Jacarandá

Saia para ver os jacarandás em flor

Todo mês de novembro é assim: Buenos Aires se transforma em lilás com os jacarandás em flor. Um verdadeiro espetáculo para quem visita a capital portenha nessa época, mais ou menos como o Hanami japonês, quando as pessoas saem às ruas de Tóquio para celebrar a florada das cerejeiras.

Os jacarandás são árvores arroxeadas magníficas que margeiam as avenidas, viram tapete para as calçadas e enfeitam a cidade toda. São quadras e mais quadras, geralmente concentradas nos bairros de Palermo, Recoleta e Belgrano, mas também em avenidas centrais como a 9 de Julio. Que tal um passeio para registrar essa belezura?

Saia para ver os jacarandás em flor

Jacarandá

Crédito: Governo da Cidade

Sempre que alguém me pergunta qual a melhor época para visitar Buenos Aires, nem preciso pensar: novembro, é claro. E não apenas pela temperatura amena e a programação cultural vibrante, com muitos shows e festivais, mas porque as rosas do Rosedal já desabrocharam e porque é tempo de se encantar com os jacarandás floridos.

Jacarandá

Crédito: Governo da Cidade

Segundo o último censo de arborização pública (2010-2011), existem cerca de 11 mil exemplares de jacarandás pela cidade. A maior parte foi incorporada à paisagem urbana há mais de um século por Carlos Thays – paisagista francês que desenhou o Jardim Botânico, o Parque Lezama e muitos outros de Buenos Aires, e mandou bem pacas.

Jacarandá

Tapetinho…

Jacarandá

…em dois tons.

Da mesma família do nosso ipê brasileiro, os jacarandás são o maior símbolo da primavera portenha. Para vê-los em sua melhor forma, dê um passeio pela região do Museo de Bellas Artes e da Floralis Generica, na Recoleta, ou do Malba, em Palermo, já que os principais corredores de jacarandás são as avenidas Libertador e Figueroa Alcorta, que concentram muitíssimos exemplares.

Jacarandá

Crédito: Facebook do Malba

Neste mapa interativo do governo da cidade fica bem fácil encontrá-los.
E você, já foi este ano “à caça” dos jacarandás portenhos? Mande sua foto pra gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *