugar onde praticar seus esportes preferidos. Lá, jogou-se a primeira partida de cricket da Argentina em 1890, e em 1893 aconteceu ali o mais antigo Campeonato Aberto de Polo do mundo. Assim como outros clubes da época, como o Belgrano Athletic (1896) e o Buenos Aires Lawn Tennis (1892), teve e ainda tem uma grande importância na promoção do golf, polo, tênis, squash, cricket, rubgy e hóquei na Argentina.

esportes

Juan Martín Del Potro (Foto: Getty Images Dean Mouhtaropoulos)

Algo interessante é que existe uma ligação forte dos clubes de futebol mais populares do país com outros esportes – o River Plate e o Racing, por exemplo, atuam em várias outras frentes, incluindo xadrez, e o Boca Juniors também é forte no vôlei e no basquete. Consequentemente, a torcida “futebolera” vai na onda e acaba gostando de tudo, mesmo.

A única exceção são os times de Rubgy, que se focam apenas neste esporte. Mais do que esporte, o Rubgy é um estilo de vida por aqui. Praticado na Argentina antes mesmo do futebol, é uma das paixões nacionais – até o Che Guevara jogava! Atualmente, a seleção nacional de Rubgy, conhecida como Los Pumas, está entre as três melhores do mundo e é a principal das Américas.

esportes

Las Leonas, a seleção feminina de hóquei sobre grama

Por tudo isso, fica fácil entender por que os hermanos ganharam de nós por 31 a 0 no Rugby, “Los Leones” argentinos levaram ouro no Hóquei sobre grama e Del Potro foi o tenista mais brilhante dos Jogos Olímpicos Rio 2016, não é?

(Colaborou: Felipe Sanchez)

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *