Obelisco – Buenos Aires

O Obelisco de Buenos Aires é um ponto turístico obrigatório para quem visita a capital portenha. Cartão postal da Argentina, ele é amado pelos portenhos e sempre presente nos protestos e comemorações organizados na cidade. Não é à toa que ele está no primeiro dia de passeio do nosso Guia Básico: 4 dias em Buenos Aires junto com outros pontos importantes do Centro.

Obelisco – Buenos Aires

obelisco-noite

O monumento e sua história

O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico que foi erguido em comemoração aos 400 anos da cidade. Sua inauguração foi em maio de 1936. O local dele foi escolhido porque ali foi hasteada pela primeira vez uma bandeira da Argentina. O fato ocorreu em 1812 na então igreja dedicada a São Nicolau de Mira, que na época ocupava o atual endereço do monumento.

Três anos depois da sua inauguração, o Obelisco foi quase demolido. Isso porque a Câmara de vereadores de Buenos Aires aprovou um decreto para tal, mas a prefeitura com sua infinita sabedoria, acabou vetando já que tal solicitação deveria ter sido feita pelo poder Executivo e não pelo Legislativo. Ufa!

obelisco-inauguracion

Com 67,5 metros de altura e uma base de quatro lados com 6,5 metros cada um, o monumento traz diferentes inscrições, que são que homenagens a importantes momentos históricos da cidade e do país. Em seu interior há uma escada estilo marinheiro com 106 degraus e 7 áreas de descanso no caminho até o topo, também conhecido como cúspide. Lá há um mirante com quatro janelas que são visíveis por quem passa pela rua. E claro que, para estar de pé até hoje, o Obeslico conta com um para-raios em sua ponta.

Homenagens

Recorrentemente o Obelisco aparece com uma cara diferente, isso porque através dele a cidade faz várias homenagens e campanhas de conscientização. Para se ter uma ideia, no dia da luta contra a AIDS ele foi revestido com uma camisinha gigante, no dia Mundial da Diabetes ele ficou todo azul e na comemoração dos 150 anos das relações bilaterais entre Argentina e Alemanha, o monumento estampou as cores das bandeiras dos dois países. Teve até uma vez que ele amanheceu sem sua ponta, mas essa foi uma intervenção artística realizada pelo Leandro Erlich.

obelisco-camisinha

Bota a camisinha nele!

Como chegar

O Obelisco fica bem no cruzamento da Avenida 9 de Julio com a Calle Corrientes. Devido à sua localização ele pode ser visto de várias ruas do Centro de Buenos Aires. É quase impossível não passar por ele na sua viagem de Buenos Aires. Para quem vai de metrô, a estação mais próxima é a 9 de Julio da linha verde. O Obelisco é também o eixo do sistema de ônibus da cidade, chamado de Metrobus.

obelisco-dia

E você, já conheceu o Osbelisco de Buenos Aires? Conseguiu tirar uma foto nele?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários

  1. Adorei a matéria !! Fui pra Buenos nesse carnaval e me surpreendi com a beleza da cidade. Linda mesmo, o Obelisco então, passei duas vezes e iria mais.

  2. Pingback: Viagem de 6 dias em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  3. Pingback: Comemorando 10 anos de casados em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  4. Pingback: Pontos turísticos de Buenos Aires: o que não pode faltar | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!