la gente anda diciendo

O que os argentinos andam dizendo

Às vezes você está no metrô de Buenos Aires e escuta sem querer alguém falando no celular. Às vezes, no restaurante, entreouve a conversa de um casal na mesa ao lado. E às vezes o que ouve é simplesmente genial. Não dá vontade de anotar?

Pois foi o que fizeram Tatiana Goldman e Ezequiel Mandelbaum no final de 2011. Em nove meses, a dupla de amigos registrou cerca de 150 fragmentos de conversas ouvidas ao acaso nas ruas de Buenos Aires. Então, criaram uma página no Facebook, e foi aí que a coisa cresceu de vez, graças à colaboração de centenas de milhares de pessoas que também passaram a enviar o que seus ouvidos captavam por aí. Hoje, são quase oito milhões de seguidores nas redes sociais que continuam colaborando com essa ideia.

O que os argentinos andam dizendo


la gente anda diciendo

Filosóficos, cômicos, dramáticos, irônicos, pessimistas. Assim são os argentinos, em especial os portenhos, e é por isso que ouvi-los é uma delícia.

O projeto La gente anda diciendo surgiu da vontade de revelar esse jeito tão particular de eles dizerem o que dizem: sobre o tempo, a cidade, o futebol, a política, os relacionamentos. Enfim, sobre qualquer coisa. São fragmentos soltos e fora de contexto, mas sempre acompanhados de uma breve descrição de quem falou aquilo, quando e onde.

la gente anda diciendo

la gente anda diciendo

la gente anda diciendoA ideia ganhou popularidade e algumas frases tiveram mais de 30 mil compartilhamentos nas redes. Em 2013, esse mapeamento online foi parar no papel: de aproximadamente cem mil frases lidas pelos compiladores, 391 foram escolhidas e reunidas em livro, “de modo que formassem entre si uma única e enorme conversa, segundo explicam” A obra foi financiada coletivamente por Crowdfunding em apenas 55 dias, logo foi reimpressa e não demorou para sair uma segunda edição. O livro 2 tem 424 novas frases divididas por temáticas como a inocência das crianças, o cinismo dos adultos, amor, ciúme, infidelidade, velhice, a loucura da cidade, o mundo digital, entre outras.

la gente anda diciendo

la gente anda diciendo

la gente anda diciendola gente anda diciendoHá alguns anos o projeto recebeu um patrocínio para viajar durante um ano por dez cidades do México, Brasil, Colômbia e Equador, recompilando novas frases ouvidas nas ruas. Mas não é em todo lugar que as pessoas falam alto, descaradamente e mesmo sobre os temas mais íntimos, como em Buenos Aires. “Em Bogotá, foi preciso seguir as pessoas ou trocar de assento no ônibus para ouvir o que um casal dizia. As pessoas falam mais baixo”, contou Ezequiel, em entrevista para o La Nación.

la gente anda diciendo

la gente anda diciendoOs livros de La gente anda diciendo podem ser encontrados nas principais livrarias de Buenos Aires, em lojas bacaninhas e também no site deles, que faz envios para qualquer lugar do mundo. Divertidíssimos, são uma boa opção de presente de viagem.

Curtiu? Leia todos textos da Mariana na seção VIDA PORTENHA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários

  1. Lívia Rocha

    Bom dia, estou a procura de livros argentinos… nos últimos anos venho me apaixonando pela cultura do país, já assisti diversos filmes e agora queria começar a ler alguns livros mais voltados para a vida cotidiana, relacionamentos e os dramas vividos… filmes como histórias minimas, o filho da noiva, medianeras, anitta, relatos selvagens estão entre meus favoritos.. queria livros neste gênero, será que você poderia me ajudar?

Curtiu? Comente aí!