O que fazer em Córdoba

Continuando nossos posts especiais sobre Córdoba, hoje a Samille Souza vai contar para nós o que fazer na cidade que por muitos é vista como pouco interessante. Não é à toa que existe aquele ditado: “Quem procura acha”, então não se engane, há muitas coisas legais para se fazer em Córdoba, sendo que as principais são conhecer a cidade e aproveitar a natureza. Com certeza é um passeio bem tranquilo e muitas vezes necessário para sair da rotina.

O que fazer em Córdoba

cordoba_oquefazer_1

Quando postei no Facebook que estava na cidade de Córdoba recebi alguns comentários de brasileiros dizendo que não tinha nada para fazer nessa cidade, que eu deveria ir para as famosas serras logo.

Viajar é a coisa que eu mais amo fazer e sempre antes de ir para algum destino, tenho claro os motivos pelos quais eu estou buscando aquele lugar. Eu queria ir para Córdoba para relaxar e me divertir. E te garanto que eu relaxei e me diverti demais! Pretendo voltar pelo menos mais 2 vezes até julho para explorar mais o Barrio Guemes e conhecer algumas serras.

Se você está viajando para percorrer a Argentina, daí não tem tanto tempo disponível como eu tive, uns 2 ou 3 dias, de preferência perto do final de semana, podem ser uma boa escolha para explorar a cidade. Por isso, fiz uma lista de 7 coisas que você pode escolher fazer nesses 2 ou 3 dias.

1. Caminhar pela La Cañada. Sem pensar no relógio, sentir um pouco do sossego dessa parte da cidade e depois parar em algum bar, entre tantos que você vai encontrar por ela, para tomar uma boa cerveja ou um bom vinho.

2. Fim de tarde e Noite no Barrio Guemes. Esse bairro é uma delícia. Aproveite os seus mais diversos lugares para comer, beber, assistir, sentir, explorar… No quarto e último post com minhas dicas sobre a cidade vou falar mais sobre esse bairro.

3. Parque Sarmiento. Tomar mate, ficar esparramado no chão, ouvir música, ler um livro, comer em alguma barraquinha, fazer um piquenique ou simplesmente ir para não fazer nada. Esse parque é pura beleza e tranquilidade.

cordoba_oquefazer_2

4. Ir para algum lugar próximo da cidade. Os cordobeses costumam muito ir para lugares próximos no final de semana fazer o asado deles, tomar mate e ficar de boa na natureza. Talvez, seja esse o segredo para eles serem tão buena onda. Pedi umas dicas no hostel de lugares que eu pudesse ir passar uma tarde ou até um dia.

Fui para Carlos Paz, que é aquela cidadezinha fofa do interior. A estrada para chegar até lá é muito bonita e com bastante área verde. Ao chegar lá, andei um pouco pela cidade, sentei para comer meu lanche numa praça e depois fui na Central para Turistas pegar um mapa. Lá a moça me explicou que eu poderia pegar um ônibus no outro lado da rua e ir conhecer uma parte da cidade que se chamava Sol y Río. Era tudo o que eu precisava para tomar um mate e tirar um cochilo depois do meu lanche. Gastei 80 pesos com as passagens

cordoba_oquefazer_3

Como eu só fui para Carlos Paz, perguntei as opiniões dos viajantes estrangeiros que conheci por lá e que fizeram passeios diferentes. Olha só o que eles indicaram:

Alta Garcia: “Lugar tranquilo, em uma hora você chega, é ótimo para passar uma tarde e ainda conhecer o museu do Che Guevara”
Playa de Los Hippies: “Muito legal! Você pode passar o dia, precisa andar um pouco para chegar, mas vale a pena pela beleza natural”
Tanti: “Lindo demais o lugar, quero voltar de novo e você pode se hospedar em lugares muito confortáveis no meio da natureza”
La Cumbre: “É muito charmosa, com belas paisagens e se você gosta de esportes é um lugar legal para praticar parapente, paraquedismo, escalada, trekking e ciclismo.”

Soube também por uns alemães que no Airbnb tinham algumas casas super legais para alugar nesses pueblos perto de Córdoba, inclusive eles estavam indo para uma dessas.

Além dessa dicas, deixo aqui a indicação para um post dos meus amigos Lucas e a Gabi do Mundo à Volta que indicam lugares próximos para ir, como também falam da ida deles a Playa de Los Hippies. Veja o post aqui.

Para chegar nesses locais você pode pegar algum ônibus que passe em alguns pontos da cidade (só perguntar para algum cordobês buena onda), ir direto na rodoviária ou alugar um carro. No caso de Carlos Paz, eu peguei o ônibus em das esquinas da La Cañada.

5. Visitar museus e igrejas. Se você gosta de museus e igrejas, a cidade tem boas opções. O Museu de Bellas Artes da Evita e o Museu da Memória foram os que me foram indicados, mas acabei não indo visitar pois como os dias estavam de muito sol, só queria fazer coisas ao ar livre. Já sobre as igrejas, desde quando os espanhóis chegaram por lá, a cidade tem fortes tradições religiosas. No site de turismo da cidade, eles citam os nomes das igrejas e falam um pouco do famoso turismo religioso que acontece por lá.

6. Ir para os boliches (vulgo Balada). O hostel que eu estava hospedada já era a minha própria balada, então não precisava ir para outro lugar, todos os dias fazíamos alguma festa por lá mesmo. Daí pedi dicas para o pessoal de lá para indicar aqui para vocês, o Studio Theater e El Sol Disco foram citados como boas opções.

cordoba_oquefazer_4

Desenho que encontrei pelo caminho voltando do Barrio Guemes. Córdoba, cidade suave e dourada.

Esses povoados realmente devem ser uma tranquilidade só. E uma boa maneira de conhecer os locais que visitamos é fazendo o que os nativos fazem, no caso de Córdoba, é ir para as serras e comer um asado tomando um mate. Devo dizer que é uma bela forma de se passar o tempo livre! E quem sabe não se arriscar no turismo de aventura? Com certeza vai ser inesquecível!

Muito obrigada por mais dicas Samille, estamos ansiosos pelo próximo post.

Para você que perdeu o primeiro post dessa série, veja aqui o que falamos sobre Córdoba: uma cidade para ser e estar jovem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curtiu? Comente aí!