parrilla peña

Parrilla Peña – a queridinha dos portenhos

Como detectar se uma parrilla é boa ou não em Buenos Aires antes mesmo de pedir a carne? A fórmula nem sempre funciona, mas depois de tantos anos morando na cidade cheguei a alguns requisitos:

– o lugar tem que ter um ar meio antigo, sem muita frescura na decoração.

– precisa ser frequentada tanto por turistas mas principalmente por portenhos.

– os garçons precisam ser coroas, do tipo que trabalham no mesmo lugar há séculos, conhecem a fundo o cardápio e sabem dar dicas preciosas do que pedir.

Depois de praticamente levar uma bronca de um argentino quando disse que não conhecia a Parrilla Peña, resolvi conhecer o lugar.  Ela cumpre todos esses e muitos outros requisitos!

Parrilla Peña

parrilla peña

Localizada numa área não muito conhecida pelos turistas, a Calle Rodriguez Peña (entre as Avenida Córdoba e Avenida Corrientes), a Parrilla Peña impressiona em vários sentidos. Ao entrar você não tem a mínima ideia do que te espera. O ambiente é bem cuidado, mas simples. Parece pequeno, mas tem dois andares e muitas mesas.

Os garçons todos vestidos de branco, combinando com a cor das suas madeixas. Todos já são grisalhos e muito experientes, o que faz do serviço rápido e muito eficiente.

parrilla peña

O público do local é 90% de famílias portenhas e muitos senhores mais velhos. Fazia tempo que não visitava um lugar com tantos velhinhos comendo e se divertindo. Na nossa mesa ao lado acontecia uma confraternização de uma paróquia da região. Um grupo de 8 pessoas, incluindo um padre muito falante, com uma fome enorme e era um ótimo bebedor de vinho. Se tem uma coisa que o portenho sabe fazer é aproveitar bem a vida. E se a velha guarda escolhe esse local, não tive dúvidas que a Parrilla Peña seria uma delícia, mesmo sem ter provado nada ainda.

parrilla peña

Fizemos praticamente o mesmo pedido que sempre fazemos em todas as parrillas. De entrada uma provoleta, que é um queijo derretido e temperado, dois chorizos (linguiça) e um bife de chorizo no ponto. Tudo chegou rapidamente e era uma delícia, principalmente o bife. Só de escrever e lembrar como era já dá água na boca. Destaque também para o ótimo molho chimichurri do lugar: espesso, bem temperado e nada picante. Cada restaurante tem uma receita diferente de chimichurri e o resultado varia muito. Alguns mais picantes, outros mais oleosos, alguns carregados no alho. O da Parrilla Peña estava bem no ponto!

parrilla peña

Estávamos em duas pessoas, mas mesmo assim essa pedido acabou sendo muito pra gente! A carne era enorme e a provoleta tem o talento de deixar a barriga bem cheia. Acabou que nem deu espaço para provar a sobremesa. Fica para próxima.

Gastamos o casal cerca de 100 reais, incluído água e refri. Dessa vez fomos sem vinho!

Parrilla Peña
Rodriguez Peña 682, Centro.
Aceitam apenas dinheiro.
Site oficial: http://www.parrillapenia.url.ph/

Veja mais posts sobre parrillas e locais para comer carne.

E você, qual sua carne preferida em Buenos Aires?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários

  1. Daiana

    Olá Túlio,
    parabéns pelo blog, é ótimo!
    Sobre as vacinas exigidas para viajar para a Argentina, você acha recomendável alguma, mesmo que não sejam exigidas?
    Abraços.

  2. Rebecca

    Oi Tulio, me conta uma coisa. Sempre que leio suas dicas sobre os restaurantes em Buenos Aires a picanha nunca é mencionada. Por que? Os valores são muito diferentes ou não é uma boa pedida?

    • Túlio Bragança
      Author

      Rebecca, nunca é mencionada porque esse corte não existe aqui como é no Brasil. Na minha opinião o melhor é o bife de chorizo e o de lomo.

  3. Valter

    Também já fui lá com minha mulher e adoramos, eu mais do que ela. Túlio, você descreveu o lugar exatamente como eu gostaria de saber fazer, é exatamente isso !

  4. Valter

    Detalhe: vamos novamente para lá (aí) daqui uns 2 meses, e a Peña já está incluída no roteiro.

  5. Geovanne Angelo

    Túlio, boa tarde! Uma pequena dúvida que eu tenho: nos restaurantes portenhos, o menu costuma especificar se determinado prato é para uma ou duas pessoas, como aqui no Brasil, ou normalmente cada pedido, seja entrada, principal ou sobremesa é sempre para uma pessoa? Já li vários relatos de pessoas ou blogs que informam que determinados pedidos, como a de um corte de carne ou msm sobremesa pode ser bem grande e que um pedido para duas pessoas já basta, caso contrário, pode até sobrar comida, por isto estou na dúvida.

    • Túlio Bragança
      Author

      Geovanne, geralmente os pratos são para uma pessoa. Quando o assunto é carne aí é outra coisa, a maioria pode ser dividida.

  6. Delitati

    Já fui a BA algumas vezes mas só na última conheci a PP, sensacional o melhor custo beneficio e demais elogios eu concordo.
    Se conhecece seu blog antes tinha ido a mais tempo.
    Tem outras dicas de carne no padrão PP?

  7. Glauce

    O bife de chorizo da Parrilla Peña é top, inesquecível! Obrigada ao Tulio e a toda galera do Aires Buenos. Nossa última viagem a Buenos Aires ganhou muito mais sabor graças às dicas de vocês!

  8. Pingback: Sete dias no outono de Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!