Tita: onde comer no balcão é um luxo

Sempre que preciso fazer algum trâmite no consulado brasileiro de Buenos Aires, gosto de conhecer algum restaurante novo na região. Ontem foi um desses dias.

Caminhando algumas quadras a leste da 9 de julio, na altura da nossa embaixada e consulado, estamos no bairro de Retiro, nas imediações da Plaza San Martín. Centro financeiro portenho, a área é forrada de escritórios e há centenas de bons restaurantes para alimentar quem trabalha ali, o que é ótimo para fugir daquelas furadas-engana-turista, onde a comida é cara, ruim e abundante (o que só te faz sentir culpado por deixar algo no prato). Em Retiro a clientela parece ser mais exigente, e restaurante ruim praticamente não se cria (bueno, sempre há exceções).
Eu já conhecia alguns ótimos por ali, como o Bistrô Dadá (San Martín, 941) e o Tancat (Paraguay, 645), além de lugarzinhos para comidas rápidas, como o Bríndisi (Esmeralda, 993), o Negro – cueva de café (Suipacha 637) e o Club de la ensalada (Marcelo T. de Alvear, 877).

Mas quando a gente conhece um lugar novo maravilhoso, é sempre aquela felicidade.

Tita: onde comer no balcão é um luxo

TitaTita: onde comer no balcão é um luxo

Em frente a uma porta minúscula na simpática rua Marcelo T. de Alvear, leio o menu do dia no quadro negro. Dou uma espiada no lugar, que está vazio, mas mesmo assim decido entrar. Das caixas de som, um João Gilberto sussurra Coração Vagabundo em volume agradável. A decoração do bistrô é uma teteia, apesar de o espaço todo não ter mais que 50 m2.

Tita
A Tita servindo pomelada.

Tita, a dona, me convida para sentar no balcão – aqui só tem balcão – e já anota meu pedido: gratin de merluza com molho bechamel, espinafre, saladinha e sementes de gergelim moídas. O prato sai por $ 140 pesos (preço de maio/2017) e acompanha um copo de suco natural de pomelo com hortelã, uma tacinha de sopa cremosa de abóbora e um scon salgado. Não espere uma porção imensa, mas te juro que no final de tudo você acaba satisfeito, especialmente se pedir um struddel de maçã com creme de sobremesa ($40).

Tita

Tita

É confort-food singela com um toque gourmet, preparada com bons ingredientes e servida na temperatura certa, para saborear com todos os sentidos. O ambiente é lindo, o playlist estava caprichado (até Adoniran Barbosa rolou) e tudo o que comi era delicioso.

Tita

Tita

Sabe um lugar onde tudo dá certo? Pra mim, é Tita.

A casa, que se define como “cocina al mostrador” (cozinha de balcão), inaugurou em agosto de 2016 e já tem uma clientela cativa. Quando começou a lotar, olhei no relógio: 14h30! Sim, os portenhos comem tarde, mesmo.

TitaTita
Marcelo T. de Alvear, 828, Retiro
Fone: 43125429
Só aceita dinheiro vivo.
Facebook: https://www.facebook.com/TITARetiro/
Abre de segunda a sexta para almoço

Conheça mais de Buenos Aires com a gente.

Veja nossos guias bestseller em formato ebook com roteiros fechados na cidade.

Saiba mais sobre o Aires Buenos Tour, passeios originais e criativos organizados pelo nosso blog!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário