Vale a pena se hospedar em Hostel?

Na hora de decidir onde se hospedar em Buenos Aires ou qualquer outra cidade do mundo os hostels estão sempre como as opções mais baratas. Entre os leitores do Aires Buenos, um dos hostels mais populares é o Hostel Suites Florida que tem uma ótima localização e mais parece um pequeno hotel. Quem se hospeda lá na maioria das vezes curte muito.

Mas será que vale a pena? É uma hospedagem que serve para seu estilo de vida e viagem?

Mas o que é exatamente um hostel? Qual a diferença pra um hotel?

vale a pena ficar em hostel
Créditos: Shutterstock

Antigamente chamado de albergue, o hostel nada mais é que uma opção barata de hospedagem. É diferente do hotel porque muitos tem quartos e também banheiros compartilhados. É uma ótima pedida para viaja sozinho ou em grupo de amigos, que acabam gastando pouco e sobrando dinheiro para outras coisas. A maioria deles serve café da manhã, geralmente numa grande mesa que acaba se tornando o ponto de encontro dos viajantes.

É preciso acabar com algumas ideias erradas que muita gente tem sobre hostels:

– Hostels não são lugares sujos (pelo menos se você escolher um guiado pelos comentários do Booking)
– Hostels não são só pra jovens. Meu pai mesmo, brasileiríssimo, se hospedou em um em Paris e curtiu muito a experiência. Era só por um dia, ele queria algo fácil de chegar e barato. Conheceu gente do mundo todo, bateu papo e pagou pouco em hospedagem. Entre europeus, de todas as idades, é muito comum a hospedagem nesse tipo de alojamento.

Mas é só quarto compartilhado? Quais tipos de quartos tem um hostel?

vale a pena se hospedar em hostel
St Christopher’s Inn em Paris, perto da Gare du Nord, onde meu pai se hospedou.

Engana-se muito quem acha que hostel só tem quarto compartilhado. Existem hostels de todo tipo, desde mais simples aos mais estilosos, com quartos compartilhados, privativos. Mas basicamente as opções são

– quarto compartilhado, dependendo do hostel podem ser separados só para homens e só mulheres.
– quartos privados para 2 ou até mais pessoas. Isso, um quarto só para um casal ou só para seu grupo de amigos, geralmente até 4 pessoas.. Nada de dividir a noite com estranhos
– quartos privados com banheiro privado. Sim, em alguns hostels existe essa opção que mais parece coisa de hotel. Você tem seu próprio banheiro!

Geralmente nos quartos compartilhados existem lockers onde você pode guardar suas coisas. Cada hostel mostra em seu site ou no Booking a lotação de cada quarto. Pode variar de 4 pessoas ou até 12. Fique ligado.

Qual outra diferença importante?

vale a pena ficar em hostel
Créditos: Shutterstock

A cozinha comunitária é algo bem diferente nos hostels. A grande maioria deles tem um espaço onde você pode fazer sua própria comida se quiser. Alguns outros vendem comidas e bebidas. É muito comum que a galera se junte e no final das contas você janta algo cozinhado por um alemão ou toma um drinks diferente feito por uma sueca.

Ok, mas vale a pena se hospedar num hostel?

vale a pena ficar em hostel
Hostel Eco Pampa

Vale muito para quem quer economizar. Porém não é para todo perfil de viajantes. Você tem que saber muito bem o que quer e do que gosta. Quer conhecer gente do mundo inteiro e fazer novas amizades? Então é pra você. É do tipo que quando viaja passa o dia todo dando pernada pela cidade e só volta no fim da noite para dormir? Opa, então você vai curtir muito ficar num hostel. Recomendo muito pelo menos uma vez na vida você se hospedar num hostel. A troca de experiências com outros viajantes é sempre sensacional.

Você acha o fim da picada ter que compartilhar banheiro com desconhecidos? Não curte muita festa e quer ficar sem ninguém encher o saco? Prefere gastar um pouco mais em hospedagem e ter tranquilidade? Então é melhor não se hospedar num hostel.

Assim como hotéis eu já tive ótimas experiências e outras não tão boas assim. Tudo depende do planejamento, de ler as resenhas sobre o lugar e principalmente estar disposto a abdicar certas coisas, como um pouquinho da privacidade. Antes mesmo de morar em Buenos Aires me hospedei aqui num hostel muito bom chamado Garden House em San Telmo. Passei o natal de 2005 lá (nossa, como estou ficando velho) junto com belgas, argentinos e um galês muito louco que era fã do Rubinho Barrichelo. Juntos visitamos vários pontos da cidade, fizemos o tour do estádio do Boca e no final da viagem a galera toda foi jantar junto. Nunca me esquecerei.

Em Punta del Este por exemplo o Tas D Viaje era a melhor opção perto da praia e não tive dúvidas. Junto com a agora esposa nos hospedamos num quarto privado que era simples, mas era o que precisávamos. Localização sensacional, perto de tudo. Saímos cedo, voltávamos no fim do dia e só precisávamos de uma cama para dormir.

vale a pena ficar em hostel
Tas D Viaje, hostel pertinho da praia em Punta del Este

Mas também já fiquei num hostel horrível em Colonia, em Montevidéu tive problemas com uns gringos malas que não calavam a boca enquanto eu queria dormir, numa outra vez em Punta del Este acabei escolhendo o mais barato sem perceber que ficava longíssimo de tudo.

Mas quais são os melhores hostels de Buenos Aires?

vale a pena ficar em hostel
Créditos: Hostel Suites Florida.

Hostel Florida Suites – É o hostel mais reservado pelos nossos leitores. Está no centro, tem quartos compartilhados e também privados. Além do mais tem um bar embaixo que é bem agitado. Reserve no Booking.

Milhouse – Talvez o hostel mais famoso de Buenos Aires. Ali é festa 24 horas. Ótimo se você gosta de fazer amigos e fazer festa. Se sua vibe é mais tranquilidade, aí é melhor escolher outro. Tem quartos compartilhados, privados com banheiro também privado. Veja no Booking.

Caravan BA – Localização muito boa em Palermo numa rua calma, mas perto de todo agito. Bons preços de quartos. Mais no Booking.

EcoPampa – Na mesma calma rua do Play Hostel, o EcoPampa tem uma decoração bem legal. Os quartos não são para muitas pessoas, ótima opção para quem não curte aquela muvuca.

Garden House – Bem barato com atendimento legal em San Telmo. Foi o primeiro lugar que me hospedei em Buenos Aires, por isso rola todo um sentimentalismo!

America del Sur – Também em San Telmo, esse hostel parece quase um mini hotel, com TV no quarto e outras vantagens. Para quem quer economizar mas não perder algumas das coisas boas de um hote..

E você, recomenda ficar em hostel? Qual sua opinião.

Curtiu? Veja também recomendações de hostels em outros bairros de Buenos Aires

5 opções de albergues no Centro

5 opções de albergues em Palermo

5 opções de albergues em San Telmo

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

16 comentários em “Vale a pena se hospedar em Hostel?”

  1. Boa noite!Tulio tenho vontade de conhecer Buenos Aires não tenho muito dinheiro você acha perigoso eu ficar nos hotéis no centro

    Responder

Deixe um comentário