Metrô de Buenos Aires

Ah, o famoso subte! Também conhecido como o metrô de Buenos Aires, o subte é para nós o melhor meio de locomoção para o turista e também para o próprio portenho! Temos prática e muita vivência com ele, por isso dizemos sem sombra de dúvida: use e abuse do metrô.

É barato, abrange praticamente toda a cidade e sempre tem um perto do ponto turístico que você precisa ir! Muitas pessoas reclamam que o metrô é velho e algumas vezes muito sujo, o que é bem verdade, mas ele funciona muito bem e é bastante prático. Você vai chegar muito mais rápido do que indo de táxi, principalmente se houver trânsito ou uma passeata no meio do caminho.

Metrô de Buenos Aires

metrobuenosaires3

As linhas do metrô
Atualmente o metrô de Buenos Aires conta com seis linhas que são identificadas por letras, indo da letra A até a E, além da linha H. Elas completam mais de 52km de extensão.

  • Linha A: Essa linha, cor azul claro, sai de baixo da Casa Rosada, passa perto do Congresso e percorre toda a Av. de Mayo, indo até a Av. Rivadavia. Ela termina na esquina da Rivadavia com Carabobo.
  • Linha B: A cor da linha B é vermelha. Ela passa por toda a Av.Corrientes e pelos bairros Abasto, Villa Crespo e Chacarita.
  • Linha C: É nessa linha de cor azul escuro que você encontra o maior número de baldeações (intersecção de uma linha com outra, com opção de mudar de linha). Ela passa pelo Retiro, Centro e passa por baixo da Av. 9 de Julho.
  • Linha D: Começando no Centro, bem pertinho da Catedral, a linha D, conhecida como verde, pasasa por boa parte da Avenida Santa Fé por Palermo e Belgrano.
  • Linha E: Também começando no Centro, mas dessa vez perto da Calle Bolívar, a linha E, de cor roxa, passa em baixo da Av. San Juan e também por Boedo, terminando no bairro Flores.
  • Linha H: De cor amarela, a linha H é a menor de todas, mas isso por pouco tempo pois ela está em fase de ampliação. Ela passa em baixo da Av. Jujuy e Pueyrredón. Nela é possível fazer baldeação com as linhas A e E.

Actualización Mapa Red

Como funciona o cartão SUBE
Muito são os turistas que perguntam sobre o cartão SUBE, que pode ser usado tanto no metrô como nos ônibus de Buenos Aires. A primeira coisa a se fazer é comprar um cartão SUBE, que custa 25 pesos. Existem vários lugares que vendem o cartão, mas se não quiser errar, procure um kiosko ou veja nesse site os pontos de venda. Se você for desembarcar no Aeroparque, lá também é possível comprar o cartão.

Após comprar você precisa recarregá-lo, o que também pode ser feito direto nas estações. Daí é só fazer as contas de quantas viagens você pretende fazer e prontinho, seu SUBE está pronto para ser utilizado!

Valor
O bom de utilizar o cartão SUBE é que quando se compra mais do que 20 viagens há desconto. Veja os valores em pesos:

1 a 20 viagens: $4,50
21 a 30 viagens: $3,60
31 a 40 viagens: $3,15
41 viagens ou mais: $2,70

Se você não for utilizar o cartão SUBE, não se preocupe, você vai precisar apenas comprar os tickets na bilheteria.

metrobuenosaires5

Horário de funcionamento
Cada linha tem um horário diferente, mas no geral durante a semana o metrô abre às 5h e fechas às 23h. Aos sábados o horário continua o mesmo, mudando apenas o horário de abertura no domingo, que passa a ser às 8h.

Estações diferentes
Algumas estações são bem características e contam um pouco da história portenha através dos muitos murais e obras artísticas espalhadas por elas. Alguns dos objetos já foram considerados patrimônio cultural da cidade e outros são considerados Monumentos Históricos Nacionais.

São tantos murais que existe até um “Passeio do tango” feito apenas nas estações da linha H. Na estação Corrientes há um mural inspirado nas composições do tangueiro Enrique Santos Discépolo, na estação Once o homenageado é o compositor e violinista Julio de Caro, além de muitas outras homenagens nas demais estações. Há também na estação Catedral murais da Mafalda, famosa personagem do país.

metrobuenosaires2

História
O subte foi inaugurado em dezembro de 1913 e nessa época contava apenas com a linha A. Este foi o primeiro metrô a ser inaugurado em todo o Hemisfério Sul! Em 1930 foi inaugurada a linha B, 18 anos após ter seu projeto aprovado. Após a 2ª Guerra Mundial o ritmo de ampliação das linhas diminuiu e no fim da década de 90 se deu início ao planejamento de quatro novas linhas.

Pontos negativos
São poucos os pontos negativos do metrô de Buenos Aires, um deles é que os trens demoram um pouco mais para passar durante os finais de semana. E é verdade que ele é velho, algumas estações são sujinhas e as poltronas de camurça podem te deixar com nojinho. Outra coisa ruim é que ainda não há nenhuma estação na Recoleta, bairro com vários pontos legais para se conhecer, mas isso é por pouco tempo, porque futuramente a linha H vai chegar lá pelas redondezas!

metrobuenosaires4

E então agora você já pode pegar o subte tranquilamente, afinal já está sabendo tudo sobre ele, não é mesmo?! E apenas para esclarecer, baldeação não existe em espanhol, caso queira ir de uma linha para outra pergunte por “combinaciones”, ok? Não vá pagar aquele mico com o portunhol e querer saber da “baldeaciones”! Rsrs!

Quem aqui já andou pelo metrô de Buenos Aires? Achou um bom meio de transporte? Diga sua opinião nos comentários!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

44 comentários em “Metrô de Buenos Aires”

  1. Ja vi que posso utilizar pra 2 ou mais pessoas, mas sera aque pode 7?
    Estou indo com um grupo de amigos agora dia 29, e talvez seja complicado perguntar em portunhol pra atendente, ja que chego so com um amigo, e os outros 5 chegarão mais tarde.

    Responder
    • Fábio, pode usar quantos quiser desde que tenha saldo no cartao SUBE

      Responder
    • Já fui 6 vezes a Argentina em várias cidades e em Buenos Aires duas vezes e posso lhe garantir: fale um português culto e lentamente (despacio em espanhol) que eles entendem 90%, evite gírias, palavras populares e use sinônimos quando eles não entenderem, um bom exemplo: a palavra entendes (verbo entender) se eles não entenderem fale então compreendes que e o mesmo do espanhol. Viajei praticamente por toda América do Sul e Panamá e falava o português lentamente, na Colômbia foi onde mais facilmente me entendiam ao falar português, aliás até em Milão lá na Itália eu falei português lentamente e as pessoas entendiam. Leve um dicionário de espanhol para nomes de comidas pois algumas mudam significativamente. exemplos: fresa, ciruela, plátano, frijoles, zapallo, zanahoria, cerdo, jamón, pollo, lomo, chorizo etc… No restaurante precisa-se de um dicionário.

      Responder
  2. Sou uma amante do metrô, pena que estão tirando os vagões antigo, que davam charme. Nunca tive nojinho rs.
    da última vez que fui comecei a usar o ônibus porque comprei o cartão ao invés dos tiquetes avulsos, o que me deu liberdade maior ainda sem depender de táxi. Afinal, minha mala havia sido extraviada e tive que gastar dinheiro até com roupa e casaco rs.
    Vale a pena usar subté, mas com os cuidados de sempre. Tentaram me roubar saindo da estação que dá ao shopping Abasto e levaram só uma garrafa de água vazia porque sou escolada. Malandro é malandro; mané é mané.

    Responder
  3. Eu sou um amante dos ônibus.Acho que a gente vai vendo a cidade , faz-se o trajeto e ganha-se um tour. As vezes pelo caminho você descobre algo interessante e desce 😀
    Por isso recomendo fortemente que baixem o aplicativo “Como Llego” da prefeitura ou use o site do mesmo nome. Com a indicado de onde esta e para onde vai ele diz que onibus pegar. E com o cartão SUBE é muito barato. Em uma semana em Buenos Aires eu não gastei mais do que 70 pesos com transporte. So no busão! 🙂

    Abracos

    Responder
  4. O que achei o máximo foi o cartão permitir viagens mesmo quando está no saldo zero, ficando negativo até um determinado valor. Quebrou um super galho quando estive ai!

    Responder
    • fica negativo até 10 pesos, e realmente as vezes salva pra dar tempo de recarregar rs

      Responder
  5. Acabo de voltar da cidade, fiquei hospedada pelo Airbnb e a nossa anfitriã nos deixou um cartão sube, que foi uma mão na roda!!! Nossa! Recomendo muitíssimo o uso do metrô! Super rápido e nem achei tão sujo. Ficamos na recoleta, rua anchorena com rua charcas, ali tem sim duas estações de metrô perto, uma chamada Pueyrredon e a outra aguero, são da linha D, que param praticamente em todos os pontos turísticos! Nos dias em que tivemos lá, na maioria das vezes o metrô não estava tão cheio, apenas um dia, que voltamos para casa pelas 18h, ai sim me senti como uma sardinha enlatada. Usamos o sube também com a linha 57 que vai até Lujan, até o zoo são 30 pesos para ir e 30 para voltar.

    Responder
    • Ana, vc pode me passar o contato do AIRBNB, por favor?

      Responder

Deixe um comentário