Edifício Kavanagh, uma história de amor e rancor

 

Sempre passei pelo centro de Buenos Aires pelas imediações da Plaza San Martín e nunca dei muita bola para o Edifício Kavanagh.

Fui prestar atenção mesmo quando assisti a Medianeras, uma comédia romântica argentina que fala muito da arquitetura e a vida na capital portenha.

Quer saber um pouco mais sobre ele? A gente te conta.

Kavanagh

Edificio Kavanagh

Com 31 andares e 120 metros de altura, esse espigão foi por muito tempo o prédio mais alto do país. Porém o que ele tem mais de interessante é a história da sua construção. Corina Kavanagh, de uma família muito rica do início do século passado, mandou erguer essa enorme construção por vingança a um amor fracassado.

A jovem era apaixonada por um moçoilo da tradicional família Anchorena, porém os pais dele nunca aprovaram a relação e fizeram o possível para ela dar errado. Contrariada pela decisão dos Anchorena, Corina se vingou escondendo uma outra obra arquitetônica, a Igreja do Santíssimo Sacramento, templo construído em 1920 pelos Anchorena que seria usado como sepulcro da família.

O único pedido de Corina para os arquitetos e engenheiros da obra, inaugurada em 1936,  era que ela tapasse totalmente a vista que a família Anchorena, que morava do outro lado da Praça, tivesse da igreja.

Kavanagh

Hoje, 76 anos depois da sua inauguração, é praticamente impossível ver a tal Igreja e de certa maneira ela quase desapareceu da paisagem portenha. Para vê-la é preciso chegar até a passagem Corina Kavanagh. Ou seja, a vingança foi mais que consumada! Nunca subestimem o rancor arquitetônico de uma mulher mal amada!

Os apartamentos do prédio são enormes, o menorzinho deles tem 140 metros. Em 2008, um apartamento que ocupava todo o andar 14 foi vendido por U$ 5,9 milhões. Até hoje possui moradores da aristocracia portenha.

O Kavanagh fica bem no final da Calle Florida, no número 1065. É uma parte bem pouco frequentada pela turistas brasileiros já que é a parte da rua que não tem mais lojas e fica bem do lado da Plaza San Martín. Vale a pena esticar a caminhada para apreciar essa belezura da paisagem portenha!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

10 comentários em “Edifício Kavanagh, uma história de amor e rancor”

  1. Também conheci a história por meio do filme Medianeras.. Aliás, depois que vi ao filme acabei me apaixonando um pouco mais por Buenos Aires e a sua história.

    Responder
  2. Mi edificio preferido, más aún después de conocer la historia, de la cual hay muchas versiones, pero esta es exactamente la que más me gusta y la que siempre cuento 🙂

    Responder
  3. vale mesmo dar uma passada por perto do Kavanagh. ele tem uma ‘presença’ sensacional. o cenário como o da 2a foto é uma beleza. não sabia a respeito dos apartamentos dele…

    quanto à história, também a conheci no medianeras e ri demais! heheh. e é bem isso que você disse: “Nunca subestimem o rancor arquitetônico de uma mulher mal amada!”.

    Responder

Deixe um comentário