Teatro Colón – Buenos Aires

O Teatro Colón é um importante ícone cultural de Buenos Aires e um dos cartões postais da cidade. Devido à sua acústica e ao grande valor artístico da construção, ele é considerado um dos melhores teatros do mundo. Você com certeza vai se surpreender ao entrar no majestoso salão principal em forma de ferradura, que segue os mais altos padrões do teatro italiano e francês.

A visita guiada pelo interior do Teatro Colón é um dos passeios turísticos mais procurados da capital Argentina, tando é que ele está no nosso Guia  de Viagem Lado B de Buenos Aires. O Aires Buenos Tour passa ao lado do teatro, quando falamos sobre esta imponente obra no coração da cidade. Bem na Avenida 9 de Julio, não passa despercebido de nenhum turista!

Teatro Colón – Buenos Aires

teatro colón

O que você encontra lá no Teatro Colón
Além da visita guiada para os turistas, o Teatro Colón tem em sua agenda uma infinidade de concertos, óperas, apresentações de balé e de peças teatrais. O local apresenta espetáculos quase que diariamente, então se você é apaixonado por algum desses tipos de expressão artística, recomendamos ir em alguma atração durante a sua viagem. A temporada de 2015 está com alguns ingressos a preços populares devido ao aniversário da reabertura do Teatro Colón.

teatro colón

História
Em 2008 o Teatro Colón completou cem anos de existência. O prédio atual foi inaugurado em 25 de maio de 1908 e na ocasião foi apresentada a ópera Aida de Giuseppe Verdi. Antes de ir para o atual endereço, o Teatro Colón era situado onde hoje está o Banco Nacional, na Plaza de Maio, local em que ficou de 1857 a 1888.

Em 25 de maio de 1890 foi colocada a pedra fundamental para inaugurar a construção no atual edifício. A obra, que deveria ter sido concluída em dois anos, demorou cerca de 20 anos! Não é só no Brasil que obra demora! Durante esse meio tempo o arquiteto autor do projeto inicial faleceu e, após isso, a obra ficou estagnada devido a problemas financeiros. Outro fato que atrasou a continuação da obra foi que o arquiteto que substituiu o autor do projeto original foi assassinado. Assim, quem assumiu e finalizou o trabalho foi um arquiteto belga, responsável por dar o ar francês na decoração.

teatro colón

Como chegar ao Teatro Colón
O Teatro fica entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Liberdade.

Para chegar lá você pode descer na estação Carlos Pellegrini da linha B (vermelha), na Diagonal Norte da linha C (azul) ou na estação Tribunales da linha D (verde).

Indo de ônibus, essas são as linhas que passam por lá: 7, 9, 10, 17, 23, 29, 39, 45, 59, 67, 70, 75, 99, 100, 105, 106, 109, 111, 115, 140, 145.

Valor da entrada
O valor da visita guiada ao Teatro Colón é 300 pesos (preço de agosto de 2017), sendo que crianças menores de 7 anos não pagam. A visita guiada dura cerca de uma hora e elas são feitas de hora em hora.
Para assistir espetáculos específicos é necessário se informar quanto aos valores, que são variáveis.

Horário de funcionamento
O local funciona todos os dias, inclusive feriados (com exceção de 1º de maio, 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro). As visitas guiadas funcionam das 9h às 17h.

Mais informações no site do Teatro Colón.

teatro colón

O Teatro Cólon é um ótimo passeio mesmo para aqueles que não apreciam ópera ou teatro. Com a visita guiada você vai conhecer um pouco mais sobre a história e cultura da Argentina, o que com certeza vai dar um upgrade na sua viagem! Se você estiver de bobeira pelo centro, passeando pelo Obelisco, vale dar uma passada lá e gastar essa uma hora enriquecendo sua bagagem cultural. Esse passeio é ótimo para ser feito em um dia chuvoso, já que nesse caso todos os passeios ao ar livre ficam mais complicados de serem realizados.

Você já fez essa visita guiada pelo Teatro Colón? Achou que vale a pena? Deixe sua opinião nos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários

  1. Stanis

    Minhas dúvidas: a visita guiada permite o acesso ao salão principal? Pois quando fui na Ópera de Paris estavam ensaiando no palco e não pude conhecer a parte mais importante do teatro. Basicamente paguei apenas para ver a escadaria!!

    Ourea coisa importante, muito pouco comentada.Para assistir aos espetáculos é preciso ir em traje de gala? Algumas casas de espetáculo na Europa têm essa restrição de indumentária e, para evitar tais dissabores, é preciso se preparar antes.

    • Túlio Bragança

      Stanis, a visita guiada leva vc sim ao salão. É bem completo. Nos espetáculos pode ir do jeito que quiser, mas muita gente vai bem chique. Aqui não tem restrição nenhuma.

  2. Bom dia Túlio! estou vendo na mídia que o clima agora em fevereiro está super quente e nas fotos vejo a galera com roupas de verão mesmo! Posso ir tranquila para clima verão ou a noite esfria muito?!estou fazendo as malas e com essa dùvida!!!! Obrigada

  3. flavia

    Bom dia Túlio! Estou indo para Argentina em abril , gostaria de saber qual moeda levar…vejo tantas opiniões…e minha dúvida permanece…e se for dólares quanto devo levar em média para duas pessoas por dia?…Desde já obrigado!

  4. Duda Buk

    Fiz a visita guiada dia 21/03/2015. a guía nos avisou que domingos de manhã há apresentações gratuitas. Conseguimos para um concerto, domingo, dia 22 ás 11 hrs da manhã. Valeu a pena. Quem for, consulte se há algum espetáculo para domingo. O ingresso pode ser retirado na bilheteria. Vale a pena.

  5. Pingback: Uma semana com a família em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos

  6. Pingback: Roteiro de seis dias em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  7. Pingback: 3 roteiros-relâmpago: o que fazer em poucas horas em Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  8. Pingback: 11 dias e 10 noites em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  9. Maria de Lourdes

    É, de fato um passeio indispensável para quem vai a Buenos Aires. Na minha segunda visita no final de março, fiz a visita guiada e amei! só corrigindo o preço que agora é 250 pesos! um pouco elevado mas valeu!

  10. Pingback: Guia do Centro de Buenos Aires | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!