Você sabia que existe uma forma de você receber o IVA Argentina de volta? É o TAX FREE Argentina!
Imagina economizar até 21% nas suas compras em Buenos Aires? Que beleza, né? Esse é o maravilhoso Tax Free Argentina, que devolve para o turista uma parte dos impostos dos produtos made in Argentina, o que pode fazer uma baita diferença no seu orçamento.
Gostou? O problema é que poucas lojas aceitam esse programa e ele não é válido para qualquer tipo de produto. Mas mesmo assim vale a pena conhecer como funciona para saber aproveitar esse desconto.
Não fique à mercê dos gastos com imprevistos: faça um Seguro Viagem Argentina!
Tax Free Argentina
Vamos aprender tudo sobre o Tax Free na Argentina e aproveitar para econnomizar?
Veja sobre o que falaremos abaixo:
Índice: |
O que é o Tax Free Argentina?
O Tax Free Argentina é um sistema de devolução de impostos para impulsionar o comércio no país.
Quem é um turista estrangeiro na Argentina pode solicitar o reembolso do Imposto sobre Valor Agregado – IVA. Isso vale para compras de produtos acima de 70 pesos feitas na Argentina e em lojas conveniadas.
O valor do IVA é de 21%.
O que é e como é o IVA?
O IVA é o Imposto sobre Valor Agregado, que taxa os produtos e serviços como o nosso ICMS aqui no Brasil (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O valor do IVA é de 21% sobre o valor da mercadoria ou serviço, e está discriminado na fatura ou bilhete de fatura.
Ele é cobrado em praticamente tudo que é consumido na Argentina.
Quem pode solicitar o Tax Free?
O Tax Free na Argentina é destinado somente aos turistas estrangeiros que visitam o país e compram produtos que sejam de fato argentinos, com valores superiores a $ 70 (pesos) nas lojas participantes do sistema.
Quem aceita o Tax Free na Argentina?
Nem todas as lojas aceitam o Tax Free, já que ele não é algo obrigatório. Faz parte do programa quem quer.
Para saber se a loja aceita basta procurar pelo adesivo do Tax Free na vitrine. Geralmente eles ficam no mesmo lugar onde as lojas deixam os adesivos de cartão de crédito, por exemplo.
Muitas lojas da região dos outlets e da Calle Murillo, especializada em couro, aceitam. A Falabella também é outra que faz parte do programa.
- Veja aqui uma lista completa das lojas que aceitam Tax Free na Argenina.
Que tipo de produtos estão incluídos?
Apenas compras acima de 70 pesos e produtos feitos 100% na Argentina estão incluídos no programa do Tax Free.
Ou seja, pode acontecer de você fazer uma compra numa loja que aceita o Tax Free, mas nem todos os produtos ganham o desconto. Muitas roupas como Puma e Lacoste, por exemplo, não são fabricadas na Argentina, logo não tem imposto a ser devolvido.
Ah, e geralmente, esse benefício é dado com as compras em cartão de crédito, então, pergunte na loja antes de pagar.
O que eu preciso para solicitar o Tax Free?
Para solicitar o Tax Free quando você estiver indo embora, você terá que apresentar alguns documentos, que são:
- Cartão ou comprovante emitido pela Direção Nacional de Imigração.
- Passaporte ou documento de identidade
- Fatura original da compra – tipo B ou ticket de fatura tipo B.
- Cheque de reembolso com o valor do reembolso, emitido pela loja vendedora.
Com eles, você comprova a sua qualidade de turista e as suas compras, elegendo-se para receber de volta o IVA que você pagou.
Como faço na hora da compra?
Em primeiro lugar, você deve comprar em lojas participantes do sistema de reembolso, que são identificadas pelo adesivo com o logotipo Tax free.
No momento do pagamento, basta solicitar o formulário do Tax Free para o funcionário da loja na hora de fazer a compra e preencher tudo corretamente.
São duas vias, uma azul e outra branca. Uma fica com a loja e outro com você. Fique ligado porque você vai precisar preencher com o número do seu RG ou passaporte!
Peça à loja que lhe entregue a fatura original tipo B ou o ticket da fatura tipo B, que terá que ser entregue no momento que você sair do país, juntamente com o cheque de reembolso (o formulário de Tax Free) com o valor a ser reembolsado.
Como faço para pedir o retorno do dinheiro?
Você recebe seu dinheiro do Tax Free de volta no momento em que estiver saindo do país.
É preciso ir na cabine do Tax Free presente nos aeroportos de Buenos Aires (mapa abaixo da localização no aeroporto de Ezeiza) ou no terminal marítimo do Buquebus, caso você esteja indo para o Uruguai.
- Veja neste link a lista de todos os locais com Tax Free na Argentina.
Entregue seus formulários para o funcionário, juntamente com seus documentos e o comprovante da compra.
Uma coisa importante é que o funcionário da imigração vai querer ver os produtos que você adquiriu e está levando.
Ele vai verificar tudo e pronto! Dirija-se a qualquer guichê de reembolso instalado no aeroporto ou terminal e apresente os cheques.
Você poderá receber a devolução dos impostos direto no seu cartão do crédito, o que pessoalmente acho mais prático e rápido, ou também em dinheiro vivo. Para receber em cash o funcionário orientará nos próximos passos.
A dica é chegar com tempo no aeroporto para fazer esse trâmite do Tax Free. Muitas vezes existem filas e o tempo levado nisso pode complicar o voo. Não chegue na última hora e não perca o voo. Vai sair muito mais caro que o dinheiro devolvido!
Pronto! Depois disso você pode embarcar de volta pro Brasil sabendo que pode economizar ainda mais.
Você já usou o Tax Free alguma vez? Tem alguma dica? Conte pra gente nos comentários!
Boa viagem!
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou brasileiro e moro há vários anos em Buenos Aires. Cansei de ver brasileiros entrando em roubadas na cidade, por isso sempre tento trazer dicas e as últimas informações para quem quer conhecer a capital portenha. Trabalho no Departamento de Criação da Fox International Channels.
Você pode me achar no Google+
Olá! Vou da Argentina direto para o Uruguai pelo Buquebus, dessa forma como devo proceder? Pois não sairei do país de avisão e sim de barco.
Obrigada!
heloisa, o tramite é o mesmo. No terminal do Buquebus existe um guiche deles. Aqui um mapa http://www.globalblue.com/customer-services/tax-free-shopping/refund-points/argentina/buenos-aires-port/
Ola tulio, meu voo de retorno p brasil sai eze as 5h da manha, tax free fechado, vc sabe se tem alguma forma de conseguir o reembolso?
Oi, Guilherme! Aí complica entao. Acho que só chegando no dia anterior mesmo. Nao tenho certeza se eles pedem o ticket de embarque, pq senao vc poderia ir numa outra filial deles, tem a do Buquebus perto do centro por exemplo. De repente se vc tiver tempo valeria tentar
Túlio, estou indo pra Buenos agora em abril não comprei tránslado e meu aeroporto é EZEIZA e ficamos na Recoleta no Sam Diego você tem ideia do valor do taxi pra lá ? Obrigada! Adorei seu blog
No post sobre Ezeiza falamos disso. veja o site do taxi ezeiza que lá esta indicado o valor
Oi Tulio, fiquei com uma duvida, vou voltar de Buenos Aires pelo Aeroparque, la também tem o balcão do Tax Free ?
Tem sim, Andrea! Olha nesse link ode fica http://www.globalblue.com/customer-services/tax-free-shopping/refund-points/argentina/buenos-aires-jorge-newbery/
Tulio,
Irei, através de um cruzeiro, para bueno! A troca por dólar de forma legal, costuma demorar? Tenho apenas dois dias pra conhecer bueno e não queria perder tempo!
É rápido, Marceloa. Mas sao poucos pontos no centro oficiais. Acaba tendo mais lugar no cambio paralelo