Saia para ver os jacarandás em flor

Todo mês de novembro é assim: Buenos Aires se transforma em lilás com os jacarandás em flor. Um verdadeiro espetáculo para quem visita a capital portenha nessa época, mais ou menos como o Hanami japonês, quando as pessoas saem às ruas de Tóquio para celebrar a florada das cerejeiras.

Os jacarandás são árvores arroxeadas magníficas que margeiam as avenidas, viram tapete para as calçadas e enfeitam a cidade toda. São quadras e mais quadras, geralmente concentradas nos bairros de Palermo, Recoleta e Belgrano, mas também em avenidas centrais como a 9 de Julio. Que tal um passeio para registrar essa belezura?

Saia para ver os jacarandás em flor

Jacarandá
Crédito: Governo da Cidade

Sempre que alguém me pergunta qual a melhor época para visitar Buenos Aires, nem preciso pensar: novembro, é claro. E não apenas pela temperatura amena e a programação cultural vibrante, com muitos shows e festivais, mas porque as rosas do Rosedal já desabrocharam e porque é tempo de se encantar com os jacarandás floridos.

Jacarandá
Crédito: Governo da Cidade

Segundo o último censo de arborização pública (2010-2011), existem cerca de 11 mil exemplares de jacarandás pela cidade. A maior parte foi incorporada à paisagem urbana há mais de um século por Carlos Thays – paisagista francês que desenhou o Jardim Botânico, o Parque Lezama e muitos outros de Buenos Aires, e mandou bem pacas.

Jacarandá
Tapetinho…
Jacarandá
…em dois tons.

Da mesma família do nosso ipê brasileiro, os jacarandás são o maior símbolo da primavera portenha. Para vê-los em sua melhor forma, dê um passeio pela região do Museo de Bellas Artes e da Floralis Generica, na Recoleta, ou do Malba, em Palermo, já que os principais corredores de jacarandás são as avenidas Libertador e Figueroa Alcorta, que concentram muitíssimos exemplares.

Jacarandá
Crédito: Facebook do Malba

Neste mapa interativo do governo da cidade fica bem fácil encontrá-los.
E você, já foi este ano “à caça” dos jacarandás portenhos? Mande sua foto pra gente!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário