Hector N. Bengolea Cárdenas – um cara legal

Seguro Viagem Geral

Durante um ano morei na esquina da Callao e Corrientes, no décimo andar de um edifício gigante e histórico, inaugurado em 1927. Mesmo sofrendo com os problemas comuns de quem mora num prédio antigo, sempre fui curioso com a história da sua construção e dos moradores anteriores.

Avenida Callao esquina a Corrientes (Buenos Aires)

O Prédio

A vista

Ficava imaginando os anos de ouro daquele prédio, quem já havia passado por ali e até mesmo o porquê da divisão do apartamento ser tão estranha. Eram duas salas enormes, três quartos, um corredor longo e uma cozinha muito pequena para tudo isso.

IMG_0071 .90

Pois bem, graças a magia da internet, descobri que o cidadão responsável pela construção da minha antiga morada é o Hector Narciso Bengolea Cárdenas, um arquiteto que fez vários prédios em Buenos Aires, Mar del Plata e Avellaneda entre as décadas de 20 e 40 do século passado.

O cara também é responsável por outros conhecidos edifícios da cidade, como o já decadente Constitución Palace Hotel, o Versailles Palace na Avenida Alvear, a Embaixada do Líbano e o edifício que é sede de uma agência do banco Santander que parece estar numa ilha, na esquina das avenidas Las Heras e Pueyrredón.

Infelizmente o progresso e a especulação imobiliária acabaram por demolir algumas construções do arquiteto, principalmente no bairro Barracas, onde algumas pessoas lutam para evitar isso nesse site. Essa da foto abaixo é uma delas.

Infelizmente não posso me encontrar com o Bengolea Cárdenas, que morreu em 1968, mas se pudesse, além de dar os parabéns por ter embelezado tanto a cidade com suas obras, não perderia a chance de perguntar “mas por que você desenhou uma cozinha tão pequena num apartamento tão grande?”.

Hector Narciso Bengolea Cárdenas

Para comprar ingressos, transfer e passeios, conheça a parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires, um atendimento feito por brasileiros.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

 

1 comentário

  1. gian

    provavelmente pq o homem que desenhou tinha 1,50m, em uma epoca que não havia eletrodomesticos, varias empregadas e nenhum direito trabalhista (hahaha).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *