Turkish Airlines: Como é viajar por essa companhia aérea

Recentemente peguei umas mini-férias para o Brasil e fui de Turkish Airlines. Geralmente escolho sempre a de menor preço e justo ela estava mais em conta para essa época do ano. Além do mais eles possuem um ótimo atendimento a bordo e convênio de milhas com a United Airlines, que eu uso. Logo, escolhi voar de novo pela companhia turca.

Já tínhamos postado no começo de 2013 sobre a Turkish Airlines, mas dessa vez resolvi tirar mais fotos e contar mais detalhes de como voar com eles é realmente uma ótima experiência. Muito justamente eles já ganharam o prêmio de melhor companhia aérea da Europa duas vezes seguidas, em 2011 e 2012.

Turkish Airlines: Como é viajar por essa companhia aérea

turkish airlines

Compra

Quando compro uma passagem olho em todos os sites possíveis para achar o preço mais barato. Seja Decolar, Submarino, Skyscanner e também nos sites de cada empresa. As que mais uso para voar são a Gol e Aerolíneas Argentinas, que tem os preços mais em conta geralmente e tem opção de sair pelo Aeroparque, que fica dentro da cidade de Buenos Aires. Mas justo para a semana que eu queria a Turkish Airlines era a melhor opção. Compre no site da Despegar, que é a versão argentina da Decolar, e foi tudo tranquilo.

Check-in

Cada um tem uma neura no mundo e a minha é enfrentar fila. Fico AZEDO quando vejo uma fila lenta! Seja no supermercado, na hora do almoço ou no aeroporto. Por isso fiquei tão feliz ao fazer o check-in no guichê da Turkish Airlines em Ezeiza. Estava vazio! Sem fila! Que delícia! Lembro que em julho fui para o Brasil de Gol e fiquei quase uma hora só para fazer o check-in no Aeroparque. No check-in da Turkish aproveitei para colocar meu número de milhas da United Airlines. Como a empresa turca e a United fazem parte da Star Alliance, você pode aproveitar as milhas de uma companhia aérea para outra e vice-versa.

Avião

turkish airlines

O avião que faz a rota São Paulo-Buenos Aires é um Boeing 777. Possui três classes diferentes. A primeira classe, a intermediária que é chamada de Business, e a econômica, que eu fui. Na econômica as poltronas estão distribuídas no formato 3 – 3 – 3. O espaço entre as pernas é bastante ok. Não sei exatamente em centímetros a diferença, mas dá a impressão que é maior que o normal de Gol e TAM, por exemplo.

Serviço de bordo

turkish airlines

É nesse quesito que a Turkish ganha da Gol, Aerolíneas, Lan e TAM de lavada. No voo eles oferecem um jantar de verdade, com 2 pratos de comida para você escolher, além de saladinha e sobremesa. Ahh e no quesito bebidas você pode pedir vinho tinto, branco ou cerveja. Faz a gente da plebe até achar que está na primeira classe! Não perdi a chance e pedi uma cerveja na ida e outra na volta. Só ficaria perfeito se estivesse geladinhas mesmo!

Turkish Airlines

Quando na vida que iria poder provar uma cerveja turca?

Além da comida você tem o serviço de entretenimento. Cada poltrona tem uma televisãozinha para você ver filmes, séries ou jogar uns games. Também é possível ver o estado do voo, um mapa de onde você está, e ver a câmera que fica acoplada na ponta do avião. Bem legal ver na hora da aterrisagem e decolagem.

Voo

O voo São Paulo – Buenos Aires na verdade é uma perna do voo Istambul – Buenos Aires, muita gente usa essa rota como porta de chegada para a Europa. Ou seja, você entra no avião e já tem um montão de gente sentada, umas coisas meio desarrumadas, gente deitada esticada nos bancos com cara de cansado e muitas vezes usando a sua poltrona. Já o voo Buenos Aires – São Paulo é o início do trajeto, por isso o avião está mais limpinho e ordenado.

Já voei três vezes pela companhia e nunca houve atrasos. Na verdade muitas vezes eles chegam é antes da hora marcada!

Outros detalhes

turkish airlines

Terminal C do Aeroporto Ezeiza, Buenos Aires

Outro fator positivo é que tanto em Buenos Aires como São Paulo os voos da Turkish saem dos terminais novos de Ezeiza e Guarulhos. Ambos são lindíssimos e muito modernos, cheio de opções de comida e compras.

Para não dizer que tudo na Turkish é uma maravilha, o único ponto negativo é a falta de personalização de certas coisas em português ou espanhol. Comissários, por exemplo. Quase nenhum fala espanhol ou português, o que é bastante absurdo para uma rota entre Brasil e Argentina. Todas as vezes que vooei com eles presenciei os problemas que isso causam. Nada de muito grave, mas imagina ter que fazer um pedido e não ser entendido? Nem todo mundo sabe falar inglês e vi algumas comissárias de bordo não muito compreensivas quanto a isso. Além disso o entretenimento a bordo todo não está disponível para nós, hermanos da América Latina. Filmes, séries, documentários. Só com legendas em inglês ou turco! Poxa, Turkish!

E você, já voou de Turkish Airlines? O que tem a dizer sobre sua experiência nessa companhia aérea?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários

  1. Tito

    Na verdade, Túlio, o entretenimento de bordo não possui opções de legendas, mas tem opções de aúdios em diversos idiomas. Você só precisava selecionar a guia OPÇÕES DE TRILHAS e então você poderia colocar o filme dublado em português, espanhol, entre outros, em toda a programação disponível. Algumas pessoas são avessas a filmes dublados, mas se não tem legendas, é uma ótima opção. Portanto, eu não acredito que isso seja um ponto negativo. Somente a falta de funcionários que não falam espanhol ou português, mesmo. Rs. Espero ter ajudado! : )

    • Túlio Bragança
      Author

      Valeu, Tito! Então eu dei azar, os dois programas que peguei só tinham audio em Ingles ou Turco!

  2. Quando fui para Buenos Aires no começo do ano fui de Turkish e teve um atraso imenso. Pra ir atrasou três horas, mais ou menos, e para voltar mais de quatro horas de atraso e ainda soubemos o portão de embarque e essas coisas quase em cima da hora. Tanto que, no dia de voltar, peguei um táxi pra Ezeiza e o moço me disse que os taxistas não gostavam de buscar quem vinha de Turkish porque era quem mais atrasava :/ Mas tirando isso e o problema com comissários falando em inglês apenas, achei o resto muito bom :))

  3. Eu viajei em Maio, houve atraso na ida e na volta também, na ida foram 2 horas e na volta foi terrível, quase 4 horas também. Mas fora isso eu gostei muito. Na hora do serviço de bordo eles ofertaram as mesmas bebidas que você postou, mas meu irmão perguntou se tinha raki e eles serviram também, mesmo na classe econômica. Eu recomendo, realmente da uma surra na Tam e Gol.

    • Túlio Bragança
      Author

      Valeu o relato, Juliana. Muita gente comentou de uns atrasos dele. Que coisa! Eu por sorte já fiz essa rota 3x e nunca atrasou.

  4. Seguindo sua indicação fui assistir aqui em SP, o filme “Relatos Selvagens”. Formidável!!!O humor negro dos hermanos é demais!!! A propósito, adoro seu blog.Um abraço

  5. Leonardo Santos

    Já foi de Emirates do Brasil para a Argentina? dizem que é sensacional, vou em julho por eles.

  6. Pingback: Por que a gente prefere o Aeroparque de Buenos Aires? | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  7. Brun

    Olá tenho uma duvida: preciso de passaporte considerando que estou pegando uma companhia aérea estrangeira ou poderei embarcar com meu RG?

    • Túlio Bragança
      Author

      Nao importa a empresa, o que vale é a lei. Só RG vale, desde que esteja com bom estado.

      • Rodrigo ferraro

        Boa…estou de partida para argentina e me falaram que o RG tem que ter menos de 10 anos de emissão??? Estou sem tempo de tirar outro ??? Seria isso mesmo ou não tem nada haver…??? Obrigado

        • É isso mesmo Rodrigo, mas alguns atendentes deixam usar o RG com mais de 10 anos de emissão se ele estiver em bom estado de conservação, mas isso não é garantido. É possível tirar um novo RG em caráter de emergência, veja como funciona pois pode ser uma boa opção para você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *