Quem são os guardas da Catedral de Buenos Aires e o que eles fazem lá

Se você já visitou a suntuosa Catedral de Buenos Aires e viu o túmulo do general San Martin, com certeza percebeu a presença de dois guardas que mais parecem réplicas dos tradicionais guardas de Londres. Eles são sete ao total e são chamados de Granaderos. Nesse post vamos falar o motivo deles estarem lá e toda a história por trás disso.

A ida para a Catedral de Buenos Aires é um dos passeios que recomendamos no nosso Guia Básico: 4 dias em Buenos Aires. Nesse guia de viagem dividimos os bairros pelos dias para você conseguir conhecer os principais pontos turísticos da capital portenha.

Quem são os guardas da Catedral de Buenos Aires e o que eles fazem lá

O Granaderos têm a tarefa de guardar os restos do General San Martin, que é conhecido como o herói da independência de alguns países da América do Sul. O caixão do general nunca fica sozinho e há toda uma cerimônia feita diariamente entre os sete guardas, que representa fidelidade, amor e admiração.

Isso tudo começou no dia 28 de maio de 1880, quando os restos do General San Martin chegaram em Buenos Aires à bordo do navio Villarino. Nessa época estavam vivos os últimos sete Granaderos de seu exército, e eles ao saberem da chegada dos restos de seu líder, colocaram seu uniforme e foram a cavalo receber falecido líder.

Os sete escoltaram o caixão até a Catedral de Buenos Aires e lá ficaram de guarda durante a noite toda, por vontade própria, tal era a admiração que tinham pelo general. De manhã os sete se despediram e voltaram para suas respectivas casas.

Foto: Shutterstock

Apenas 23 anos depois, em 29 de maio de 1903, foi decretado pelo presidente Julio Argentino Roca que o Regimento dos Granaderos fosse recriado, eles deveriam usar o mesmo uniforme histórico. Depois de 4 anos o presidente Figueroa Alcorta o designou como escolta presidencial.

Desde essa época, todas as manhãs um grupo de 7 Granaderos marcha da Casa Rosada até a Catedral. Chegando lá dois deles montam guarda ao lado do mausoléu do General San Martin por duas horas, quando então os outros cinco chegam e trocam a guarda. Ao final do dia os 7 voltam para a Casa Rosada.

É assim que até hoje diariamente é feita a homenagem ao General San Martin! Você reparou nesses guardar quando visitou a Catedral? Se você for bem cedinho pode ver eles chegando em marcha!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário