Chegando de ônibus em Buenos Aires

Viajando de ônibus para Buenos Aires

Uma viagem de ônibus para Buenos Aires pode ser uma ótima pedida para quem precisa carregar muita coisa. Se você pretende passar uma temporada mais longa na cidade, chegando no auge do inverno, vai precisar de pelo menos três pares de sapato, blusas quentinhas e um bom casaco.

No meu caso, também decidi que levaria minha inseparável cafeteira italiana, uma panela pequena bem versátil e quilos, quilos de livros. Aí você se depara com o ridículo limite de bagagem de 23 kg praticado pelas companhias aéreas, mais míseros 5 kg da mala de mão, e decide que não vai dar nem a pau. Vamos de busão para a Argentina!

Viajando de ônibus para Buenos Aires – O lado bom e o ruim

viagem de ônibus para buenos aires

Guichê na rodoviária de Foz do Iguaçu.

Pesquisando sobre viagem de ônibus para Buenos Aires, descobri três empresas que operam trajetos rodoviários para a capital argentina saindo do Brasil: Pluma (semi-leito, R$ 365, 34 horas de viagem, no modo pinga-pinga), Flecha Bus (leito, R$ 392, 27 horas, saindo de Balneário Camboriú) e o glorioso Crucero del Norte (leito, R$ 295 com serviço de bordo incluso e 18 horas de viagem, contadas a partir de Foz do Iguaçu).

Conversei com algumas pessoas e li comentários na internet sobre as três opções de ônibus para Buenos Aires. A Crucero del Norte era disparada a melhor, e optamos por ela depois de conseguir passagens aéreas promocionais Curitiba-Foz, a R$ 80 por pessoa. O fato de a família do meu marido morar em Foz também pesou na decisão, pois aproveitaríamos o trecho para dar aquele abraço de despedida.

viagem de ônibus para Buenos Aires

Podemos levar no ônibus quanta bagagem quisermos (desde que distribuída em apenas dois volumes, regras da companhia). Fica a dica!

A experiência

Compramos as passagens por telefone, direto no guichê da Crucero del Norte na rodoviária de Foz do Iguaçu, e logo nos mandaram as fotos dos bilhetes por e-mail. O ônibus para Buenos Aires partia às 12h30 de quinta-feira, com a promessa de chegar no terminal de Retiro às 6h50 de sexta. Porém, não foi bem isso o que aconteceu.

Devido a problemas com os documentos de um dos passageiros, tivemos de esperar cerca de duas horas em Puerto Iguaçu. Soubemos que esse tipo de inconveniente acontece seguido, já que a companhia não checa a documentação de estrangeiros na venda das passagens, deixando essa responsabilidade para a fiscalização na fronteira, quando já é tarde pra resolver qualquer coisa. Somado a outros atrasos, sobretudo na chegada a Buenos Aires (a chuva intensa da véspera alagou um dos acessos à capital), chegamos em Retiro pra lá das dez da manhã. As 18 horas prometidas se converteram em 22h. Para a argentina de Mendoza que viajava na poltrona da frente, vindo de Búzios, foram quase 50 horas sentada.

Bandejão

viagem de ônibus para buenos aires

Jantar a bordo.

Segundo a Crucero del Norte, o serviço de bordo oferecia “jantar com pratos quentes e frios, sobremesa, cerveja, vinho branco e tinto e, para finalizar, um brinde com champagne e uma dose de whisky”. Parecia promissor. As batatas assadas até que estavam boas (não aparecem na foto, sorry), e o sanduichinho de queijo e presunto não era mal. Mas a milanesa de frango era sofrível (e complicada de comer com talheres de plástico), o bolo de sobremesa não tinha gosto de nada e a Quilmes lata estava quase morna. Já o tal brinde com “Champagne” e o whiskyzinho ficaram só na promessa. Pior mesmo foi o desayuno, servido quando já estávamos quase em Buenos Aires: não tinha a tão esperada medialuna, nem chá, e o café era simplesmente intragável. Por sorte somos precavidos e trouxemos maçãs, bolacha de gergelim e amendoim doce, que os argentinos chamam de garrapiñada.

Prós e contras

viagem de ônibus para Buenos Aires

Se repetiríamos a experiência de viajar de ônibus para Buenos Aires? Preciso descansar um mês para responder. Mas talvez sim.

A viagem é bastante longa e cansativa, mas as poltronas até que são confortáveis e reclinam bem, tem travesseiro e cobertor, o banheiro estava limpo e os motoristas argentinos eram, além de prudentes na estrada, super-simpáticos. Considerando que pudemos transportar o dobro de bagagem e gastamos 1/3 do preço da passagem aérea, acho que valeu a pena a viagem de de busão. Outra vantagem é que, vindo de ônibus para Buenos Aires, você já desce no centro da cidade e não precisa lidar com a chatice de esperar o Tienda León ou gastar uma fábula de táxi, caso chegue pelo Ezeiza. Se você está disposto à aventura de chegar por terra – e assistir à versão dublada de Quero Matar Meu Chefe 2 com sotaque mexicano -, quem sabe essa pode ser uma opção para sua próxima viagem a Buenos Aires.

E você, já viajou para Buenos Aires de ônibus? Conte aí nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

85 comentários

1. Apesar de eu morar no Rio de Janeiro e dificilmente ter coragem de encarar trocentas horas no onibus ainda mais pra passar um período curto na cidade achei o post muito informativo, alem de muito bem escrito. Vai ajudar muita gente e ainda enconrajar outras tantos a conhecer a linda BUE com um custo mais atraente. Parabens !!!

2. O meu marido, em 2008 (quando éramos recém namorados), foi me visitar em Curitiba duas vezes de ônibus, 36 horas cada trecho de cada viagem BsAs-CWB-BsAs!!! Isso que é amor!!! Era pra casar mesmo!!!! hehe! Adorei o post!

3. Paula Ribeiro

Fui com meu namorado no Réveillon de 2014, pois decidimos tudo muito em cima da hora e as passagens de avião acabaram saindo muito do nosso orçamento. Então decidimos encarar a viagem de ônibus, porém na hora da compra, demos o azar de somente ter a passagem de ida para o dia que queríamos na empresa Cruzero del Norte, a volta seria muito além do dia 2/01. Foi aí que o atendente do guiche informou a possibilidade de comprarmos a passagem de volta por outra empresa, achamos uma boa arriscar e acabamos comprando com a Pluma o retorno. Bom, a experiência com a Crucero foi muito boa dentro do que esperávamos e até um pouco além, já que sabíamos que o conforto de uma viagem de ônibus não seria o mesmo do avião, demoraria muitas horas e tal, mas no final das contas como foi a primeira viagem a BUE, estávamos ansiosos e preparados pra essa “aventura”, a empresa e o serviço de bordo foram até bastante satisfatórios. Agora a volta, foi penosa!! No pior sentido da coisa. A empresa Pluma realiza um trajeto diferente, oq acabou tornando a viagem bem mais longa. O serviço de bordo era péssimo, a comida ruim, tivemos o azar de só ter os últimos acentos do ônibus disponíveis na hora da compra e o ar condicionado não chegava até lá. Enfim, resumindo a história, passamos quase 48h dentro de um veículo em péssimas condições e serviço de bordo muito ruim. Dito isso, a recomendação fica apenas para a Crucero, pois a Pluma foi além do descontentamento.

Sempre leio o Blog de vocês e sou louca por Buenos Aires!! Parabéns!

• Mariana Sanchez
      Author

Paula, antes de escolher a Crucero, pesquisei muito na web e TUDO o que o lei sobre a Pluma era bastante ruim. Fico feliz de ter optado pela melhor, e lamento pela sua experiência. Saludos!

4. Adams

Muito bom texto! Não sei se teria coragem de novo, pois tenho filha pequena de novo. Quando fui, erá só e não achei ruim. Agora acho que não faria…Porém é claro se eu tivesse que fazer economia de bagagem por exemplo…

5. Antonio Martendal

Gostei do relato de sua experiência Mariana. Eu tenho vontade de fazer essa viagem não se de carro ou de ônibus.

6. Interessante informação sou de Mendoza mas moro há 8 anos em Blumenau,SC não conhecia essa última empresa Crucero del Norte. Geralmente viajo 1 vez ao ano de avião para não encarar todas essas horas até minha cidade natal. Parabéns pela matéria!

7. Elen

Muito bom seu texto , uma duvida estou pensando em fazer o mesmo trajeto mas estou fazendo alguma cotações sobre os preços da passagem para comprar on-line e verifiquei que esta um pouco acima da relatado por exemplo no site da cruzeiro do sul o leito sai por volta de 450 reais, li alguns relatos de que vale a pena comprar na hora que os preços são diferenciados isto é verdade?

8. Gostaria de fazer uma viajem dessas de ônibus deve ser legal, aproveitar para conhecer lugares que o o avião não te proporciona e alem da velha relação de bate-papo que tem em toda viagem de ônibus.Acaba descendo os passageiros mais compadres depois dessas horas.

9. Barbara

Espero que não seja a opção para continuar a encontrar meu namorado que mora em BUE (estou no Rio de Janeiro). As passagens aéreas estão absurdamente caras! Paguei em setembro R$1700,00 para ir a Miami e agora vi um voo para BUE por R$2.800 realidades!!!! Para ele então piorou, já que o governo argentino decidiu que eles NÃO PODEM MAIS PAGAR EM COTAS! Além dos habituais 35% de encargos, não poder parcelar é o fim! Mas se Deus quiser o amor há de vencer…oremos!

10. Boa Dica, ja iria fazer isto, vou agora em dezembro! Só que Vi que as passagens pelo site estão $1212 pesos argentinos na Crucero, será que no terminal é mais barato? que os valores sobem eu sei, mas quase o dobro…dei azar?…rs

• Nathalia

Vinicius, por incrível que pareça, comprar em Foz fica mais barato que em Puerto Iguazú.
      Compramos a passagem no terminal de pto iguazu pq parecia óbvio que lá seria mais barato (saiu 1212 pesos mesmo), fizemos a burrice de só pesquisar depois e aqui em Foz tava 290 reais. Volta de Bsas pra cá também é o mesmo preço (sem contar que não precisa ter o incômodo de pegar taxi ou ônibus de linha pra voltar ao Brasil dps). 😉

11. Lucas

Olá galera,então já fui e voltei de ônibus 3 vezes SPxBA. Embora muitos dizem que sejam cansativos e tal que na verdade a hora nunca passa e demora uma eternidade, na primeira vez que fui disse para mim mesmo nunca mais faço isso na minha vida,so que o dinheiro apertou e nao tinha como voltar de avião entao o jeito foi pegar mais uma vez o famoso”pinga-pinga” .Mas vou falar para vocês que estão pensando em ir : vale muito a pena a viagem!!! Só que nas vezes que fui era a empresa Pluma que hoje em dia nao oferece mais o destino, mas tem uma outra empresa no lugar. se nao me engano esta na faixa de 350,00 reais.

12. Lucas

Pelo que eu vi nas materias essas empresasque estam oferecendo o serviço Auto Viação Catarinense Ltda e JBL Turismo Ltda.

13. Claudia

Gostaria de saber se ainda existem passagens de ônibus de Cuidad del Lest para Buenos Aires pela empresa Crucero del Norte.

14. Pingback: Viagem para Buenos Aires de ônibus | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

15. Rodrigo M.

Entrei no site da Crucero e não consegui encontrar passagem de Curitiba para Buenos Aires? Será que pararam de fazer o trajeto? Agora quando coloco como local de saída São Paulo, aparece como opção de chegada Buenos Aires.

16. Marinho

Boa tarde …. fui duas vezes a BA com a FlechaBus saindo de Baln Camboriu … a primeira opção era ir a Santiago via Rodoviária tbm, encontrei somente a Pluma como opção do trajeto, e quando me certifiquei que o único tipo de serviço oferecido era o convencional, desisti, pois passar 60 horas e duas pernoites em uma poltrona que pouco reclina, seria muito desgastante … para BA a Pluma tbm tinha o inconveniente do tipo de serviço, a Cruzero Del Norte só operava BC X BA na alta temporada de verão brasileira, de Dezembro a Fevereiro, e a opção que restou foi a FlechaBus … viajei na ida num Marcopolo Double Deck com uns 7 anos de uso no primeiro Deck serviço Leito … com o psicologico preparado para encarar em média 30 horas de viagem, ocupei o tempo com a apreciação da paisagem enquanto dia, Smartphone, Tablet, Notebook, Livro, revista, conversas com os vizinhos de poltrona, conversa em torno da cafeteira / geladeira e o descanso na madrugada … repeti a dose em abril do ano passado e irei a Santiago tbm por via rodoviária este ano … o motivo ? por terra vc conhece o trecho, conhece as cidades de paradas, conhece os locais de parada para alimentação … na viagem de retorno uma ave se chocou com o para brisa trincando-o, entramos na cidade mais próxima para efetuar a troca de ônibus na garagem da empresa; era na Província de Entre Rios, cidade Cólon, acabei conhecendo mais uma cidade Argentina e tirando várias fotos …

17. Zeh Luiz

Muito bom o relato, estou cogitando ir de Crucero desta vez, avião hj está absurdo! Poderia me dizer em quais poltronas viajaram? Eu adoro o DD, qd fui de Buenos a Mendoza, fui na poltrona da vista panorâmica, lindo mas pela manhã ao acordar e abrir as cortinas… nogento a quantidade de insetos mortos no vidro hehe.

18. Jordânio

Gostei dos relatos…muito obg! Viajo em abril de Buenos Aires a Foz e estou em dúvida entre ir pela JBL Turismo por 200,00 (18h de viagem) ou pela Crucero del Norte por 290,00 (20h). Alguém já viajou pela JBL?? Me informei e esse valor é na poltrona de turismo, enquanto na Crucero é semi-leito.

• Ana

ola Jordanio, li seu relato e agora estou na msm duvida.. em qual cia voce foi? e o que achou? viajo este mes e ainda estou na duvida. obg

19. ANA PAULA CARVALHO DO NASCIMENTO

Gostei muito do seu texto!! Minhas amigas e eu, estamos planejando uma viagem a Buenos Aires, e pensamos se seria mais vantagem ir de ônibus… Continuarei pesquisando, estamos bem ansiosas pela viagem! Continue postando,esse tipo de experiencia nos ajuda muito para decidir pelo que optar! Um abraço!

20. Angelita

Gostei muito do post. eu e meu marido queremos ir de foz para Buenos Aires. Vi que a ida é tranquila, mas é a volta? quando compro a passagem na crucero equivale ida e volta? ou compro a volta em algum terminal da argentina? É tranquilo voltar de onibus de Buenos Aires para Foz? obrigada.

• Túlio Bragança

Tranquilo sim, Angelita. Sugiro vc tb ver o preco saindo de Puerto Iguazu, de repente é mais barato

• Ana

ola Tulio, me tira uma duvida que fiquei confusa nos post, Iamos para BA de aviao e resolvemos ir de onibus, para curtir os lugares.. voce fala em sair de Puerto Iguazu, mas da pra irmos de onibus de SP ate la ou so de aviao? a Pluma pelo que vi não faz mais este itinerário, me indicaria alguma cia?

• Túlio Bragança

Ana, dá pra ir de onibus até Foz do Iguacu e de lá cruzar a fronteira até Puerto Iguazu. Sobre empresas de ônibus tem a Crucero del Norte e a JBL que faz SP – Buenos Aires.

21. mari

que legal pessoal, estou pensando em ir passar alguns dias em Buenos Aires nas minhas ferias em janeiro
    será que posso comprar a passagem antecipada.

22. Camila

Olá boa noite.Gostaria de saber se pra viajar de ônibus e entrar em Buenos Aires preciso de visto. Aguardo resposta

23. Ana Paula Thomé

Estou pretendendo ir a Buenos Aires em setembro. Como é a temperatura ? Alguém pode me orientar? Gostaria de ir do Rj como faço ?

24. Flávia Fernanda

Muito úteis as informações. Estou indo para Córdoba até o fim desse ano para passar uma temporada com uma amiga e gostaria de saber as opções mais em conta saindo de Buenos Aires com destino a Córdoba ou se tem alguma forma de ir direto para lá de ônibus. É necessário apresentar algum documento além do passaporte ao chegar no País?

• Túlio Bragança

Só passaporte ou RG! Qualquer coisa leia nosso post sobre documentps necessarios que temos aqui no blog

25. Pedro S.

Ola, eu me chamo Pedro, e eu estou indo para BsAs de ônibus em setembro, e eu gostaria de saber de vocês, como foi, quais cuidados tomar, e quais as exigências além dos documentos? (obs: Vou sair do RJ)

26. Mauricio Minolfi

Muito bom relato! Desfrutei os comentários, já que conheço muito bem esta rota. Pessoalmente, prefiro um milhão de vezes viajar de ônibus, de carro e de trem. Quando ando mundo afora, prefiro ser um Viajante, um Trota Mundo, e nunca um turista. O contato direto e informal com as pessoas, costumes e culturas é o que realmente me interessa e não “pacotes” que se dedicam a me levar a lugares que interessam às empresas turísticas ($$$). Acho o avião, quando não é imprescindível, uma chatice. Pela América Latina, ônibus ou carro. Pela Europa, trem. Até os contratempos ou dissabores me fascinam como parte da história do meu passeio. Grande abraço! Ah!!! O amendoim doce é chamado na Argentina de “garrapiñada” ou “praliné” e no Rio Grande do Sul de “garrapinha”.

27. Estou querendo ir em janeiro ou final de Dezembro alguém esta planejando ir nesse período vamos formar um grupo no whatssap para trocar contatos sou de São Paulo, bacana a dica com saída de Foz do Iguaçu. Abraços Ricardo

28. Santucci Daniella

Gostaria de saber os valores entrei no site da crucero e sai uns 2700 pesos que dá uns quinhentos e pouco . irá eu e meu namorado em fevereiro para lá. Fora a JBL e a plataforma10 twm mais alguma outra empresa ?! Porque a pluma não achei passagens acho que não faz mais pra lá. E que saia de são Paulo … Obrigada

• Túlio Bragança

Acho que é isso mesmo. De repente veja nos sites brasileiros como Rodoviaria Online, Buscaonibus e Clickbus

29. Hevelyn

Olá ! Pretendo ir em Janeiro 2017, quero levar minha neta, aqui no Brasil não tenho problemas para viajar com ela pois em seu Registro de nascimento consta meu nome como avó paterna, será que terei problemas por lá ?

30. Claudia

Túlio, poderia me informar qual terminal (Liniers ou Retiro) fica mais próximo do Hotel Vista Sol (Ciudad Autónoma de Buenos Aires)? Obrigada!

31. Obrigada gente pelas informações. Também estou indo de bus com 3 amigas saindo de Foz, não consigo achar informações no site de nenhuma empresa. O negócio é ver o que dá na hora, já que estamos em um mochilão sem muita preocupação com datas. Se alguém estiver indo no comecinho de janeiro da um toque! abç

32. Raquel

eu estou querendo ir para Argentina,em março.2017’eu quero ir de ônibus,eu sou de Santos litoral.se tiver alguém que for também nessa época por favor me avisa.vai ser muito bom ter mais companhia

33. Sonia

Olá estamos planejando em viajar de ônibus para Santiago. Somos eu , meu esposo e duas crianças. Estamos pesquisando sobre a empresa JBL que sai de São Paulo. Minha preocupação é seguro viajar por essa empresa e com as crianças e posso levar uma mala grande para cada um de nós? Acho que a maior vantagem é o preço claro e o percurso que podemos ver as cidades e a paisagem. Queremos ir no inverno. Vi vídeos e é lindo o caminho das cordilheiras no inverno. Abraços.

• Túlio Bragança

Sonia, sim é seguro. Geralmente o limite é de 2 malas por pessoa. OU seja, dá e sobra.

34. Angela Mleim

preciso enviar uma caixa de livros do Rio de Janeiro para Buenos Aires, tem empresa de ônibus que faz esse serviço?

35. PAUL WILLIAM DIXON

Estou pensando em fazer uma viagem à Argentina, possivelmente de ônibus, para participar de um evento profissional. Gostaria de saber quais as empresas que fazem o trajeto, qual o itinerário, e o tempo de viagem. A Pluma não faz mais a linha, é isso? Gostaria de saber o que acontece em relação ao visto (sou cidadão britânico, devo ir com minha esposa que é brasileira). Ouvi falar também de uma taxa de USD 160 que precisa ser paga ao visitar a Argentina – que taxa é essa?

• Túlio Bragança

Paul, nao existe essa taxa. Quem falou isso pra vc está desinformado. Veja a empresa Crucero Del Norte, eles tem onibus que saem do Rio, Sao Paulo e Foz do Iguacu

36. Aloísio Santo

Ajudou muito tudo isso , mas tenho um porem, estou viajando agora em Julho saindo do Rio de Janeiro.
    Mas não encontro passagens para esse mês. Quero ir pela Crucero del Norte. Alguém pode me da uma info ?

• Túlio Bragança

Aloisio, eles só começam vender passagens perto da data, com 2 meses de antecedencia. Recomendo vc ligar na rodoviária para saber exatamente qdo elas estarão disponívels para venda

37. Vinicius Alex De Nobre Ferreira

Olaa !! Otimo post , gostei de mais ..

Agora temos a opção da JBL Internacional que faz o trajeto SÃO PAULO X BUENOS AIRES !
    Parece que esta oferecendo um serviço bem melhor que o da Pluma . Poderiam dar uma conferida .

38. Cleto Fernandes de Souza

Já fiz esta viagem sim…é uma delícia, nem todas as veses acontecem contratempos como narrado aqui; e pasmem…já fiz uma viagem que com certeza nenhum brasileiro fez ainda, que foi de Fortaleza a Bariloche, atravessando a Argentina e todo o Chile de norte a sul e tudo em busão comercial, não foi em onibus de turismo coisa nenhuma. Primeiro, embarquei em Fortaleza até o Rio de Janeiro em um onibus da empresa Penha(muito confortável por sinal)…chegando ao Rio 50 horas depois. No dia seguinte as 15;00hs, já embarquei num onibus da Chilebus com destino a Santiago do Chile…e por último, saindo de Santiago, embarquei em outro onibus da empresa Andesmar chegando em Bariloche 5 dias depois de ter saído de Fortaleza; foi uma viagem INESQUECÍVEL…faria tudo novamente…!

39. Gustavo

Olá! Pretendo ir a BsAs no inicio de agosto e optei pelo ônibus porque quero fazer uma viagem no estilo mochilão rs. Sou de São Paulo mas tenho família em Foz \o/ então estou pensando em ir de ônibus para Foz, ficar por lá uns dois dias e depois partir para BsAs de ônibus. Achei incrível quando vi que esse post é de 2017 e que o valor da passagem está mais baixo do que eu imaginava. \o/ Estava esperando pagar algo próximo de 350 reais. Ainda estou pesquisando se vale a pena sair direto de Foz ou pegar o ônibus em Pto. Iguazú. Minha dúvida é a seguinte: posso viajar somente com o RG, certo? E como funciona o processo de imigração na aduana? Desde já, obrigado!

• Túlio Bragança

Aduana é bem tranquilo e rápido, Gustavo. Talvez seja um pouco mais barato sair de Puerto Iguazu.

40. Lele

Olá… Adorei o post e os cometários que seguem. Agora fiquei ainda mais animada para fazer a viagem dos meus sonhos: conhecer a hermosa Buenis Aires. Alguém tem uma dica de um hotel com um preço razoável? Um abraço a todos!

41. Flavia

Ola Tulio! Adorei o blog, quais os documentos necessarios para entrar em buenos aires? Vi em alguns blogs dizerem que algumas pessoas sao barradas, mais ninguem diz a documentaçao… Pode me ajudar? Obrigada 🙂

42. Marcos px

Pessoal ja viajei p BsA de Crucero del Norte os valores em 2011 eram em torno 185,00 , fomos eu e minha esposa, o ruim foi q ela não gostava de usar o banheiro do ônibus por mania. A viagem foi agradável os assentos são tipo leito, confortáveis e serviço de bordo fica liberado bebidas na Argentina. Levei livros e vídeos para passarmos o tempo.
    Compramos na rod. Do Tietê na própria agencia Crucero.