Plaza Independencia de Montevidéu

Muitos brasileiros aproveitam para conhecer Buenos Aires, Montevidéu e Colonia na mesma viagem, por isso hoje vamos falar um pouco da maior praça da capital uruguaia, a Plaza Independencia. Assim como boa parte das praças de lá, ela possui um cara em cima de um cavalo! Eta povo que adora homenagear um general!

Para quem visita o Uruguai, vale a pena conhecer o nosso guia O que fazer no Uruguai – 4 dias em Montevidéu e Colonia. Nele você encontra um roteiro completo, com os principais locais para visitar, restaurantes, trajetos e muitas outras dicas super úteis para a sua viagem.

Plaza Independencia de Montevidéu

Um dos principais pontos turísticos de Montevidéu, se não o principal, é a Plaza Independencia. Ela fica na divisa de dois bairros, Centro e Ciudad Vieja, então lá do ladinho da praça, a alguns passos de distância, você vai encontrar um lindo portal, ponto para boas fotos, que é onde começa o bairro Ciudad Vieja. Esse portal é chamado de Puerta de la Ciudadela e ele é parte do que restou da muralha que cercava a cidade durante o período colonial. Na Ciudad Vieja é onde estão a maioria dos restaurantes, bares e casas noturnas, então é onde boa parte das pessoas se encontra, afinal em suas ruas estreitas, típicas de bairros históricos, há ambientes para todos os perfis.

A Plaza Independencia fez parte do plano diretor pensado para expansão da cidade, foi projetada pelo arquiteto Carlo Zucchi em 1837 e inaugurada três anos depois. Essa é a maior praça da cidade e nela há uma estátua do General José Gervasio Artigas, importante militar e herói nacional, e seu cavalo. Descendo as escadas e indo para baixo da estátua, há o mausoléu do general, construído na época da ditadura e vigiado até hoje por uma guarda de honra, chamada Cuerpo de Blandengues. Atualmente essa troca da guarda é algo de interesse dos turistas, então vale a pena conferir. O mausoléu está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, e nas segundas, das 12h às 18h.

A Avenida 18 de Julio (seria ela duas vezes maior que a 9 de Julio em Buenos Aires?), principal avenida de Montevidéu, se inicia na Plaza Independencia e outro ponto importante da praça é o Palacio Salvo, que foi desenhado por um arquiteto italiano chamado Mario Palatini, que na época morava na nossa querida Buenos Aires. O prédio de 1928 conta com 95 metros e durante muitos anos foi considerado a mais alta construção da América do Sul. É um prédio irmão do Palácio Barolo, tanto é que no topo dos dois há um farol que antigamente era usado para comunicação!

Na praça também está o Palácio Estéves, antiga sede do poder executivo e onde ainda são realizadas algumas cerimônias políticas, como é o caso da transferência da faixa presidencial.

Para quem se hospeda no Centro a praça vai estar frequentemente nas suas rotas para demais passeios. Atualmente há algumas exposições de arte e apresentações culturais realizadas no local, então vai que você se depara com uma, seria bom, né?

Você já conhece a Plaza Independencia? Conseguiu visitar o mausoléu? Conte para nós nos comentários!

Leia todos nossos posts sobre o Uruguai

Saiba como ir de Buenos Aires para o Uruguai

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
guiaoquefazerembuenosaires

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *