tour do papa francisco

O tour do Papa Francisco em Buenos Aires

Post atualizado em

O tour do Papa Francisco é uma grande sacada da prefeitura portenha. Poucos meses depois que Jorge Mario Bergoglio assumiu como Papa, eles logo lançaram esse passeio que é uma bela alternativa para colocar na lista de coisas para fazer em Buenos Aires. Chamado oficialmente de Circuito Papal, o tour leva os turistas por vários locais da cidade que foram importantes na vida do Sumo Pontífice.

O tour é recomendado para pessoas qualquer religião, já que também é uma oportunidade para visitar bairros de Buenos Aires totalmente desconhecidos pelos turistas como Flores, Monte Castro, Villa Devoto e Agronomia. E o melhor de tudo, ele é grátis! Quando fomos tinha bem pouca gente, só alguns padres italianos e outras senhorinhas de idade. O passeio é todo em espanhol e o guia é ótimo, conhece profundamente a vida de Bergoglio.

Como é o Tour do Papa Francisco em Buenos Aires

O Tour do Papa Francisco é realizado todos sábados, domingos e feriados às 15hs, tendo como ponto de partido a Basílica de San José de Flores, que fica do lado da estação San José da linha A do subte portenho. No subsolo dessa estação está uma imagem abençoada pelo Papa.

tour do papa francisco

Foi nessa igreja que o Papa, na época ainda adolescente, decidiu consagrar sua vida a Deus. O templo fica no bairro de Flores, onde Jorge Mario Bergoglio viveu grande parte da sua infância e adolescência.

tour do papa francisco

Subindo no ônibus começamos a desbravar o bairro, que é totalmente residencial e muito agradável. Um dos endereços em que o tour do Papa passa é Calle Membrillar 531, onde Bergoglio morou. Foi aí que no dia depois da sua ordenação como Sumo Pontífice os jornalistas se reuniram procurando saber mais sobre sua vida.

tour do papa francisco

Bem pertinho de onde ele morava estava sua escola. Tudo bastante simples, como era sua família.

tour do papa francisco

No bairro da Villa Devoto, que só pela sua beleza e ruas tão lindas merece uma visita, chegamos a única prisão que existe dentro da cidade de Buenos Aires. O Papa Francisco batia cartão nessa cárcere onde ia conversar e ajudar os detentos.

tour do papa francisco

Já no bairro Agronomía o ônibus faz uma parada na Paróquia San José del Talar, mais conhecida como o Santuário de la Virgen Desatanudos. Aqui está uma imagem que o Papa Francisco encomendou especialmente para o templo e que acabou se tornando uma das devoções mais populares entre os católicos portenhos.

tour do papa francisco

O tour pasa também pelos bairros de Almagro e Balvanera. Foi no bairro de Almagro que os pais de Bergoglio se conheceram, justo no mesmo templo em que foi fundado o clube de futebol San Lorenzo, uma das grandes paixões do Papa.

tour do papa francisco

O ponto final do Circuito Papal é a Catedral Metropolitana, que fica bem do lado da Casa Rosada. Foi nessa igreja que ele celebrava e pregava para os fiéis, desde 1998 quando assumiu o cargo de Arcebispo de Buenos Aires.

tour do papa francisco

O Tour do Papa passa por muitos outros lugares, mas isso deixamos para você mesmo descobrir no passeio! Tão interessante como os edifícios que vemos são os vários causos contados pelo guia, que só reforçam a imagem de Bergoglio como uma pessoa simples, amistosa e muito ligada a cultura portenha.

Para participar do tour você precisa agendar  pelo email: circuitopapal@buenosaires.gob.ar. A dica é reservar com bastante antecedência. Mande um email dizendo quantas pessoas são e diga algumas opções de dia que você quer e espera a resposta. No meu caso a confirmação demorou 4 dias apenas para chegar. Veja mais informações no site oficial do Circuito Papal.

Um dos nossos leitores já tinha comentado sobre o Tour do Papa Francisco, veja no post Roteiro de Buenos Aires 5 dias.

Curtiu? Veja mais opções de passeios no link de Dicas Úteis.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉


9 comentários

  1. Pingback: Catedral Metropolitana de Buenos Aires | Aires Buenos

    • Túlio Bragança
      Author

      Rachel, eles sempre respondem. Eu esperaria mais um pouco! Mande mais perto da data que vc viaja

    • Túlio Bragança
      Author

      Mariana, dura entre 3h e 3h30. Faz 2 paradas, uma na igreja da Desatadora dos Nós e outra no centro.

  2. Robson

    Ótimo post! Esse passeio merece ser mais prestigiado. Só uma pequena correção: “José Mário” = “Jorge Mário” 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *