Os bairros de Buenos Aires e eu

Às vezes fico com a impressão que os turistas conhecem sempre os mesmos bairros de Buenos Aires. Tem algumas regiões da cidade que são super bonitas, mas por estarem fora da rota turística acabam sendo totalmente esquecidas. É uma pena! Dá vontade de gritar pra todo turista que vejo aqui: CHEGA DE MESMICE E VÁ CONHECER OUTROS LUGARES.

Enfim, pensando nisso resolvi fazer um post mais pessoal. Desde 2006 moro em Buenos Aires e já morei por vários bairros, aqui falo um pouquinho deles e porque você deve visitá-los.

Retiro

La Torre Monumental o Torre de los Ingleses  en  Plaza Fuerza Aérea Argentina ex Plaza Britania Buenos Aires
Quando cheguei em 2006 esse bairro foi meu primeiro endereço. Quem acha que a Recoleta é aristocrática deveria conhecer o Retiro. A região ali do final da Calle Florida, esquina com Santa Fé é lindíssima. Tem a Plaza San Martin, o Edifício Kavanagh e umas ruelas incríveis, muito tranquilas. Nem parece que você está ali pertinho do centro. De uns tempos pra cá começaram a aparecer também boas opções de comida, como o ótimo bar Floreria Atlântico.

Abasto
Shopping Abasto
É o bairro que por mais tempo morei na cidade, em dois apartamentos diferentes. Além de ter um lado turístico forte, com o shopping, a Calle Carlos Gardel e a sua casa que é um museu, o Abasto é uma das regiões mais culturais da cidade. São centros culturais, museus, bares e locais de show. Para se ter uma ideia tem a Ciudad Cultural Konex, o Teatro Ciego, as apresentações da Orquesta Típica Fernandez Fierro. Isso sem falar nos bares super alternativos, como a Casona Humauaca e o Imaginário Cultural. A região é conhecida pelos seus restaurantes peruanos. Alguns são bem roots mesmo, o que mais gosto é o Mochica. Para os vegetarianos tem o Reina Kunti.

Villa Crespo


Quando morei lá em 2007 o bairro era apenas conhecido por um e outro outlet. Hoje a coisa é bem diferente. O número de lojas multiplicou! Mas o melhor do bairro pra mim é a comida. É de longe a região com a concentração dos melhores restaurantes da cidade. Tem Malvón, Sarkis, Melão, La Crespo, Café Crespín, Esperanza de los Ascurra e Parrilla al Carbón. Uma delícia a cada quadra!

Centro/Congreso
Producción 02
Entre 2011 e 2012 morei um ano bem na esquina das Avenidas Corrientes e Callao. Odiava o barulho e as manifestações que me acordavam 8h da manhã, mas curtia demais ter tudo a uma quadra de distância. É uma Buenos Aires caótica, cheia de vida, mas também de muitos problemas. Até entendo os turistas que gostam de ficar ali pela facilidade de transporte, mas cada vez que passo lá me aborreço. É muita gente doida, muito bêbado, muita gente suspeita oferencendo câmbio.

Palermo Hollywood


Wrong side of the tracks
Outro bairro que morei durante um ano. Milhões de opções de comida, mas muito barulho e zueira na rua. Conclusão: bom para passear, péssimo para morar. Tem tudo ali pertinho, meus preferidos eram (e ainda são) Il Ballo de Matone, sorvete no Chungo, o indiano Vrindanvan. A lista é extensa e as opções bem melhores que Palermo Soho! Se você for passear pela Plaza Serrano, vale a pena andar umas quadras a mais e cruzar a linha do trem para comer em Hollywood. Palermo por ser considerado um bairro nobre, oferece um ótimo serviço hoteleiro, para quem pensa em conhecer Buenos Aires uma boa dica é consultar o serviço oferecido pelo site da trivago, o site oferece várias opções de hospedagem  não só em Palermo, mas também em outros bairros de Buenos Aires, vale a pena conferir.

Chacarita

Cumpleaños de Gardel

Minha morada atual e também do Gardel. Sim, o ídolo máximo argentino está enterrado no Cemitério que ocupa metade da área total do bairro. É uma região que não atrai muitos os turistas e entendo perfeitamente porquê. Aqui não tem agito. É uma Buenos Aires para portenhos, sem nenhuma novidade ou modinha. Suas ruas super arborizadas e tranquilas nem parecem Buenos Aires, mas uma cidade do interior. Algumas parrillas como a simplíssima Bon Plan tem preços ridiculamente baixo. Já a pizzaria Império de la Pizza tem uma fugazzeta sensacional, um atendimento muito bom e um look totalmente vintage descuidado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 comentários

  1. Diego Regal

    Olá Túlio, cheguei a seu blog através da recomendação de um amigo e estou adorando.
    Irei ao Buenos Aires no mês que vem com a minha esposa e ficaremos hospedados em San Martin.
    Foi uma boa escolha?

    • Túlio Bragança
      Author

      Diego, obrigado. Vc diz perto da Plaza San Martin? se sim é uma ótima regiao.

  2. Túlio, boa tarde!
    Eu e minha namorada estamos com dúvida de hospedagem entre 2 bairros. Vamos passar 5 dias e queremos conhecer bastante coisa a pé, mas ao mesmo tempo ter acessibilidade à transporte pra ir pra lugares mais distantes e conhecer os principais pontos turísticos, já que é nossa primeira viagem.

    Estamos em dúvida entre Palermo Soho e o Retiro, mencionado neste post. O que você aconselha para nossa primeira viagem?

    Abraços e parabéns pelo incrível trabalho nesse blog!

    • Túlio Bragança
      Author

      Mateus, se vcs querem fazer coisa a pé o melhor mesmo é Palermo! Valeu pelas palavras. Bom saber que estamos ajudando.

      • Túlio, muito obrigado, mesmo!
        Desculpe a insistência, mas você acharia muita diferença ficarmos no Retiro, ao invés de Palermo? Acha um lugar legal pra primeira viagem?

        É que estamos encontrando uns hotéis com preços melhores no Retiro. Se ficássemos lá, seria tranquilo passear pra outros bairros (Recoleta, Palermo, San Telmo) através de metrô? Tipo, ir de manhã cedo, passar o dia a pé num bairro, e voltar à noite.

        • Túlio Bragança
          Author

          Mateus, a diferença de onde ficar no final é pouca. Se lá tá mais em conta, manda ver. Transporte ali é tranquilo

  3. Marina Araújo

    Olá, Túlio!
    Parabéns pelo Blog, é de grande ajuda pra quem decide passear por Buenos Aires!!
    Eu já fui a B.A uma vez, e irei novamente em agosto próximo levando um casal de tios e minha mãe. Amei a cidade, tanto é que voltarei, rsrs!
    Um a coisa que senti um pouco de dificuldade foi conhecer Palermo.. Não consegui me localizar direito, nem sei se fomos ao Palermo Hollywood, Soho, etc. Desta vez queria muuuito conhecer Palermo melhor. Então eu te pergunto: qual seria o local ideal pra nós começarmos a desbravar Palermo? Desse lugar seguiremos a pé, a fim de conhecer os locais mais imperdíveis.
    Mais uma vez, obrigada!
    Marina.

    • Túlio Bragança
      Author

      Marina, o ponto de partida tem que ser a Plaza Serrano, na esquina das Calles Honduras e Jorge Luis Borges. Recomendo caminhar pela calle honduras, pela Malabia, Plaza Armenia!

  4. Olá, estou ansioso, afinal é minha primeira viagem internacional e a primeira vez que voo. Enfim vou ficar no centro, na ciudad de autonoma, me ajudem com dicas,alguns roteiro à pé e dicas noturno. aceito sugestão. Obs vou ficar de 10/09 à 16/09…Muito bom seus posts, o melhor atpe então.

    • Ben Junker

      Chico, desculpe me intrometer mas… mesmo que seja um pouco cansativo, procure dar uma lida em todo o blog… você vai conhecer Buenos Aires antes mesmo de chegar lá !… e isso vai te ajudar a escolher o que te interessa mais. É um tanto dificil dar muitas dicas… É sua primeira viagem! Tudo é interessante, tudo é novidade e quase tudo vale à pena… mas aí, tu tem que ficar meses lá… rs… Abraço.

  5. valeria

    Olá Tulio, vou ficar no hotel ker recoleta, Aveinda marcelo T. Alvear, é bem localizado? Dá pra ir a pé para alguns lugares??

    ps.: parabéns pelo blog!!! Minha viagem inteira está sendo baseada nas suas dicas.

    obrigada

    • Túlio Bragança
      Author

      Eduardo, vai precisar ir até a estacao Retiro, do outro lado da praca e pegar o metrô ali.

  6. Olá, Túlio! Iremos para Buenos Aires em dezembro, logo após o natal e ficamos até início de janeiro. Viajamos em dois casais e duas crianças. A ideia é alugar um apê e conhecer um pouco da cidade. Como já sabemos que nessa época acontecem cortes de energia elétrica em alguns bairros, gostaria de saber qual você nos recomenda. Seu blog é muito bom! Abraço,

  7. Carolina Ávila

    Essa última vez fiquei 18 a 28 de dezembro de 2014 com meus filhos e marido. Alugamos um carro e visitamos todos os bairros: Chacarita, Mataderos, Colegiales, Pompeya, Caballito, Paternal, Lugano , Belgrano etc.

    • Ariane

      Carolina me diga o que achou de Caballito, estou pensando em alugar um apartamento por lá para passar três meses.
      Abraços e obrigada

  8. Adorei o post, Túlio!!! Mas fiquei imaginando todas essas mudanças… que preguiça só de pensar! hahaha! Eu morei uns 3 meses em Caballito e logo já mudamos pra Villa Crespo. Eu simplesmente AMO morar em Villa Crespo, tenho tudo há poucas quadras! 😉

  9. Bia

    Olá! Em setembro iremos pela segunda vez a BA. Em 2013 ficamos 5 dias, deu para conhecer os principais pontos + lujan + colônia del sacramento. Mas para isso corremos muiiito, RS. Estamos voltando agora com a intenção de curtir sem pressa. Estamos indo em família (inclusive meu bebê de 1 ano). Vc acha Las Canitas um bom lugar? Fica próximo aos bosques de Palermo? Todos praticamos corrida de rua, e gostamos de parques…
    Achei um apart no airbnb bem legal. O bairro é muito choque ou da pra ficar bem sem gastar muito?
    Obrigada! Sou fã do Aires Buenos!!!

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Bia! Sou MUITO fã de Las Cañitas. O que recomendaria é não ficar próximo da Calle Baez, que tem muita vida noturna. Tem varios supermercados, starbucks, parrillas. Dá pra aproveitar muito bem. Obrigado por prestigiar nosso site 😀

  10. RICARDO

    Bom dia,por favor preciso de uma informação;: O Hotel Pestana no BAIRRO RETIRO é bem localizado, vc indicaria pra quem vai pela primeira vez a B.A. ??

  11. Leandro Goulart

    Olá Túlio, acompanho seu blog por indicação de um amigo e estou gostando muito!!
    Se possível poderia me tirar uma dúvida, estou indo para BsAs estudar e gostaria de saber se você aconselha morar fora da CABA, ou seja morar na Gran Buenos Aires, se sim poderia dizer os lugares que recomenda? Preciso ficar num lugar bem em conta poderia me dar indicações? Grato!!

    • Túlio Bragança
      Author

      Leandro, tudo depende do local que vc vai estudar. Pelo que vejo morar fora de BsAs não é tão barato assim não e vc pode levar muito tempo de deslocamento. Pode ser uma economia pequena isso. Se está próximo do metro eu recomendo, seja onde for. Bairros como Caballito e Boedo sao um pouco mais em conta, opr exemplo, e tem boa localizacao. abs

  12. Tatiana Andrade

    Túlio, putz, sou fã demais deste blog e tenho lido quase tudo aqui.

    Em novembro farei um mini intercâmbio e ficarei um mês na cidade, em uma imersão total na língua e na cultura. Essa é a minha terceira visita a Buenos Aires, mas desta vez terei muitoooo tempo para conhecer outros cantos da cidade que fogem daqueles passeios turísticos que já conheci.

    Não tenha dúvida que o seu blog tem sido meu guia total para marcar lugares diferentes que quero conhecer.

    Parabéns pelo blog, muito bem escrito, prático e funcional.

    Aproveitando, qual é o endereço do Bon Plan?

    • Túlio Bragança
      Author

      Valeu, Tatiana! A Bon Plan ficava na calle bonpland mas fechou faz um tempo. Tenho que atualizar esse texto. Aqui na Chacarita tem lugares bem legais como o Mordisco e Don Charlone.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *