Turismo na Argentina: guia completo de viagem

Turismo na Argentina é algo muito diverso, pois neste país vizinho você poderá encontrar cidades totalmente distintas, cada uma com pontos turísticos incríveis.

Na Argentina você encontra desde monumentos como a Flor de Metal em Buenos Aires, até paisagens como Perito Moreno, na Patagônia.

Se você quer aproveitar ao máximo essa experiência, precisa começar a se planejar desde agora.

E para te ajudar, nós listamos tudo o que você precisa saber sobre como fazer turismo na Argentina.

Aqui você vai encontrar desde a documentação necessária para entrar na Argentina até quais as cidades que precisam estar no seu roteiro.

Então, não deixe de ler até o final. Vamos lá?!

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

turismo Argentina

Turismo na Argentina

O bacana desse destino é que ele já é muito popular entre os brasileiros. Logo, você poderá encontrar um ambiente muito receptivo.

Mas antes de embarcar para fazer um turismo na Argentina, é importante saber mais sobre a questão “burocrática” da viagem.

Por exemplo, um dos pontos positivos de viajar para Argentina é que ele é bem mais fácil de ir do que outros países estrangeiros, como os Estados Unidos ou algum país da Europa.

E não falamos isso apenas pela proximidade – que já é uma grande vantagem -, mas pelo fato dos países da América do Sul (do Mercosul) terem algumas condições diferenciadas, não necessitando de processos hiper complexos ou muitos documentos.

Veja aqui o que vamos abordar neste post:

Documentos para fazer turismo na Argentina

Para viajar até a Argentina você precisa apenas do RG (identidade), pois ele é um dos países que não precisam de passaporte.

No caso de quem vai viajar com crianças que não tenham ainda identidade, também é necessário levar a certidão de nascimento, que é o RG delas!

Então, para fazer uma viagem para a Argentina precisa de passaporte?

Não, você não precisa do seu passaporte para viajar para a Argentina.

Como dissemos, basta a Carteira de Identidade com foto recente que te reconheça.

Inclusive, esse é um dos fatores que faz o destino ser muito popular entre os brasileiros.

como organizar uma viagem para buenos aires
Não é preciso passaporte para entrar na Argentina

Seguro viagem Argentina, precisa?

Provavelmente, um dos documentos mais importantes de seu planejamento seja o seguro de viagem.

Mas esse é um cuidado indispensável, tanto para viagens internacionais como nacionais.

Isso porque ele te dará a tranquilidade necessária para caso algum imprevisto aconteça, desde coisas mais “corriqueiras”, como o extravio de malas, até situações mais complexas, como acidentes durante a viagem.

Com ele você poderá ter suporte em qualquer lugar, evitando assim gastos gigantescos por não ter uma apólice.

Resumindo: NUNCA viaje sem um seguro viagem!

Faça a cotação do seu Seguro Viagem aqui (com desconto)

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Qual a melhor época para viajar para a Argentina

A alta temporada na Argentina é sinônimo de altas temperaturas. O calor chega com força total, deixando o país mais animado e badalado.

Por conta disso, essa é uma época na qual o país recebe muitos turistas, então é bom estar preparado para grandes multidões.

Já a baixa temporada na Argentina acaba sendo ideal para quem deseja tanto um clima mais ameno quanto também preços mais acessíveis.

Com toda a certeza, entre os meses de abril a junho e agosto a outubro você irá encontrar passagens e hospedagem bem mais baratos.

Mas, o frio não é tão preocupante, até porque o Turismo na Argentina é em grande parte um turismo de frio, como em determinados destinos tais como Bariloche e Patagônia. Até mesmo Buenos aires tem o seu charme com o tempo mais friozinho.

Então, vale a pena se planejar para viajar nessa época.

Clima na Argentina

O clima na Argentina é relativamente parecido com o nosso, dependendo do local do país.

Você terá, por exemplo, temperaturas altíssimas entre dezembro e fevereiro. Já entre junho e setembro o frio vem com tudo e, dependendo da parte do país, vem com tudo mesmo!

Inclusive, dependendo da região que você visitar é possível até mesmo ver muita neve!

Para aqueles que não gostam de nenhum dos dois extremos, a dica é viajar no Outono ou Primavera, quando as temperaturas ficam bem agradáveis e ainda é possível fugir um pouco da “muvuca” da alta temporada.

El Calafate - Turismo na Argentina
Turismo Argentina: que tal visitar a Patagônia?!

Principais destinos para turismo na Argentina

Dentro da Argentina você poderá encontrar destinos para todos os gostos, desde para quem está viajando em casal e quer aproveitar um clima mais romântico, até famílias e viajantes mais radicais.

Abaixo nós listamos alguns dos principais locais imperdíveis na Argentina que podem – e devem – fazer parte do seu roteiro. Confira!

Buenos Aires

Claro que o primeiro destino de nossa lista não poderia ser outro a não ser Buenos Aires. A capital do país é sem sombra de dúvidas parada obrigatória por conta de todas as suas atrações.

Por exemplo, para quem deseja conhecer um pouco mais da arquitetura argentina, é possível visitar pontos como a Casa Rosada, a Florális Genérica ou o Obelisco.

Além disso, a capital conta com uma grande gama de restaurantes únicos para provar o que há de melhor da gastronomia argentina.

Quem vai até a Argentina não pode deixar de ir em restaurantes especializados em carnes. Afinal de contas, o país é conhecido mundialmente pelo sabor delas. Por isso, vale dar um pulo em opções como La Brigada ou La Cabrera, que servem deliciosos pratos do gênero.

A Feira de San Telmo também é uma das atrações que não pode faltar no seu itinerário. Isso porque em um mesmo lugar você poderá encontrar de tudo um pouco, desde opções gastronômicas até antiguidades e show de tango na rua.

A capital argentina é um bom ponto de partida para quem vai fazer um tour mais amplo pelo país, ou até mesmo para quem vai visitar um único destino, afinal, são muitos os pontos turísticos de Buenos Aires.

Leia também:

Confira => Passeios em Buenos Aires

Buenos Aires em janeiro

Bariloche

Esse é um daqueles destinos queridinhos entre os brasileiros, principalmente entre os casais em Lua de Mel. Afinal, ele é simplesmente deslumbrante, principalmente no inverno quando a neve cobre as montanhas.

É uma boa alternativa para quem deseja praticar esportes de inverno, como esqui e o famoso snowboard. Mas, apesar de ser um sucesso principalmente no inverno na Argentina, o local é deslumbrante o ano todo.

Não deixe de ler o post do blog Turista Profissional cheio de dicas práticas para você visitar Bariloche, Argentina e ainda o nosso post sobre o que fazer em Bariloche (como armar o seu roteiro).

Dicas => Passeios em Bariloche e arredores

 

Mendoza

A cidade de Mendoza é mais um dos destaques do turismo na Argentina, pois é considerada a Capital do Vinho do país. Então, se você é um bom apreciador da bebida, vai encontrar ótimas alternativas de enoturismo na região.

Inclusive, aqui fica a dica de ir até o local bem no finzinho do verão na Argentina, pois assim você poderá pegar as vinícolas com as videiras totalmente carregadas.

Além disso, o local também reserva excelentes atrações para quem curte esportes radicais.

Leia também:

Pesquise sua hospedagem em Mendoza aqui!

turismo na Argentina - Mendoza

Salta

Salta pode ser considerada uma opção de destino bem diferente das demais. Isso porque ela destoa de todos os outros locais dessa lista, por conta de sua beleza mais selvagem e rústica.

O local tem um visual mais desértico, com muitas montanhas e picos. É totalmente diferente das outras paisagens naturais da Argentina.

Além disso, nesse local você também poderá conhecer alguns animais bem diferentes, como os flamingos, que compõem uma paisagem belíssima com o ambiente. Não deixe de visitar lá perto a cidade de Jujuy, que também vale muito a pena.

Confira => Passeios na região de Salta

turismo na Argentina - Salta

Córdoba

Córdoba é mais uma das províncias da Argentina para quem gosta de história e arquitetura. Entre os locais que você não pode deixar de visitar ao ir até o destino estão a Plaza San Martín e sua Catedral, que foi construída em 1580.

Além disso, vale a pena visitar também a Igreja Los Capuchinos. Também é possível encontrar excelentes opções de restaurantes na região, com preços acessíveis e cardápios que exploram diferentes vertentes da gastronomia argentina.

Pesquise aqui hospedagem em Córdoba

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Ah, para os amantes de arte, também vale dar uma passada no Palácio Ferreira, onde fica o famoso Museu Superior de Belas Artes.

Leia mais dicas de Córdoba:

Confira => Passeios em Córdoba e arredores

turismo argentina

Ushuaia

Ushuaia fica do lado argentino da Patagônia e é mais um daqueles lugares incríveis para vislumbrar toda a beleza natural da Argentina. Esse lugar é popularmente conhecido como o “Fim do Mundo”, porque essa é a porção terrestre mais longe que alguém consegue ir antes da Antártida. Dali para frente, só se você for militar para conseguir passar.

Ou seja, pode esperar muito frio e lindas paisagens inteiramente brancas. Um dos pontos turísticos do Ushuaia que você precisa visitar ao ir até a região é o Parque Nacional Tierra del Fuego.

São cerca de 63 mil hectares da natureza preservada, com a fauna e flora típica da região. É uma boa alternativa para as pessoas que adoram caminhar.

Você poderá ver lindos lagos, montanhas cobertas de neve e ainda construções naturais feitas pelos castores.

Outro passeio incrível para se fazer na região é pegar o famoso Trem do Fim do Mundo. É o tipo de atração que te deixará à flor da pele.

Reserve o seu hotel em Ushuaia aqui!

Há alguns anos, o presídio da região ainda funcionava, os prisioneiros eram utilizados como mão de obra para o corte de lenha no local e eles eram transportados justamente de trem.

Atualmente, o passeio na locomotiva se tornou uma das principais atrações turísticas da Argentina. Você vai sair da famosa Estação do Fim do Mundo e fazer um passeio de mais ou menos 20 minutos.

Leia mais:

turismo na Argentina - Ushuaia
Um pouco das paisagens do Usuhaia

El Calafate

El Calafate é um típico destino para os amantes da natureza extrema. Na região é possível encontrar gigantescas geleiras que são um verdadeiro show de tons de branco e azul.

Inclusive, uma das dicas de turismo na Argentina para quem vai até esse destino é visitar o Perito Moreno, considerada a maior geleira horizontal do mundo. Tanto que ela é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

E, perto de El Calafate, você ainda pode conhecer a MAIOR RESERVA DE PINGUINS DO MUNDO, que fica localizada na Reserva de Punta Tombo. É um verdadeiro show da natureza.

Reserve o seu hotel em El Calafate aqui!

 

Puerto Iguazú

Essa é uma pequena cidade que fica no lado argentino das Cataratas do Iguaçu. É o tipo de região onde você fica até em dúvida se está no Brasil ou na Argentina, tamanha a diversidade de pessoas que é possível encontrar.

O destino pode ser visitado em um único dia, e boa parte da sua programação será realizada a noite. Isso porque o lugar se destaca justamente pela quantidade de barzinhos e restaurantes onde você pode tomar deliciosos drinks e ainda provar deliciosos pratos da culinária argentina, mas com preços bem mais acessíveis.

Um desses lugares incríveis por lá é o Bar de Gelo de Puerto Iguazu.

Mas é claro que a principal atração do local são as cataratas, assim como acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná. Você poderá ver cerca de 2 km de cachoeiras, que possuem mais de 70 metros de altura, é um verdadeiro show de exuberância da natureza, principalmente pelo fato do grande volume de água também ajudar no crescimento da flora da região.

Mas aqui vai uma dica, se você quer ver as cataratas com todo o potencial que elas têm a oferecer, o melhor é ir na época de chuva. Entre o verão e o outono, quando começa a estiagem, é comum que o volume da água caia drasticamente.

O local continua sendo lindo, mas você não vai conseguir vislumbrar as super cachoeiras.

Esses valem a pena => Passeios em Puerto Iguazú

pontos turísticos da argentina
Uma pequena parte da imensidão de cachoeiras das Cataratas do Iguaçu

Villa la Angostura

A Villa la Angostura é mais um dos destinos ideais para quem gosta de tranquilidade e um clima mais romântico. O local fica às margens do lago Bariloche e atrai principalmente casais.

Contudo, pode ser uma excelente alternativa para todos os tipos de viajantes.

Quem viajar até esse destino vai precisar preparar o bolso, pois o local é recheado de hotéis de luxo com toda a comodidade e conforto que se pode pagar. Spas, serviços 5 estrelas, quartos com serviços invejáveis… é possível encontrar tudo o que é necessário para ter bons momentos de relaxamento.

Além disso, o lugar também abriga vários restaurantes de alta gastronomia. Não é à toa que esse é um dos destinos mais recomendados para casais apaixonados.

 

Mar del Plata

E claro que não poderia faltar uma recomendação para os turistas que simplesmente amam uma boa praia. Mar del Plata é um reduto paradisíaco para quem adora sombra e água fresca, mas, que também se baseia muito no turismo de luxo.

Ou seja, esse é mais um daqueles lugares para você reservar uma boa grana antes de viajar, se quiser luxo e conforto. No local é possível encontrar tanto praias públicas como particulares, o que inclusive é um dos diferenciais dos hotéis luxuosos da região.

Além disso, o destino também é repleto de atrações turísticas marítimas. Você pode visitar, por exemplo, o Museu do Homem do Porto, que mostra muito sobre a história de quem vive do que o mar gera.

É possível também visitar um show de animais aquáticos no aquário da região. Ou seja, atrações para todas as idades e estilos.

Confira => Passeio em Mar del Plata

turismo argentina

Outros destinos para fazer turismo na Argentina

Pensou que as sugestões acabaram por aqui? Não, não, não!!!

Claro que existem vários outros destinos e cidades para se explorar no país. Mas a lista acima tem os “top” do turismo na Argentina. São locais onde você pode conhecer mais sobre vários os aspectos do país.

Desde a natureza selvagem e gélida, até o luxo:  tudo isso com toda a facilidade de se estar em um país vizinho ao Brasil.

Bom, o fato é que a Argentina tem muitos lugares lindos para visitar e muitos deles provavelmente você nunca ouviu falar. Por isso, vou deixar aqui algumas outras sugestões de leitura:

caviahue neuquen
Descubra Caviahue na Argentina – Foto: Copauhue Hotel

Quem vai fazer turismo na Argentina com toda a certeza tem muito a aproveitar. Então, não deixe de colocar as dicas acima em prática para planejar a sua viagem e assim garantir uma experiência incrível.

Conta pra gente depois qual foi o seu destino favorito! Boa viagem!

Resumo de dúvidas sobre Turismo Argentina

Quais os lugares mais conhecidos do Turismo na Argentina?

A Argentina tem diversos locais turísticos, seja de neve, seja de verão. Entre os mais conhecidos estão a capital, Buenos Aires, Bariloche e a Patagônia.

Quanto custa fazer um Turismo na Argentina?

A resposta a essa dúvida depende de onde você quer ir na Argentina. Se for Buenos Aires, por exemplo, você gastará cerca de 250 reais por dia; se for para Bariloche, já gastará cerca de 500 reais por dia.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário