El refuerzo

Os sandubas reforçados do El Refuerzo

Quem conhece os demenciais sanduíches de mortadela do mercado de São Paulo vai entender do que se trata. Em Buenos Aires, se você tem fome e curte um botecão tradicional, mas cheio de buena onda, dirija-se agora mesmo à calle Chacabuco, 872, no sempre surpreendente bairro de San Telmo.

O El Refuerzo é assim: pequenininho, com cara de armazém, entulhado de bebidas nas paredes e sempre lotado de gente – ainda que, tecnicamente, só caibam 20 pessoas ali dentro.

Os sandubas reforçados do El Refuerzo

El refuerzo

Chegamos num sábado de sol, meio que por acaso, atraídos pelo clima convidativo das mesinhas na calçada.  E ainda bem que chegamos cedo, porque estávamos esfomeados, só tinha um garçom atendendo e a casa lotou rapidinho.

El refuerzoNão há cardápio, mas basta erguer a cabeça para conferir as opções escritas a giz num quadro negro. Pedimos um Amargo Obrero, popular aperitivo argentino do qual já viramos fãs, que veio com uma porção de azeitonas no alho deliciosas. Decidimos almoçar sanduíche. Como na hora da fome o olho é maior do que a boca, pedimos um para cada, mas logo nos arrependemos. No El Refuerzo as porções são sempre generosas e o ideal é “compartir”.

El refuerzo

El refuerzo

O chef e proprietário é Alfredo Tourn, um cara rotundo, simpático e tatuado nascido em Bahía Blanca, mas que há cerca de 20 anos vive na capital. Apesar de ter formação acadêmica no prestigioso Instituto Argentino de Gastronomia, Alfredo cozinha sem afetações de chef gourmet, privilegiando ingredientes frescos, embutidos, carnes de caça e preparos caseiros (massas, conservas, escabeches, frios, pães e outras delícias artesanais).

El refuerzo

É a boa e clássica e abundante culinária colonial (não diria ogra, porque tem certo refinamento), deliciosa e a preços acessíveis. Seja para petiscar, almoçar ou jantar, o lance é ir sem pressa e em boa companhia. Difícil é levantar da mesa depois dessa reforçada refeição.

El Refuerzo
Calle Chacabuco, 872. San Telmo
Aceita somente dinheiro.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/elrefuerzobaralmacen

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários

  1. Annette

    Achei bem interessante.
    Que tal um roteirinho básico para 7 dias , com 3 opções de escolha.?

  2. Maria

    também tem carne com batatas e tomates assado no forno, que é beeeeeem temperado com ervas e caprichado no alho!! uma delícia!! e serve duas pessoas com folga. Já morei pertinho e quando tinha vontade de comer na rua mas com saudade do tempero “meio brasileiro” era para lá que ia rs.

Curtiu? Comente aí!