querido hotel dicas sobre buenos aires

Reservar hotel na Argentina ficou 21% mais barato

A partir de 2017 as reservas de hotéis na Argentina ficam mais barata para estrangeiros. Haverá a devolução de 21% do imposto IVA.

Como funciona a devolução do imposto de hotéis na Argentina

fim da restricao monetaria

Finalmente uma notícia boa! A devolução do Imposto de Valor Agregado, 21% que era cobrado em cima das diárias de hotéis na Argentina já tinha sido anunciada em meados de 2016, mas só agora em 2017 ela começou a valer.

Como faço para receber essa devolução do IVA?

Nada. Você só precisa pagar sua reserva com cartão de crédito. Receberá esse valor automaticamente na fatura. Países como Uruguai já fazem isso há alguns anos. Mas atenção: Só vale para quem pagar com cartão de crédito. Ou seja, não vai dar pra fugir do IOF brasileiro. Quem paga em dinheiro vivo, seja real, dólar, peso ou moedas de ouro não tem essa devolução.

Quando você reserva um hotel no Booking, por exemplo, ele mostra o valor em pesos incluindo esse 21%. Você então receberá essa quantia de volta, mas só depois da hospedagem. Quem reserva um hotel hoje em janeiro para passar dias em março, só receberá a devolução depois que passar os dias no hotel.

A Folha de SP numa  matéria falou que é preciso ir num guichê no aeroporto, o que não é correto.

Quais estabelecimentos farão a devolução?

Hotéis somente. Apartamentos, como Airbnb, não entrarão na jogada. O caso de hostels que não ficou claro, já que essa resolução argentina é bastante vaga.

Viajo esse ano, mas fiz a reserva ano passado. Consigo a devolução.

Sim. A devolução é para quem se hospeda esse ano.

Paguei a reserva através de uma agência de viagem. Como fica?

Estamos verificando, já que na resolução nada ficou muito claro. Seria legal você ligar para a agência e ver como isso funciona.

Como isso deve afetar a indústria hoteleira?

A medida foi feita para incentivar o turismo, mas sinceramente não sei o quanto isso vai ajudar. A informalidade é enorme em todos ramos de negócio na Argentina. Hotéis sempre preferiram receber em dinheiro, agora quem paga em cartão precisa ter todos os documentos certinhos, todos os impostos corretos.

Mas vai ser assim mesmo?

A medida começou a valer no dia 1º de janeiro de 2017, por isso é tudo muito novo. Certamente os hotéis estão confusos e devem levar um tempo até fazer tudo certinho. À medida que soubermos novidades postaremos aqui nessa página.

E agora, o que está esperando para visitar Buenos Aires de Novo? Aproveite e conheça a cidade com a gente no Aires Buenos Tour.

hoteis 9 de julio buenos aires

Se diminuíssem as taxas de aeroporto, que são uma das mais caras do mundo, seria melhor ainda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 comentários

  1. Fiquei com a seguinte dúvida: No momento de pagar o hotel com o cartão, eles vão cobrar a estadia e mais os 20%, e só depois no outro mês que o cartão de crédito vai restituir esse valor? Ou já pagamos no ato sem os 20% ?

    • Túlio Bragança
      Author

      Sim, se vc faz reserva por sites como Booking e Hoteis.com rola a devolucao sim. Macri nao tá me escutando quanto as taxas, resultado é que a brasileirada tá vindo menos pra cá! heheh

  2. Carlos Eduardo

    Grande Túlio! Que logo façam o mesmo com os restaurantes! Com certeza me faria comer mais ainda em BsAs! =D

    Hasta pronto!

  3. Luiz Flavio Barbieri

    Olá! Paguei ano passado, minha hospedagem começou em 28/12 e acabou dia 03/01. Será que recebo algo por essa hospedagem parcial em 2017?

  4. E aí Túlio, já tem mais detalhes sobre como está funcionando? A devolução é feita na fatura do cartão, ou no ato do pagamento é emitida a tal FATURA T que já viria sem o imposto? Sabe na prática?

    • Túlio Bragança
      Author

      André, na prática vc recebe a devolucao na fatura do cartao. Paga integral, depois recebe 21% de volta

  5. Rodrigo Batista

    Q pena que só começou a valer este ano, passei uma semana em Buenos Aires antes do natal. Uma coisa q seria realmente boa era a diminuição das taxas aeroportuárias, aí seria show tbm.

  6. Prezado Túlio, parabéns pelo site e muito obrigado pelas informações. Você poderia publicar a regulamentação? Pq gostaria de ler e não sei bem onde encontrar ou como procurar. Muito obrigado,

  7. rafael martins

    Grande túlio, reservei meu hotel há uns 3 dias atras e escolhi o callao pq fiquei com medo da taxa de 21%. se soubesse q ia ser devolvida pegava um hotel melhorzinho. vamos ver… posso cancelar até dia fim de abril. se a lei estiver sendo cumprida eu troco por um melhor .

  8. Ricardo

    Alguém já passou pela experiência e teve o valor reembolsado? Fiz minha reserva pelo decolar, será que serei reembolsado?

  9. Lucas

    Bom dia! Fiz uma reserva pelo decolar.com, mas vou pagar só quando chegar ao hotel. Queria saber se quando chegar lá eles vão acrescentar os 21% em cima do valor que finalizei no site? Não posso pagar em dinheiro lá e Isso não ocorrer?

    • Túlio Bragança
      Author

      Lucas, essa informação imagino que deve estar aí na reserva. Imagino que não cobrarão, mas é bom ter certeza

  10. Rodrigo

    Boa noite! Belíssimo blog! Reservei o Park Royal pela Smiles e descontaram o IVA no cartão. Sabes se futuramente será estornado? Brigado!

Curtiu? Comente aí!