Reserva Ecológica Costanera Sur

A Costanera Sur é uma reserva ecológica que fica na zona sul de Buenos Aires, mais exatamente em Puerto Madero. O local fica às margens do Rio da Prata e por isso é bem tranquilo, afastado do burburinho, e ótimo para relaxar e caminhar. Por ser perto do rio, costuma fazer um pouco mais de frio no inverno, então é bom se agasalhar bem. No verão, não se esqueça do protetor solar!

Esse parque está também no post Os 10 melhores parques de Buenos Aires, então se você quer encher seu roteiro com muitos locais abertos e cheios de verde, recomendamos muito que leia esse post também.

Reserva Ecológica Costanera Sur

O que você encontra lá
O imenso espaço verde dessa reserva ecológica tem mais de 360 hectares. Por isso você vai conseguir escapar do barulho e da multidão do Centro, tendo um bom momento de paz em meio à natureza. Há muitos bancos para quem quiser relaxar tomando um mate e há espaço também para um belo de um piquenique.

Por ser bem amplo há muitos ciclistas e você pode alugar um bicicleta lá mesmo para pedalar um pouco. Ou então caminhar pelas muitas trilhas que existem por lá. O local fica cheio de famílias e turistas nos finais de semana.

Por lá há também visitas guiadas sobre a fauna e a flora do local aos sábados, domingos e feriados às 10h30 e às 15h30. Nos dias de lua cheia há um passeio diferente por lá, durante a noite. Para este é necessário se inscrever previamente pelo telefone (54 11) 4931-6092, das 1hs às 18h.

É realmente um passeio muito gostoso, para quem quer descansar, ler um livro, ou apenas apreciar a linda vista do rio.

História
O local era popularmente conhecido no século XX, sendo bastante procurado por quem queria mergulhar no rio, já que em Buenos Aires não há praia e o calor é forte no verão.

Nos anos 1920 havia um balneário e muitos restaurantes por lá, incluindo a Cervejaria Munich, que ficava onde hoje existe o Museu do Humor. Nessa mesma época homens e mulheres deveriam tomar um banho de rio separados, sendo que era proibido também ficar mais do que meia hora na água. Além disso não era permitido tomar banho de rio após as 19h para “prevenir tentações da concorrência noturna”.

Com a formulação de Puerto Madero nos anos 90, a natureza espontaneamente tomou conta das margens do rio e em pouco tempo alguns animais começaram a morar por lá, como é o caso de algumas espécies de pássaros, tartarugas, roedores, répteis e mosquitos. Então é importante não esquecer de levar o repelente para esse passeio.

Como chegar
O endereço é Av. Tristán Achával Rodriguez 1550, Puerto Madero. Caso vá de metrô, você pode descer em três estações: Plaza de Mayo, da linha A (Azul), Catedral, da linha D (Verde), ou Além, da linha B (Vermelha). Nas três, você vai precisar fazer uma caminhada de mais ou menos 900 metros para chegar até a reserva. Outra opção é ir de ônibus, as linhas que passam por lá são as seguintes: 2, 29, 33 , 64, 130, 152.

Horário de funcionamento
A Costanera Sur fica aberta de terça a domingo, das 8h às 18h.

Valor da entrada
Entrada gratuita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário

  1. Pseios ao ar livre são muito bons principalmente se forem gratuito. RsRsrsr
    Espero que coincide com a lua cheia.
    Ansioso pela viagem!

    Agradeço pelas dicas valiosas do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *