Um pouquinho de Paris em Buenos Aires

Buenos Aires é conhecida no mundo todo como a Paris da América do Sul. Esse apelido não é à toa. Durante o início do século passado, os governantes argentinos incucaram na população que a capital francesa deveria ser o exemplo de urbanismo, arquitetura e estilo para todos os portenhos.

O resultado foi um monte de construções baseadas e muitas vezes copiadas totalmente de Paris. Hoje andando por certos bairros, principalmente a Recoleta, você pode se sentir no Quartier Latin ou no Marais em Paris. Muitos desses lugares a gente visita nos passeios do Aires Buenos Tour. Dê uma olhada e venha conhecer Buenos Aires com a gente.

Um pouquinho de Paris em Buenos Aires

Recoleta
paris em buenos aires

O bairro da Recoleta também é conhecido como “Petit Paris de Buenos Aires”. Ele tem diversos prédios pomposos com influência da arquitetura europeia e tem locais com forte preponderância francesa, como é o caso da Plaza Francia, o Palais de Glace e principalmente a Avenida Alvear. Saca só o Hotel Alvear. Não parece um cantinho de Paris? É um dos bairros que recomendamos muito para se hospedar, um local tranquilo e com ruas lindas!

La Isla de Recoleta


Essa região de 8 quadras  é o máximo de Paris que se tem em Buenos Aires. Não é à toa que o metro quadrado por lá custa 5 mil dólares. O destaque do bairro fica para o luxo, muita elegância e os diversos palacetes, que têm como modelo o neoclassicismo francês e dos salões de Versailles. É chamada de La Isla (a ilha) exatamente pode ter muitas ruas fechadas, escadarias e um acesso complicado. Essa pequena Paris fica dentro do bairro da Recoleta, como já se esperava, mais especificamente entre as avenidas Alvear e Cerrito e na Calle Arroyo.

Palácio de las Aguas Corrientes

Só de olhar a fachada do Palácio de las Aguas Corrientes você já percebe o peso da arquitetura europeia. Para confirmar isso saiba que suas peças de terracota foram trazidas de Inglaterra, seu projeto é inglês, o desenho norueguês, a estrutura de ferro veio da Bélgica, o diretor da obra era sueco e a construção em si ficou nas mãos de um italiano! Não dava para ser mais europeu, não é mesmo? A visita guiada por esse palácio é muito interessante e você vai sair de lá entendendo muito mais sobre a história e a alma portenha.

Teatro Cólon

O Teatro Cólon é uma construção linda em plena Avenida 9 de Julio e sua decoração interior tem um forte ar francês. Foi o ápice do pensamento “Paris da América do Sul” que os governantes queriam mostrar. A ideia na época da construção o Colón era que ele fosse do nível da Ópera de Paris e do Scala de Milão. A obra demorou em média 20 anos para ser finalizada mas atingiu seu objetivo. O Teatro Colón hoje está na lista das melhores casas de espetáculo do muno. O local possui a visita guiada que mais vale a pena na cidade.

Embaixada da França

Foto: www.minube.com.br/

O local é uma das construções mais lindas da cidade e fica na entrada da Recoleta. O nome oficial do prédio luxuoso de 4 andares é Palácio Ortiz Basualdo, que era o antigo dono e o responsável por mandar construir esse lindo prédio.

Embaixada do Brasil

Em cima Buenos Aires, embaixo Paris.

Gente, até o Brasil é chique em Buenos Aires, rsrs! Vejam na foto abaixo o Palácio Pereda, que fica no bairro do Retiro. Lá não é a embaixada em si, que fica a uma quadra, mas sim a morada do embaixador brasileiro em Buenos Aires. Além disso o local é usado para jantares, festas e outros eventos da embaixada. O prédio é uma cópia descarada

Calle Arroyo

paris em buenos aires

Foto: Mariano Baptista

Essa rua que liga a Av 9 de Julio até a Plaza San Martin consegue ser incrível mesmo tendo poucas quadras. Como ela faz uma curva, seus prédio de estilo francês parecem ganhar mais evidência. Vale a pena dar uma pernada por ali e ainda aproveitar alguns dos vários restaurantes e bares da rua como Floreria Atlantico ou Farinelli.

Paul French Gallery
paul french gallery

Essa galeria de artes é puro charme, não dá para ser mais a cara de Paris! Nessa ruazinha há diversas lojas, como floricultura, confeitaria, loja de chás, de decoração, e tudo cercado de muito verde e um clima bem intimista. Fica na Calle Gorriti em Palermo.

Jardim Botânico


O Jardim Botânico de Buenos Aires é parte dos Parques de Palemo. Nele moraram diversos artistas franceses, dentre eles o arquiteto e paisagista parisiense Carlos Thays, que deu seu nome ao local. Ele foi o responsável pela criação de diversos parques portenhos, então agradeça a ele por tanto verde na cidade. Dentro do Jardim Botânico há três tipos de jardins, um em estilo romano, outro em estilo japonês e um, é claro, em estilo francês, com desenhos inspirados no Jardim de Versalhes.

Comida parisiense

Para o passeio por Paris em Buenos Aires ficar completo faltava é claro a parte gastronômica! Um restaurante bem conhecido é o Brasserie Petanque, que é bem informal e fica em San Telmo. Também tem o Franck Dauffouis, ele fica mais escondido e longe do burburinho turístico da cidade, mais especificamente em Almagro. Outro local queridinho é o Oui Oui, que é e tem aquela cara de típico café francês, fica bem em Palermo Hollywood.

paris em buenos aires

Também tem o Croque Madame que tem várias filiais, mas recomendamos demais a que fica no anexo do Museu del Arte Decorativo, bem na Recoleta. Incrível. Vale a pena entrar lá nem que seja para pedir uma água e conhecer o lugar de tão lindo que é.

E então, qual desses locais você tem mais vontade de conhecer? Afinal, quem disse que você precisa ir à Europa para aproveitar algumas coisas que ela tem de bom a oferecer?

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário

  1. Pingback: Bares secretos de Buenos Aires | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!