dicas o que fazer em salta

Salta, Argentina: 10 dicas do que fazer

Salta na Argentina há tempos era um destino cobiçado pela gente por suas paisagens e povo. Finalmente conseguimos visitar rapidamente por três dias Salta e Jujuy, duas províncias que estão coladas. Foi pouco tempo, mas o suficiente para dar uma geral e ter a certeza que precisamos voltar com mais calma.

Preferida de mochileiros ou viajantes que curtem a natureza, não vai faltar opção do que fazer em Salta, Argentina. Veja também nosso post com 5 coisas para fazer em Jujuy.

10 dicas do que fazer em Salta, Argentina

1. Plaza 9 de Julio

É lá o centro político, social e cultural da cidade de Salta, Argentina. Bem no centro da cidade, é lá que foi fundada a cidade. Lá ficam vários restaurantes, procure muito bem para não cair num pega-turista, a lindíssima e imponente Catedral de Salta, além do MAC (Museu de Arte Contemporânea) e o MAAM (Museu de Arqueologia de Alta Montanha).

2. Ver as múmias do MAAM

o que fazer em salta argentina

Visitar o MAAM (Museu de Arqueologia de Alta Montanha) é um dos programas obrigatórios na cidade de Salta. Seu acervo conta principalmente com os objetos encontrados com as múmias das crianças de Lullaillaco. São três delas, em ótimo estado, que foram encontrados em 1999. As crianças eram oferecidas aos deuses como oferendas, junto com vários outros artefatos. Somente uma múmia por vez é exibida, para evitar a sua deterioração.

Elas ficam num lugar reservado e com a luz apagada, evitando chocar aqueles que não queiram ver. Quando fomos estava em exibição o menino e foi impressionante ver todos os detalhes tão bem conservados. Calcula-se que as múmias tenham mais de 500 anos de idade.

O MAAM fica bem na Plaza 9 de Julio e a entrada é 80 pesos (valor de setembro de 2015).

3. Empanadas, muitas empanadas

o que fazer em salta argentina

Empanadas, você me pergunta? Sim, exatamente! As empanadas salteñas são conhecidas em toda a Argentina como as melhores do país. Depois de anos morando aqui finalmente pude comprovar isso.

O que elas tem de diferente? Geralmente são menorzinhas e mais suculentas que as empanadas de Buenos Aires. E claro, quase sempre mais baratas do que as que achamos na capital argentina. Lá em Salta uma senhora nos avisou que a legítima empanada salteña tem que ter 13 repulgues, ou seja dobras. Não é que fomos verificar e todas elas realmente tinham essa quantidade de dobrinhas?

4. Quebrada de las Conchas

o que fazer em salta argentina

A Quebrada de las Conchas é uma série de formações rochosas que ficam na província de Salta, bem na estrada entre a capital e a cidade de Cafayate. É uma obra magnífica da natureza que deixa qualquer de boca aberta.

Entre as formações mais famosas tem o sapo, o lagarto, o castelo, a Gargante do Diabo, o Titanic e El Anfiteatro, esse da foto. Um paredão enorme de pedra em formato de teatro que tem um acústica perfeita, Quando visitamos havia um artesão tocando violão e outro com sua flauta típica dos incas e o som se propagava lindamente pelo lugar. Definitivamente um dos momentos mais mágicos de nossa viagem

5. Cafayate

São só 11 mil habitantes nessa pequena cidade que é famosa mundialmente pelos seus vinhos. Há 168 km da capital Salta, Cafayate é um oásis de tranquilidade. Muitos gauchos típicos estavam na praça principal quando visitamos. Era bem na hora do almoço e eles tocavam a chacarera, típico ritmo da região.

Foi em Cafayate também que provamos pela primeira vez na vida o sorvete de vinho! Delicioso e muito alcóolico, você pode encontrar essa delícia na Heladeria Miranda, Av Guemes Norte 170.

6. Vinho Torrontés

Assim como Mendoza é a capital do Malbec, Cafayate é a do vinho Torrontés. Essa pequena cidade tem as melhores vinícolas desse vinho branco típico argentino. A maioria delas oferece tours guiados onde você conhece todo o processo do vinho e, claro, degusta uns bons goles.

Fomos nas bodegas Domingos Hermanos e Vasija Secreta na nossa visita, mas definitivamente não são as melhores. Nosso amigo Francisco, que trabalha na vinoteca portenha Lo de Joaquin Alberdi, dá a dica da Bodega Piatelli. De donos americanos, eles possuem um restaurante ótimo e a degustação caprichada. Outra muito boa segundo ele é a Bodega Quara.

7. As Peñas

o que fazer em salta argentina

Peñas são bares onde existem apresentações de músicas típicas. Existem de todo tipo, até uns meio parecidos ao esquema cena show das casas de tango portenhas a outros mais relax. A maioria delas está na Calle Balcarce, mas justo a mais famosa não. La Casona del Molino, que fica na Calle Luis Burela nº 1, é conhecida na cidade por ser a mais tradicional. São vários ambientes, onde os próprios locais chegam e tocam.

8. Teleférico

o que fazer em salta argentina

Crédito: Adam Jones adamjones.freeservers.com

Uma visão única da capital salteña e de todo o vale da região. O teleférico é um clássico ponto turístico da cidade, subindo mais de mil metros até o topo do Cerro San Bernardo. Mais info no site: http://www.telefericosanbernardo.com/

9. Calle Balcarce

o que fazer em salta argentina

É o point da noite salteña. Seja para beber ou comer, aqui é onde rola o frenesi. Muitas peñas, bares e restaurantes, pra tudo quanto é bolso e gosto.

Fomos em dois deles, sinceramente não era nada de outro mundo mas a comida era honesta. No Café de Tiempo (Balcarce 901) ousei e provei um exótico ravioli de lhama e no Jovi (Balcarce 601), que era um cantinão italiano meio pé sujo, encarei uma carne mesmo. Em ambos lugares acompanhei com a ótima cerveja Salta, que é deliciosa mas praticamente impossível de encontrar fora do norte argentino. Uma pena! Há de se destacar o atendimento ótimo, uma diferença gritante de simpatia e buena onda se compararmos com os carrancudos garçons de Buenos Aires.

10. Trekking

o que fazer em salta argentina

Nada melhor para conhecer a paisagem salteña do que bem de perto mesmo, pondo o pé na terra. Seja moutain bike ou trekking, a região de Salta é perfeita para esse tipo de aventuras. Várias agências oferecem esse serviço, mas é melhor pesquisar muito bem para não cair em roubada. Nós mesmo tivemos muitas dores de cabeça com uma chamada La Posada. Por favor, evite essa!

No Trip Advisor uma das melhores nesse assunto de turismo de aventura é a MTB.

Curtiu Salta, essa cidade linda da Argentina? Nós amamos a região, suas pessoas, a enegria e todo o contato com a natureza. Certamente voltaremos para passar mais dias e conhecer ainda mais cada detalhe!

Nosso blog é de Buenos Aires, mas também escrevemos sobre outros cantos do planeta. Para ver mais posts de outros destinos na Argentina ou no mundo clique em Outras Viagens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários

  1. Pingback: 5 coisas para fazer em Jujuy | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  2. Luciana Santos

    Olá. Por favor, quantos dias seriam necessários para conhecer Salta tranquilamente já que vocês julgaram 3 dias como pouco tempo? 🙂 Obrigada. Abraço, Luciana

  3. Pingback: Argentina, Um país que dá vontade de gritar | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  4. Pingback: O que fazer em Bariloche: como armar o seu roteiro | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!